Como saber se o mel é puro ou falsificado

Sem dúvidas, saber se o mel de abelha é puro ou falsificado pode não ser uma tarefa muito fácil e muitas pessoas possuem essa dúvida ao comprar o alimento. Por isso, se você tem o hábito de consumir mel em seu dia a dia, saiba que o primeiro passo é sempre comprar de fontes confiáveis. Além disso, a seguir você também poderá ver algumas dicas de como saber se o mel é puro ou falsificado antes de consumir.

Além de tudo, é importante deixar claro que o mel ao ser produzido de forma incorreta acaba perdendo diversos benefícios, pois, passa por processos de adulteração. Além disso, o alimento não só perde benefícios, como também pode ser ruim para saúde e causar intoxicações. Pois, a composição pode trazer amido de milho, muitos açúcares, corante alimentar ou solução de glicose. Então, o uso desses componentes pode acabar trazendo malefícios a longo ou curto prazo, dependendo da quantidade ingerida.

Sendo assim, além de seguir dicas de como saber se o alimento é puro ou falsificado, é preciso também ficar atento ao rótulo do produto. Assim, você terá acesso a lista de ingredientes usada na fabricação e terá uma ideia se aquele mel é puro ou não.

Como-saber-se-o-mel-e-puro-ou-falsificado Como saber se o mel é puro ou falsificado

Como saber se o mel é puro ou falsificado

Antes de mais nada, é válido ressaltar que não é uma tarefa tão difícil como parece saber se o mel é puro ou falsificado, na verdade, essa pode ser uma tarefa simples. A seguir, veja quatro formas simples para saber se o mel é puro ou não. A primeira é o teste com palito de fósforo que pode ser feito também com um cotonete ambos sujo com o mel, depois é só acender. Então, se ao acender o mel queimar, significa que o mel é puro, pois, o adulterado não faz chamas e não queima normalmente por conta da umidade e fermentação ao fabricar.

Como-saber-se-o-mel-e-puro-ou-falsificado-2 Como saber se o mel é puro ou falsificado

Logo depois, você pode tentar também o teste do pão seco, distribuindo uma quantidade boa de mel em cima do pão e aguardar cerca de 15 minutos. Em seguida, caso o pão amoleça após espera, significa que o mel é falsificado, mas, se o pão ficar do mesmo jeito, quer dizer que o mel é natural.

Agora, você pode tentar também o teste com água, usando somente duas coisas, sendo elas, um copo de água e uma colher. Depois, despeje uma colher de sopa cheia de mel dentro do copo e se o mel for mesmo puro ele ficará totalmente no fundo do copo. Mas, se ele não for natural, irá se dissolver dentro da água, essa é a forma mais fácil de saber se o seu mel é 100% natural.

Por fim, teste o seu mel usando apenas papel-toalha, essa é uma dica bem simples e fácil de fazer também e pode ser realizado só tendo o papel-toalha. Desse modo, é só pingar algumas gotas do mel em cima do papel e se for absorvido pelo papel, significa que ele não é puro. Mas, caso ele não seja absorvido, significa que o seu mel é totalmente puro e natural.

Veja os benefícios de consumir mel de abelha natural:

Sem dúvidas, todos sabem que o mel traz diversos benefícios ao ser consumido, além de ser bastante saboroso, docinho e versátil, podendo ser usado de várias formas. O mel além de possuir um sabor agradável ao paladar, ainda é ótimo em valores nutricionais. Por isso, é bastante usado para ajudar na boa digestão, para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Isso, sem falar que o alimento também serve para combater prisão de ventre, além de propriedades diuréticas e antioxidantes.

Como-saber-se-o-mel-e-puro-ou-falsificado-3 Como saber se o mel é puro ou falsificado

Ou seja, o alimento traz diversos benefícios para a saúde, mas, mesmo assim o ideal é não exagerar nas doses consumidas. Sendo assim, o ideal é consumir diariamente a quantidade de uma colher de sopa ou 25 gramas apenas, pelo fato do alimento possuir açúcar e acabar elevando a glicemia.

Mas, lembre-se que apenas o mel puro é capaz de trazer benefícios, por isso, é importante saber se o mel é puro ou falsificado.  Por isso, as dicas anteriores para saber se o mel é puro são importantes para ter essa noção e consumir o mel correto.

Por fim, também é válido ressaltar que se o mel possui composição 100% natural, ele não perderá sua qualidade se for armazenado de forma adequada. Sendo assim, mantenha o pote sempre bem fechado para manter a conservação do mel. Dessa forma, o seu mel irá durar bem mais e não perderá as propriedades, então, mantenha o seu mel sempre em ambiente fresco e seco, mas, não precisa colocar na geladeira.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como saber se o mel é puro ou falsificado O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário