Como Transformar Auxílio Doença em Aposentadoria por Invalidez

Muitos brasileiros ficam em dúvida sobre como transformar o auxílio doença em aposentadoria por invalidez. Nem sempre conseguimos nos curar de um problema causado pelo trabalho ou durante o trabalho, e nesses casos o trabalhador precisa se aposentar.

como-transformar-auxilio-doenca-em-aposentadoria-por-invalidez Como Transformar Auxílio Doença em Aposentadoria por Invalidez

A aposentadoria nesse sentido só ocorre se o trabalhador confirmar uma invalidez, e isso pode ser algo bem difícil de ser feito. Mas ainda assim, é algo possível, mesmo que demore algum tempo.

Porém, é preciso que você tenha em mente que isso não é algo fácil, e apenas alguns trabalhadores podem solicitar esse benefício. Ele é pago pelo INSS, em uma conta bancária criada apenas para isso.

Mas antes, é preciso saber como funciona todo o processo de solicitação, e análise. E é por esse motivo que separamos algumas informações e as reunimos no texto a seguir. Nele você vai conhecer os dois benefícios e vai descobrir como realizar a conversão.

É só continuar a leitura!

O que é o auxílio-doença?

Antes de explicar sobre o processo de transformação do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, vamos contar o que o primeiro benefício representa. O INSS oferece um suporte incrível para os seus contribuintes, e um deles é o auxílio-doença.

Esse benefício é ofertado para os trabalhadores que comprovem uma incapacidade física ou mental, que o impeça de exercer suas atividades laborais. Para ter direito a ele, o contribuinte precisará comprovar a necessidade.

E isso só pode ser feito com laudos médicos, e é responsabilidade do paciente conseguir essas questões. Lembrando que quanto mais laudos o cliente tiver, melhores as chances de conquistar o auxílio-doença.

O órgão responsável pela análise do paciente é o INSS, e isso é feito através de uma perícia médica. Após isso, o perito irá indicar um prazo, que varia entre poucos meses até longos anos. Isso vai depender do caso, e da necessidade que o trabalhador possua.

E nos casos mais graves, quando não há chance do paciente retornar às suas atividades laborais, a aposentadoria por invalidez se torna necessária. Mas nem todos conseguem realizar a conversão de maneira fácil.

como-transformar-auxilio-doenca-em-aposentadoria Como Transformar Auxílio Doença em Aposentadoria por Invalidez

Aposentadoria por invalidez

Nem sempre o trabalhador consegue se recuperar, e apenas o auxílio-doença não supre as necessidade que o paciente possua. Nesses casos, existem duas formas de conseguir a aposentadoria por invalidez: de forma direta ou através de um processo judicial.

No primeiro caso, é bem mais fácil conseguir a aposentadoria por invalidez, e para isso só é preciso seguir os passos comuns. Em primeiro lugar, é preciso solicitar o benefício pelo Meu INSS, e realizar uma perícia.

É bem parecido com o pedido de auxílio-doença, e os dois processos são complementares. Não é possível obter uma aposentadoria por invalidez sem ter recebido ou solicitado o auxílio-doença.

Com a perícia agendada, é hora de separar todos os seus laudos, desde os mais antigos até os mais recentes.

O médico perito, indicado pelo INSS irá fazer uma série de perguntas e analisar todos esses documentos. Caso o médico acredite que o trabalhador não tenha como retornar ao trabalho, ele irá indicar a aposentadoria por invalidez.

Nesses casos, pode ser necessário realizar perícias ocasionais, que costumam ser feitas a cada dois anos. Se for comprovado que a doença ainda está existente, o benefício será mantido, caso contrário, a alternativa é solicitar o benefício de maneira judicial.

como-transformar-auxilio-doenca-em-aposentadoria-por-invalidez Como Transformar Auxílio Doença em Aposentadoria por Invalidez

Aposentadoria por invalidez judicial

Uma das formas mais usadas de converter seu auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, é através da justiça. Mas, essa forma não é muito fácil, visto que requer o auxílio de um advogado.

O advogado irá abrir um processo contra o INSS e este pode levar anos para ser encerrado. Você deverá entregar todos os seus documentos pessoais e laudos médicos, e o seu advogado irá enviar tudo isso para análise judicial.

E assim como no formato do INSS, nesse caso também é necessário realizar uma perícia médica. Mas, este será indicado pelo juiz responsável pelo processo, e a função da perícia é a mesma: analisar a saúde do paciente.

Caso seja constatada a necessidade, o juiz irá autorizar e obrigar o INSS a instalar o benefício. Todavia, isso é algo bem demorado, podendo levar até 2 anos para dar certo.

Fique de olho no Meu INSS

Se você já fez a solicitação para obter a conversão do seu auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, precisa observar se já houve a aprovação. E isso é bem fácil de ser feito, sendo necessário apenas acessar o portal Meu INSS.

Lá você consegue não apenas solicitar seus auxílios, mas também consegue acompanhar seu pedido. E é bem fácil fazer isso, e a primeira coisa que você deve fazer é clicar aqui. Em seguida, é só procurar pelo serviço desejado e pronto, você já poderá acompanhar seu benefício.

Não perca tempo, e faça isso agora mesmo!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Como Transformar Auxílio Doença em Aposentadoria por Invalidez O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário