Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Calopsita: Como Cuidar, Ração, Características

Publicado

em

A Calopsita é uma ave pertencente à ordem Psittaciformes e à família Cacatuidae. Essa ave é natural da Austrália e foi descrita pela primeira vez na história no ano de 1792.

Essa ave é considerada o único membro da família Nymphicus. A Calopsita já chegou a ser considerada um papagaio de crista ou pequena cacatua. Posteriormente, estudos apontaram que elas têm sua subfamília.

Portanto, são classificadas como o menor membro de sua família. Esses animais são nativos da Austrália e podem favorecer os pântanos do país, o cerrado e as Bushlands.

calopsit-como-cuidar Calopsita: Como Cuidar, Ração, Características

Características das Calopsitas

As Calopsitas são consideradas dóceis e podem ser conservadas como animais de estimação. Essas aves podem ser bastante ativas e emitem gritos, assobios e algumas chegam até a imitar sons que ouvem.

Sendo mais comum nos machos e podendo haver algumas exceções com algumas fêmeas, algumas dessas aves conseguem falar e até mesmo cantar.

A plumagem das Calopsitas podem variar de cor, de acordo com as mutações, sendo que a maioria, com algumas exceções, possuem em cada face uma pinta de cor laranja na área dos ouvidos.

A crista dessas aves também pode variar, sendo de diferentes cores e tamanhos, mas costumam ter um comprimento médio de 3 cm.

As Calopsitas são aves resistentes e suportam bem o clima. Com uma alimentação balanceada e adequada, essas aves podem chegar a viver até 25 anos.

Atualmente há um crescimento desta ave como animal de estimação, pelo fato de sua característica carinhosa, mas deve haver cuidado e preocupação com a mesma, principalmente quando vivem soltas.

Devido a esse aumento, é possível ver um crescimento no número de PetShops que disponibilizam “playgrounds”, brinquedinhos e outros utensílios usados para distrair a ave.

A alimentação das Calopsitas pode ser composta por frutas e verduras de maneira geral e podendo ingerir algumas sementes como a de girassol e a de linhaça.

calopsit-como-cuidar-racao Calopsita: Como Cuidar, Ração, Características

Alimentação das Calopsitas

A alimentação é um dos quesitos mais importantes para um excelente bem-estar dessas aves e deverá ser pensado tendo em conta o espaço que a ave terá para se exercitar e em relação ao clima.

Possuindo algumas exceções e restrições, sendo eles abacate, tomate, alface e caroços, a alimentação das Calopsitas podem ser constituídas de maneira geral por frutas e legumes.

Vale ressaltar que a alimentação deve ser feita de forma moderada, pois em excesso pode causar quadro de obesidade nas aves. Verduras verdes escuras também podem fazer parte da alimentação das Calopsitas.

No caso de a ave não ter a possibilidade de realizar exercícios, deverá ser incluído alimentos com alto teor de gordura como é o caso da semente do girassol.

Além disso, a alimentação das Calopsitas pode ser composta por rações, sendo fontes mais balanceadas para as aves. O alimento extrusado é o tipo de ração mais indicada para o consumo dessas aves.

Rações mais indicadas para o consumo das Calopsitas

– Ração extrusada pura: Sendo a opção mais balanceada e completa, essa ração é produzida por meio de alimentos moídos, misturados, cozidos e depois compactados.

– Mix de sementes: É composta por grânulos compactados ou soltos. Possuem grãos que variam entre algumas sementes, frutas, legumes, aveia e outros. Serve como complemento e não deve ser usada no lugar da ração extrusada.

– Papinha para filhotes: As Calopsitas, como várias outras aves, mastigam o alimento e regurgitam para seus filhotes. O único substituto possível é a papinha e deve ser utilizada quando os pais não poderem alimentar o filhote.

calopsit-como-cuidar-racao-caracteristicas Calopsita: Como Cuidar, Ração, Características

Como criar e cuidar de uma Calopsita

– Lar adequado: As gaiolas devem ser grandes e possuir um espaço suficiente para que as Calopsitas possam brincar, se exercitar e até mesmo realizar pequenos voos.

– Alimentação de qualidade: A alimentação é considerada um dos principais pontos na qualidade de vida dessas aves, portanto, possuir uma alimentação saudável e de qualidade é ideal para um bom cuidado com as mesmas.

– Água: Oferecer água limpa e fresca diariamente é indicado quando se possui uma Calopsita. Deve-se higienizar o bebedouro pelo menos uma vez por semana, para que não contenham sujeiras e nem microorganismos nocivos.

– Banhos: É uma característica das Calopsitas gostarem de tomar banho. Por esse motivo, é importante oferecer para que essa ave possa se banhar com frequência.

– Higienização das gaiolas: As gaiolas também precisam “tomar banho” para que o ambiente possa se manter saudável e garantir o bem-estar da ave.

– Brincar: As Calopsitas são aves conhecidas por seu comportamento agitado. Por esse motivo, é essencial que essas aves tenham pelo menos uma vez por dia um momento para brincarem e se exercitarem.

– Hora de dormir: Apesar de serem agitadas, as Calopsitas adoram dormir. Essas aves costumam descansar de 10 a 12 horas todos os dias. Por isso, é necessário possuir um espaço tranquilo para o descanso das aves.

– Veterinário: Para um bom cuidado das aves, prevenir doenças e conhecer bem as necessidades da sua Calopsita, é indicado que o dono a leve periodicamente ao veterinário para garantir a saúde e o bem-estar da ave.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Calopsita: Como Cuidar, Ração, Características em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.