Como Recolher INSS como autônomo atrasado

Os profissionais autônomos precisam contribuir para a previdência de forma individual se quiserem se aposentar. Mas o que acontece é que em muitos casos o trabalho de pessoas autônomas é muito instável, o que pode fazer com que elas parem de contribuir em determinado momento de sua vida profissional, deixando o boleto do INSS de autônomo atraso. Além disso, você pode ter atrasado o pagamento por um mês ou pouco mais. É importante salientar que para cada caso há variações na forma como você pode resolver esse atraso.

Dessa forma, se você gostaria de deixar o seu INSS em dia para poder se aposentar tranquilo, dentro do tempo, é só continuar a leitura que nós falaremos tudo o que você precisa saber sobre como recolher o INSS como autônomo atrasado.

como-pagar-inss-atrasado Como Recolher INSS como autônomo atrasado

Contribuinte do INSS autônomo

Hoje em dia após a reforma da previdência, existe o contribuinte individual que é referente ao autônomo. Nesses casos, a pessoa não possui registro em carteira profissional por um terceiro, mas desenvolve suas atividades que geram renda de forma individual ou autônoma. Dessa forma, para que seja possível que essa pessoa se aposente, é necessário fazer a contribuição do INSS de forma individual através do GPS (Guia da Previdência Social).

Mas como citamos em alguns casos, esse GPS pode estar em atraso, o que acaba comprometendo a vida desse trabalhador no futuro. Para esses casos é importante que seja feito o recolhimento mesmo com atraso. Mas para isso é importante entender se você precisa ou não comprovar que você trabalhou durante o período de atraso.

Preciso comprovar trabalho para recolher INSS autônomo atrasado?

Se na sua contribuição anterior ao atraso você já estava na categoria profissional correspondente ao atraso e o atraso não for maior do que 5 anos, então você pode realizar o pagamento do atrasado de forma bem simples sem precisar comprovar que você estava trabalhando.

Para esse caso, o que foi citado acima é válido. Portanto, basta você entrar no site da Receita Federal e emitir as guias referentes aos atrasos para pegar. Mas vale lembrar, que isso não te isenta do pagamento dos juros sobre esse atraso, assim como também não te isenta da multa.

Mas caso você não se enquadre nesse caso acima, você precisará entrar em contato com o INSS e comprovar que você estava trabalhando no período. Os casos em que isso é necessário são:

  • No caso do atraso ser maior do que 5 anos;
  • Caso o atraso for menor do que 5 anos, mas:
    • Você não estava nessa categoria de autônomo anteriormente;
    • Você quer pagar em atraso antes do primeiro recolhimento para a categoria de autônomo.
contribuicao-previdenciaria Como Recolher INSS como autônomo atrasado

Como comprovar trabalho para pagar INSS autônomo em atraso?

Em primeiro lugar é preciso salientar que se você deseja recolher o INSS de determinada parte da sua vida agora, primeiro é preciso entender se você realmente trabalhou durante esse período. Para isso, é necessário comprovar o trabalho, como foi citado, através de documentos, para alguns casos específicos, em que falte mais dados para o INSS.

Nesses casos, como explicamos melhor acima, são necessários alguns documentos que comprovem o seu trabalho. Esses documentos podem ser:

  • Comprovante de pagamento do período de contribuição em atraso;
  • Declaração de Imposto de Renda do período;
  • Inscrição profissional na prefeitura;
  • Microfichas de recolhimentos presentes no bando de dados do INSS, de forma constante.

Mas além desses documentos, outros podem ser úteis para comprovar que você efetivamente trabalhou no período informado.

Cálculo do INSS autônomo atrasado por menos de 5 anos

Para quem parcelas com menos de 5 anos de atraso, o processo para conseguir fazer a consulta e regularizar a situação, é bem mais simples e pode ser feito por meio do site da Receita Federal. Assim, dentro do site, o contribuinte deve fornecer os seus dados e terá todas as informações para poder fazer o pagamento.

Com isso, ficará sob sua responsabilidade o valor que você contribuirá com o INSS. Mas é importante lembrar que todas as informações fornecidas devem ser verdadeiras, uma vez que depois tudo será conferido, inclusive pela Receita Federal. Por isso, as informações declaradas em seus impostos de renda devem ser compatíveis com a sua contribuição do INSS.

Uma coisa que pode acontecer é a Receita Federal entrar em contato com você para realizar o pagamento da renda referente ao que consta na contribuição atrasada. Nesse caso, você terá que pagar o valor referente.

inss-atraso Como Recolher INSS como autônomo atrasado

Cálculo do INSS autônomo atrasado por menos de 5 anos

Caso o período de atraso do seu GPS tenha mais de 5 anos, as regras para recolhimento do INSS atrasado são um pouco mais rígidas. Nesse caso, o que é calculado é 20% da média das 80% contribuições de maior valor a partir da implementação do plano real, em 1994.

Com isso, há um acréscimo por parte dos juros e multa pelo não pagamento, que é de:

  • Juros de 0,5%/mês de atraso, mas o teto é de 50%;
  • 10% para a multa.
Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como Recolher INSS como autônomo atrasado O site mais atualizado de 2024!

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário