Cartão de Crédito Virtual: Vale a Pena? Como Fazer
O uso do cartão de crédito cresceu e continua crescendo de maneira considerável nos últimos anos. Além dos cartões disponibilizados pelos bancos tradicionais, surgiram também aqueles ligados aos bancos digitais. Em um mercado com tantas opções, as empresas precisam se atualizar e trazer novidades para os clientes com certa frequência. Uma dessas novidades é o cartão de crédito virtual. Será que vale a pena? Descubra no artigo de hoje e saiba como fazer o seu.
Cartão de crédito virtual
Como foi citado anteriormente, o mercado financeiro não para de crescer. São contas digitais, investimentos cada vez mais simples, cartões de crédito, de maneira geral, essa área tem alcançado cada vez mais pessoas e está cada vez mais desburocratizado.
É difícil imaginar isso hoje, mas sabemos que coisas como possuir um cartão de crédito ou uma conta bancária, eram conquistas direcionadas apenas a pessoas importantes e bem afortunadas. Hoje em dia esse processo está consideravelmente mais simples e menos burocrático.
No entanto, assim como em todas as outras áreas, o desenvolvimento tecnológico que envolvem as transações bancárias, também possui o seu lado negativo. O principal deles é o crescimento dos golpes, cada vez mais bem desenvolvidos e difíceis de evitar.
O mercado precisa se adaptar a situações como essas, e por isso está constantemente criando ferramentas que aumentem a segurança dos seus clientes. E uma dessas ferramentas criadas foi o cartão de crédito virtual.
O cartão de crédito virtual foi criado principalmente para trazer segurança e conforto nas compras online. Isso é, ao fazer uma compra em uma aplicativo de delivery ou em algum outro site, ao invés de utilizar a numeração e outros dados do cartão de crédito físico, o consumidor pode utilizar os dados do cartão virtual.
Além de possibilitar que o cliente efetue uma compra, mesmo que ainda não tenha recebido o cartão impresso, o cartão virtual torna a transação mais segura e diminui as chances de golpe.
Vale a pena usar o cartão virtual?
O objetivo principal do cartão de crédito virtual é proteger o usuário e os seus dados, e embora a gente saiba que infelizmente nenhuma medida é 100%, considerando que falhas acontecem, o cartão de crédito virtual cumpre bem a sua função.
Para realizar uma compra online, seja em aplicativos de delivery, seja para comprar roupas, sapatos e até mesmo eletrodomésticos, é necessário informar alguns dados relacionados ao titular e também ao cartão de crédito.
São solicitadas informações como nome do titular impresso no cartão, número do cartão, validade e também o código de segurança. Se o usuário disponibilizar os dados do cartão físico, se os dados forem roubados, por exemplo, será necessário bloquear o cartão e solicitar um novo.
No caso do cartão virtual, é possível excluir o cartão e gerar um novo cartão de crédito virtual. Em alguns casos, é possível inclusive gerar um novo cartão virtual para cada compra. Isso impede que sejam feitas compras recorrentes no cartão, ou seja, impede cobranças automáticas.
O uso do cartão de crédito virtual vale a pena também porque você não precisa esperar o cartão físico chegar no seu endereço para realizar compras, especialmente as compras online. Então se você fez um cartão pensando em comprar um item específico, se a compra for via site ou aplicativo, você não precisa se preocupar em aguardar o recebimento do cartão para finalizar a compra, basta gerar um cartão de crédito virtual.
Outra característica que nos ajuda a considerar que o cartão de crédito virtual vale a pena é conseguir realizar compras mesmo não estando com o seu cartão de crédito em mãos.
Isso é muito importante, principalmente considerando que muitas pessoas estão evitando sair com dinheiro e com cartões, por questões de segurança.
Como fazer um cartão de crédito virtual
É bem possível que após conhecer as características e benefícios do cartão de crédito virtual, você tenha se interessado por ter o seu próprio cartão e esteja se perguntando como fazer.
A boa notícia é que o procedimento de fazer um cartão de crédito virtual é bastante simples. E é possível que você nem sequer precise fazer um novo cartão para isso.
É provável, inclusive, que você já possua um cartão de crédito virtual disponível para você e você nem saiba. Isso porque a maioria dos cartões de crédito, sejam eles ligados ao sistema tradicional, sejam eles ligados a bancos digitais, disponibilizam a opção do cartão de crédito virtual, assim que o cliente solicita um cartão de crédito.
Para saber se o seu banco disponibiliza essa ferramenta, basta acessar o aplicativo da sua conta ou do seu cartão de crédito e dentro da a opção de cartão, procure informações referentes a cartão de crédito virtual.
Caso possua, basta selecionar essa opção e serão disponibilizadas as informações sobre o cartão de crédito virtual, para que você possa utilizar em suas compras. Em alguns aplicativos, essa função permanece bloqueada, até que o próprio cliente selecione o desbloqueio.
O site mais atualizado de 2024!