Como criar um brechó em 2024: Aprenda a Montar

Um brechó é um tipo de negócio pode ser muito promissor para quem gosta de trabalhar com moda, mas não tem muito dinheiro para investir, ou para quem acredita em relações mais sustentáveis ​​com os consumidores.

Apesar de todas as oportunidades de crescimento do brechó e depois de ser fonte de lucro por muitos anos, a administração de brechós continua sendo um dos pontos que podem prejudicar a manutenção e o sucesso do negócio.

Neste artigo, abordaremos algumas dicas específicas sobre como criar um brechó em 2024 e as tendências do setor. Continue acompanhando o conteúdo abaixo!

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Sobre o Brechó

O Brechó é uma loja que geralmente vende roupas, sapatos, jóias, arte e muito mais. Os brechós costumam ser frequentados por pessoas de baixa renda ou que querem economizar em produtos autênticos. Outros que também tendem a frequentar brechós são artistas em busca de peças únicas.

Os donos de brechós devem ter tempo e vontade de fazer o que se chama de “cavar”, ou seja, buscar peças exclusivas, originais, em bom estado e com preços acessíveis.

Alguns apontam, inclusive, que o ato de comprar em brechós contribui para o desenvolvimento sustentável, pois bens que foram jogados fora por engano estão sendo reaproveitados e, quando mais pessoas fazem isso, ajuda a reduzir o consumo de água, por exemplo, que é totalmente bem. elevado a nível industrial.

Um tipo comum de brechó hoje são aqueles que se especializam em antiguidades e acessórios, antiguidades que representam o estilo de uma determinada época. Por isso, para alguns, encontrar peças desse tipo em brechós é uma forma de resgatar a cultura da época e trazer lembranças.

Mercado dos Brechós

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o segmento dos brechós cresceu cerca de 210% de 2009 até 2014. Além disso, existem diversos tipos de brechós, sendo os vintage, virtuais, comerciais, kids e de luxo.

De acordo com os mesmos dados, as lojas físicas de brechó conseguem movimentar cerca de R$3,6 milhões por ano aqui no Brasil. Entre 2007 e 2012, o número de estabelecimentos aumentou de 3.691 para 11.469.

Os dados divulgados revelam que existem 12 mil pequenos negócios comercializando itens de segunda mão. Uma notícia que foi publicada no portal Ibrape, mostrou dados onde o setor de brechós movimenta cerca de R$5 milhões por ano.

Sendo assim, o movimento no mundo da moda está longe de acabar, existem estimativas que o mercado de brechós deve dobrar até o ano de 2025.

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Como criar um brechó em 2024

Agora que você entende melhor sobre o brechó e o mercado deste tipo de comercialização, chegou o momento de saber como criar um brechó em 2024. Aprenda a montar:

Definindo o local do Brechó

Os ambientes físico (em um bom lugar) e digital podem se complementar, ainda mais quando se trata de roupas e acessórios.

Os consumidores querem verificar a condição das peças provando e tocando o produto. Por isso, investir em um ambiente físico é tão importante quanto ter um perfil nas redes sociais.

Não podemos abrir mão de duas coisas: organização e limpeza. Se esses dois pontos não forem considerados, os consumidores definitivamente os rejeitaram. Quer se destacar do brechó? Invista no visual da sua loja. Por exemplo, um ambiente retrô e descontraído pode atrair e reter mais consumidores.

Estudando o mercado

Qualquer decisão que você tomar sobre um brechó deve ser baseada em pesquisas de mercado e/ou clientes. Desde a localização do ponto de venda até os produtos expostos no local.

Vale a pena passar uma semana explorando outros brechós que podem ser uma fonte de inspiração. Claro, também observe o que seus concorrentes diretos estão fazendo. Afinal, o benchmarking é relevante para qualquer negócio.

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Divulgação é importante

Conseguiu montar o seu brechó? Agora é necessário divulgá-lo, utilize as redes sociais ou espalhe panfletos pela sua cidade.

Investir em publicidade nas mídias sociais, especialmente no Instagram, é uma prática padrão do setor. Com essas realizações, é possível construir segmentos que atingirão de forma mais decisiva o público-alvo.

Produtos conservados

Para conseguir desconstruir a imagem de um local que vende mercadorias usadas, é preciso ficar atento à qualidade dos itens que você compra. Encontrou um erro? Conserte-o antes de colocá-lo em seu quarto.

Além disso, odores desagradáveis ​​podem afugentar os clientes. Portanto, lave todas as suas compras para que fiquem como novas e contribuam positivamente para a imagem do brechó. O amaciante e as fragrâncias deixam as roupas com cheirinho de novas e frescas, esse investimento vale a pena.

Formas de pagamento

Você precisa considerar os métodos de pagamento que seu público precisa. Não importa o tamanho do seu negócio hoje em dia, não aceitar cartões de crédito é impensável. A menos que você não se importe em perder algumas vendas durante o dia.

Então, reserve alguns minutos por dia para aprender como essa forma de pagamento pode ajudar a melhorar os resultados do seu negócio.

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Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
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