Carnaval 2024: Relembre 10 músicas que marcaram o feriado
O Carnaval é uma das maiores festas populares do nosso país, já que atraí milhões de pessoas para as ruas todos os anos. Dessa maneira, pode-se perceber que com essa quantidade de pessoas na rua, você consegue melhor e impactar a economia do país, já que consegue movimentar bilhões de reais todos os anos. Assim, no nosso país, as maiores festas de rua do Brasil ocorrem nas cidades de São Paulo, Recife, Salvador e Rio de Janeiro, com um maior foco nos estados do sudeste e do nordeste. Mas, não são só nessas cidades que são realizadas a festa de Carnaval. Nas cidades do interior de todos os estados do Brasil acontecem o Carnaval e muitas pessoas consideram as festas que ocorrem no interior do Brasil muito mais famosas do que as da capitais. Isso porque o Carnaval das cidades de interior são pequenas, ocorrem nas ruas e é muito mais familiar, o que é considerado muito mais gostoso para as pessoas.
Dessa maneira, venha ler o artigo de hoje e conhecer mais sobre o Carnaval e a sua história. Além disso, também separamos para você as dez melhores músicas que marcaram o feriado ao longo desses anos, já que no Carnaval não pode faltar música e bebida. Sendo assim, venha conferir com a gente quais são as dez melhores músicas de todos os anos.
Qual a origem do Carnaval?
Inicialmente, o Carnaval é uma festa que surgiu durante a Idade Média, e apresenta uma relação direta com o cristianismo, diferente do que muitas pessoas acham. No entanto, alguns historiados acreditam que o Carnaval é muito mais remoto do que a Idade Média, procurando evidências ainda mais antigas que essa. Dessa maneira, o que muito se acredita é que a festa pode ter surgido oficialmente na Idade Média, mas que muito dos elementos da festa foram herdados de celebrações ainda mais antigas.
Os elementos antigos herdados para a realização do carnaval são de diferentes povos do oriente médio, sendo assim, destaca-se os povos mesopotâmicos, gregos e romanos. Sendo assim, a ideia principal do Carnaval na Idade Média era a do “mundo de cabeça para baixo”. Ou seja, um mundo no qual a ordem das coisas fosse invertida temporariamente, como um lapse temporal, e essa é uma característica das festas mesopotâmicas. Já em relação as outras duas culturas, os gregos e romanos realizavam festas em homenagem a Dionísio (ou deus Baco, para os ramonos), que é o deus do vinho. Sendo assim, essas festas eram regadas a bebidas e outros prazeres carnais. O que também combina com o carnaval que conhecemos atualmente.
Com o passar dos anos e a consolidação da Igreja Católica, ocorreu uma necessidade pela busca do controle dos ímpetos festivos da população de maneira geral. Isso porque acreditavam que essas festas apresentam diversas práticas exageradas e pecaminosas, pelo olhar da Igreja. Por conta disso, durante a Alta Idade Média, a Igreja Católica estabeleceu a Quaresma no seu calendário, que é um período de quarenta dias que antecede a Semana Santa e é marcado pela punição, privação e jejum. Assim, a existência de quarenta dias de rigidez e restrições conseguiu diminuir as festividades da população para as semanas e meses anterior a esses quarenta dias. Ou seja, o Carnaval surge como uma festa na qual as pessoas conseguem expressar os seus sentimentos e desejos antes de iniciarem os quarenta dias de punição e restrição. Dessa maneira, Carnaval é um período de libertação para a população naquela época.
Mas, diferente do que ocorre atualmente, que são apenas alguns dias de festa, na Idade Média, o Carnaval ocorria durante meses. Ou seja, depois do Natal até o início da Quaresma, era marcado pelo Carnaval. Sendo assim, era bastante comum que acontecessem brincadeiras, zombarias públicas, peças teatrais. E tudo isso com muita bebida e fartura de alimento, principalmente fartura de carne que era um alimento inacessível para a maioria das pessoas durante o resto do ano.
10 Músicas que Marcaram o Carnaval
Dessa maneira, como foi discutido nos tópicos anteriores, o Carnaval é extremamente marcado por música boa e bebida. Assim, todos os anos, existem diversas músicas que marcam o Carnaval e ficam no coração das pessoas. Então, venha com a gente conferir quais são as dez músicas que marcaram o Carnaval em 2024.
- Toda Boa do Psirico
- Beijar na Boca e Cadê Dalia? da Claudia Leitte e Ivete Sangalo
- Rebolation do Parangolé
- Minha mulher não deixa não da banca Levanóiz
- Ai se eu te pego do Michel Teló
- Ziriguidum da banca Filhos de Jorge
- Lepo Lepo da banca Psirico
- Gordinho Gostoso da banca Luxúria
- Paredão Metralhadora da banda Vingadora
- Olha a explosão do MC Kevinho
O site mais atualizado de 2024!