Boleto do FIES 2024: Acessar e emitir segunda via

Para conseguir facilitar o acesso das pessoas que não possuem condições de entrar no ensino superior em universidades privadas, o Governo Federal criou o FIES. Este é um financiamento onde o aluno terá a chance de pagar um valor menor para conseguir continuar estudando.

Para conseguir fazer o pagamento, ele deve emitir o boleto do FIES 2024, sendo algo muito simples, mas o acesso deve ser feito na página oficial do banco contratado.

Hoje você aprenderá como acessar e emitir segunda via do Boleto do FIES 2024, continue lendo abaixo e saiba mais!

sobre-o-fies.jpg-300x160 Boleto do FIES 2024: Acessar e emitir segunda via
Sobre o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado pelo Governo Federal em 1999 como um programa do Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes a ingressarem no ensino superior.

Projetado para financiar a graduação para estudantes que não podem pagar as mensalidades de escolas particulares. Por se tratar de um empréstimo, o aluno beneficiário terá que quitar a dívida após a conclusão do curso.

O programa de financiamento foi reformulado várias vezes ao longo dos anos e, em uma de suas últimas mudanças, chama-se novo FIES. Chame-se uma abordagem mais moderna para o financiamento.

Por isso, alguns pontos do projeto foram reajustados. O programa agora é dividido em três modos diferentes: Modo Fies (ou Modo I) e Modo P-Fies ou (Modos II e III). Na primeira categoria, o financiamento é fornecido diretamente aos alunos pelo governo, portanto o custo é menor.

Na categoria P-Fies, o financiamento é feito por instituições financeiras, mas com recursos públicos. Portanto, eles são capazes de fornecer financiamentos mais baratos que o mercado, mas mais caros que a forma I.

como-funciona-o-fies.jpg-300x169 Boleto do FIES 2024: Acessar e emitir segunda via
Como funciona o FIES?

Somente alunos que participaram de uma das edições do ENEM desde 2010 podem contratar o FIES. Além disso, você também deve cumprir o requisito de obter uma média de pelo menos 450 na prova objetiva e uma nota maior que zero na redação.

Aqueles que pontuaram bem no teste também eram mais propensos a receber financiamento.

Portanto, se você deseja obter benefícios, prepare-se bem e estude bastante para obter boas notas nos exames.

As inscrições devem ser feitas pelo próprio sistema FIES. Geralmente, um período de inscrição começa no início do primeiro semestre e o outro começa no início do segundo semestre.

Mas esteja ciente de que os termos e o valor do financiamento variam de acordo com a renda familiar de cada pessoa – falaremos sobre isso mais tarde.

O novo FIES

Em 2018, o programa foi reformado e passou a ser conhecido como “Novo FIES”, oferecendo zero juros aos alunos. Até então, todos os beneficiários tinham que pagar uma taxa de juros anual de 6,5%.

Junto com essa mudança, outras instituições financeiras, além do governo federal, também passaram a oferecer empréstimos para estudantes. Uma maneira é fornecer empréstimos com juros zero especificamente para aqueles que mais precisam.

Assim, além de ampliar ainda mais o acesso ao ensino superior, essa atualização traz mais sustentabilidade financeira para que o programa continue existindo.

Ao mesmo tempo, o novo FIES permite que os financiados paguem parcelado até o limite de sua renda, reduzindo as taxas devidas.

Também é importante dizer que outra condição de emprego é ter caução. Ou seja, se você não pagar por algum motivo, ele fará questão de pagar a dívida.

Quem pode se candidatar ao FIES?

Para conseguir concorrer ao FIES, o estudante deve atender algumas condições. Sendo elas:

  • Ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação
  • Ter participado de alguma edição do ENEM a partir de 2010
  • Ter renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos
  • Estar devidamente matriculado em um curso superior com avaliação positiva do MEC, e oferecido por uma instituição cadastrada no programa

segunda-via-boleto-do-fies.jpg-300x179 Boleto do FIES 2024: Acessar e emitir segunda via
Segunda via Boleto do FIES 2024

O boleto do FIES 2024 deve ser emitido online para que você possa ir a um banco autorizado para efetuar o pagamento.

As cópias podem ser emitidas no portal da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Este documento é gerado no portal do banco que patrocina seus estudos. O pagamento pode ser feito por:

  • Caixa Econômica Federal
  • Internet Banking
  • Casas lotéricas
  • Caixas eletrônicos

A cobrança das mensalidades começa primeiro após a conclusão do curso, então esteja preparado para realizar o pagamento.

Vale lembrar que se o estudante não tiver renda no momento previsto para iniciar a amortização do saldo devedor ou em qualquer momento durante o período, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Veja o procedimento para conseguir tirar sua segunda via do Boleto do FIES 2024:

  • Vá até o site da Caixa Econômica
  • Coloque o número do seu contrato ou CPF
  • Informe sua data de nascimento
  • Preencha o código verificador da página para provar que não é um robô
  • Com todos os campos em aberto, clique em “iniciar operação”

Dessa forma, seguindo esses passos você vai conseguir obter a segunda via do Boleto do FIES 2024.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Boleto do FIES 2024: Acessar e emitir segunda via O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário