Chuvas em 2024: Cidades com alerta de tempestade

Sem dúvidas, as tempestades causadas nas últimas semanas, tem deixado a população de muitas cidades em alerta máximo. Além disso, cerca de seiscentas e trinta e nove cidades mineiras se encontram em alerta de perigo de novas tempestade. Além do mais, outras regiões do país também sofrem com as chuvas em 2024 e muitas cidades com alerta de tempestade encontram-se com medo. Portanto, é preciso ficar em alerta e ter bastante cautela com os perigos dessas tempestades.

Cidades-com-alerta-de-tempestade Chuvas em 2024: Cidades com alerta de tempestade

Chuvas em 2024: Cidades com alerta de tempestade

Portanto, um exemplo é Belo Horizonte, que em apenas duas horas, acumulou chuva na Região Centro-Sul chegando a 58,6 mm, o que corresponde a 33% da média de clima esperado para todo o mês, cerca de de 177,7 mm. A região também foi uma das que mais teve registros de precipitações desde o começo do mês, com mais ou menos 150 mm.

Além disso, após todas essas tempestades, a previsão é que os próximos dias serão bem instáveis em grande parte da região Sul do Brasil. De acordo com informações da Climatempo, muitas dessas áreas instáveis passam a ganhar força ainda nesta quinta-feira (23) e isso se associa a um sistema de baixa pressão que atua entre Argentina e Uruguai. Com isso, toda a região deve permanecer em alerta para granizos e  tempestades nas próximas 24 horas.

Além de tudo, o clima ainda permanece bastante instável no Sudeste e Centro-Oeste do país, por isso, é de extrema importância seguir as recomendações da Defesa Civil. Primeiro, fique de olho aos sinais de alerta e se for emitido sinal de alerta amarelo significa que há ‘perigo potencial’. Nesse caso, significa que terá chances de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou cerca de 50 mm por dia.  Além de baixo risco de encerramento de energia elétrica, ou queda de galhos de árvores, bem como, descargas elétricas e alagamentos.

Mas, se o alerta emitido for o laranja, saiba que isso indica que há ‘perigo’, havendo previsão de chuva de 30 a 60 mm por hora ou cerca de 100 mm por dia. Ainda existe o risco real de queda de galhos e árvores, de corte de energia elétrica, alagamentos e até mesmo descargas elétricas. No entanto, é preciso atenção redobrada se for emitido Alerta vermelho, pois, significa que existe ‘grande perigo’. Além disso, o volume de chuva poderá ser acima de 60 mm por hora ou superior a 100 mm por dia.

Além disso, nesse caso, existe imenso risco de ocorrer em cidades que estão nessas áreas, grandes alagamentos e rios transbordarem, além de grandes deslizamentos de encostas. Por isso, é necessário deixar claro que o alerta vermelho do Inmet é o mais alarmante e você deve se preocupar. No entanto, é preciso estar atento as recomendações do instituto para tomar medidas preventivas que contribuem para se proteger antes que aconteçam as fortes chuvas.

Cuidados em lugares com tempestades:

Sendo assim, diante de todos essas alertas, é preciso estar atento aos riscos das tempestades, então, tenha atenção redobrada. Além disso, o ideal é sempre evitar locais de inundação e nunca trafegar em ruas que estão sujeitas a alagamentos ou próximo de córregos e ribeirões quando estiver acontecendo fortes chuvas. Além disso, evite atravessar ruas alagadas, também não deixe crianças brincarem nas enxurradas ou perto de córregos. Também, não busque abrigo e nem estacione veículos embaixo de árvores.

Também, tenha atenção em dobro com áreas que possuam encostas e morros, não se aproxime de cabos elétricos rompidos. Se notar que a sua casa está com rachaduras, depressões, minas d’água no terreno ou fendas nas paredes avise com urgência a Defesa Civil. Caso ocorra raios, evite ficar em áreas abertas e não utilize equipamentos elétricos. Por fim, se estiver em risco ligue imediatamente para a Defesa Civil (199) ou CEMIG (116).

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Chuvas em 2024: Cidades com alerta de tempestade O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário