Cirurgia de catarata grátis pelo SUS 2024: Como conseguir
Primeiramente, a catarata é uma lesão que ocorre na área ocular que torna o cristalino tornando-o opaco, como se a pessoa atingida estivesse olhando através de um vidro sujo.
Sendo assim, os principais sintomas para identificar a doença , é a visão embaçada e a sensibilidade à luz. Pode ser uma doença complicada, já que é a principal causa de cegueira no mundo.
A catarata é um problema crônico que se desenvolve pode ser tratada com o auxílio médico ou com a realização da cirurgia, que em casos graves, se ela não for feita pode ocasionar a cegueira.
No entanto, pouquíssimas das duas milhões de pessoas atingidas por ano podem pagar o valor da cirurgia no particular, que varia entre 3 e 15 mil reais por olho. Nesse sentido, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a cirurgia de catarata completamente gratuita para qualquer pessoa diagnosticada.
A cirurgia de catarata pelo SUS pode ser feita desde que a pessoa esteja dentro de alguns requisitos e esteja disposta a passar pela intervenção. Se você deseja saber como conseguir a cirurgia de catarata pelo SUS, continue lendo:
O que é catarata?
A catarata é uma doença crônica que ocasiona a opacificação da lente natural do olho (cristalino) e pode causar vários problemas na vida de quem tem o problema, como a temida cegueira.
Infelizmente essa é uma doença muito comum em todo o mundo, com mais de 2 milhões de casos por ano, sendo a principal causa de cegueira. Dependendo do seu nível, a catarata pode ser facilmente percebida, é vista como uma película branca bem em cima da pupila.
Quais são os sintomas?
Para perceber a doença é necessário se atentar aos sintomas que ela apresenta, sintomas esses que devem ser percebidos com atenção antes que se agrave. São os principais sintomas:
- Visão dupla;
- Opacificação da visão;
- Sensibilidade à luz e começar a enxergar brilhos;
- Dificuldade de realizar atividades simples como: Escrever, ler, dirigir, cozinhar e etc.
Assim que você perceber esses sintomas, vá o mais rápido possível para um médico para que seja avaliado. Devido a catarata ser uma doença que se agrava ao passar do tempo, é necessário que vá ao médico assim que perceba os sintomas. Saiba agora quando você deve buscar a cirurgia de catarata pelo SUS:
Quando é preciso fazer a cirurgia?
Assim que a catarata começar a afetar o seu dia a dia, te impossibilitando de fazer as suas tarefas, está na hora de operar antes que ocorram problemas relacionados à segurança.
Pode ser que apareça pessoas para dizer que é uma cirurgia arriscada, ou que você não deveria fazer pois existem sérios riscos de saúde. No entanto, apesar de todas as cirurgias apresentarem riscos, o risco de algo acontecer durante a cirurgia de catarata pelo SUS é muito rara, sendo quase nula.
É possível fazer a cirurgia de catarata pelo SUS?
Sim, é possível fazer a cirurgia da catarata pelo SUS desde que você esteja dentro dos requisitos de cadastro e esteja disposto a fazer o procedimento dito abaixo:
É feita a troca do cristalino, trocando a lente natural pela lente artificial feita em laboratório, permitindo que o paciente volte a enxergar normalmente.
Cirurgia de catarata a laser
A cirurgia a laser é um procedimento mais caro e mais moderno, logo, é mais difícil de ser conseguido pelo SUS.
Cirurgia por facoemulsificação
É a mais tradicional e a mais feita pelos médicos por ser mais segura e indolor.
Como conseguir a cirurgia de catarata pelo SUS?
Para conseguir a cirurgia de catarata pelo SUS é necessário ter o cadastro no sistema e ter a indicação por um oftalmologista do SUS que a cirurgia precisa ser feita. Para fazer o cadastro siga o passo a passo:
- Acesse o site: conectesus.saude.gov.br;
- Acesse “Cidadão”;
- Preencha o cadastro com os seus dados;
- Confirme e agende o procedimento com um médico oftalmologista.
Depois da consulta ele irá dizer se você precisa ou não da cirurgia se baseando no seu histórico médico. A catarata é basicamente uma lesão que atinge o cristalino ocular e pode causar sérios problemas como o a visão embaçada, a sensibilidade à luz ou até mesmo a cegueira.
Esse é o problema que mais ocasiona cegueira no mundo, tendo cerca de dois milhões de casos de catarata por ano. Para tratá-la é possível fazer o tratamento com médicos ou a cirurgia de catarata.
Por ser uma cirurgia muito cara, já que é cobrado entre 3 mil a 15 mil reais por olho, nem todas as pessoas têm condições para fazer e recorrem ao SUS.
Sim, é possível fazer a cirurgia de catarata pelo SUS desde que você esteja dentro de todos os requisitos e faça o seu cadastro corretamente. Agradecemos a sua atenção e nos vemos na próxima!
O site mais atualizado de 2024!