Comunismo e Socialismo: Qual a Diferença
Ao longo dos últimos meses, especialmente após o início das propagandas eleitorais do ano de 2024, muitas pessoas têm se perguntado sobre as diferenças em relação a ideologias e ideias políticas as quais os candidatos e seus apoiadores têm apresentado neste período.
Um destes temas tem ganhado mais espaço e notoriedade, no entanto, nas mídias e nos ouvidos dos brasileiros que, infelizmente, não conhecem os conceitos e ideias de tais temas. Sabendo, portanto, da falta de informação que a maioria dos brasileiros tem em relação a temas que envolvem ideologias políticas;
abordaremos ao longo deste texto, portanto, sobre o comunismo e socialismo, qual a diferença de ambas as ideologias, quais suas similaridades e qual é a atuação de ambas as ideologias na história do mundo. Caso você queira saber um pouco mais sobre este tema, não perca nenhuma informação.
O que é Comunismo e Socialismo?
Bom, primeiramente, antes de conhecer qual a diferença de ambas as ideologias, é necessário saber, de fato, o que cada uma é e representa. O socialismo, portanto, é um sistema de organização da sociedade dentro de um país ou nação. Isso é, um modelo de economia e organização social que entende que a igualdade é a melhor solução para todos os membros da sociedade.
O socialismo, sendo assim, traz em si, uma ideia de manter no poder do estado o controle das riquezas, ou seja, um modelo de controle para que nenhuma camada da sociedade tenha mais riquezas do que a outra.
Diferentemente do capitalismo, onde as pessoas têm um sistema livre para fazer dinheiro e comercializar, podendo, então, crescer financeiramente, o socialismo limita essa comercialização e as riquezas que a população movimenta fica a poder do estado.
O comunismo, no entanto, traz em si uma ideia de controle absoluto e pleno e ainda mais rígido em relação à sociedade.
Em suma, o comunismo seria uma forma de finalizar o socialismo. Ou seja, o fim do socialismo se dá na implantação do comunismo como sistema de organização da sociedade.
Isso porque, assim como o socialismo, o comunismo infere em suas ideias a premissa de que o estado tem o domínio sobre riqueza, propriedade, crenças e ideologias, só que de forma mais rígida do que o socialismo.
Qual a diferença entre as ideologias?
Bom, no comunismo e socialismo, a diferença se dá em relação aos graus em que cada ideia é aplicada diante a organização da sociedade.
Ou seja, em cada área da vida comum de habitantes de uma sociedade, ambas as ideologias agem em graus diferentes, porém, com a mesma premissa.
Em relação ao sistema político, o socialismo defende uma democracia participativa para a melhora da vida em comum, já o comunismo defende uma classe completamente unida pelo ideal de uma pátria suprema.
Em relação à propriedade, o socialismo entende que existe a propriedade pessoal que pertence a um indivíduo, como casa e roupas e a propriedade pública, como prédios comerciais, que pertencem ao governo.
Já no comunismo, o conceito de propriedade privada não existe, ou seja, esse conceito é substituído pela ideia de “bens comuns”, ou seja, tudo é de todos se assim definido pelo estado.
Em relação a estrutura social de classe da sociedade, o socialismo entende que as classes devem ser definidas por distinções políticas e não econômicas, já o comunismo entende que não deve haver distinção de classe nenhuma.
A religião, no sistema socialista, é uma expressão que deve ser eliminada aos poucos, uma vez que é entendido que a religião é uma expressão de pessoas que possuem maior riqueza. Dessa forma, seguindo a mesma premissa, a religião, para o comunismo, deve ser completamente abolida de toda a sociedade.
Quais as consequências de ambas as ideologias na história?
Bom, assim como é importante conhecer as ideias e premissas de ambas as ideologias, é mais importante, ainda, conhecer quais as consequências de tais ideais uma vez implantados nas sociedades ao longo dos séculos. O sistema socialista, hoje, é um sistema que dá início, como um prelúdio, ao sistema comunista.
Este sistema socialista, traz as nações e a sociedade, uma organização de maior respeito e supremacia para o governo, modificando, aos poucos, a organização que existia antes. Como mencionado anteriormente, o fim do socialismo se dá na implementação completa do comunismo dentro de uma sociedade.
Vemos exemplos do sistema organizacional comunista ao longo das décadas na Rússia, conhecida como União Soviética, dentre os períodos de 1912 e 1991. Outro exemplo de implementação do comunismo é possível observar na China desde 1921 até os dias presentes.
O que é pouco falado, no entanto, são as tamanhas consequências que o sistema comunista traz para a sociedade. Consequências maléficas e maldosas, como por exemplo, a criação de campos de concentração que ocorreu na União Soviética, para trabalho forçado de opositores do partido comunista.
Ou ainda, a Grande fome que acarretou a China após a implementação do partido comunista e o recolhimento de todas as riquezas da população.
Sendo assim, é importante conhecer tais ideologias do Comunismo e socialismo, suas diferenças e suas reais consequências nas sociedades ao longo dos séculos a fim de poder decidir quais ideias mais se adequam a seus princípios e ideais.
O site mais atualizado de 2024!