Conheça os 5 tipos de investimentos para equilibrar os seus investimentos

Desde o ano passado, já se esperava que as taxas de juros globais subissem devido ao aumento da inflação (geralmente desvalorização da moeda) em vários países e, portanto, à necessidade de aumentar as taxas básicas (no Brasil, taxa básica Selic) para controlar e minimizar seu impacto nos sectores da economia e nas pessoas.Diante dos aumentos das taxas de juro da economia, as pessoas tendem a preferir investir dinheiro em ativos de rendimentos em vez de gastar.

tipos-de-investimentos Conheça os 5 tipos de investimentos para equilibrar os seus investimentos

O mercado de investimentos é complexo e envolve riscos. É importante que os investidores compreendam seus objetivos, tolerância ao risco e façam pesquisas adequadas antes de entrar no mercado. Além disso, consultoria financeira ou a busca de orientação de profissionais de investimento podem ser benéficas para tomar decisões informadas. As plataformas de investimentos como a mt5, oferecem suporte, permitindo que os investidores possam negociar ativos sem correr grandes riscos, auxiliando nas melhores estratégias.

Investimentos em rendimentos de baixo risco

Segundo os analistas, é recomendável começar com dois investimentos básicos em títulos fixos. O Tesouro Selic, para formar reservas de emergência, e Tesouros IPCA+ para metas a longo prazo.

Os títulos do Tesouro Direto apresentam o menor risco do mercado porque são garantidos pelo governo federal e oferecem retornos competitivos em relação a outros investimentos, como os CDBs.

O Tesouro Selic é uma boa opção para reservas de emergência, pois é líquido. As reservas de emergência funcionam como um porto seguro e por isso esse dinheiro deve ser investido em produtos com as seguintes características: liquidez, para que possa ser sacado de forma imediata e de baixo risco.

Investimentos em rendimentos de variáveis

Investimentos na renda variável envolvem a compra de ativos cujos retornos não são fixos, mas dependem do desempenho e das flutuações de mercado. A renda variável é conhecida por seu potencial de retorno mais alto em comparação com a renda fixa, mas também traz consigo maior risco. É importante notar que a renda variável é mais volátil do que a renda fixa e, portanto, envolve riscos mais elevados.

Investimentos Fundos de cambio

O investimento em Forex também é um tipo de renda variável e concentra-se na volatilidade de uma moeda em especifico. Uma forma de fazer esse investimento é por meio de fundos negociados na bolsa. Eles alocam a maior parte de seus recursos em ativos ou derivativos relacionados a moedas estrangeiras. Investir não significa necessariamente comprar papel-moeda. É possível pesquisar títulos e contratos com referência, por exemplo, ao desempenho das taxas de câmbio. Também é um investimento que se pode fazer hedge, ou seja, proteger sua carteira do sobe e desce das moedas.

Investimentos em moedas virtuais

As moedas virtuais também conhecidas como criptomoedas, são aquela que os bancos centrais não as produzem ou controlam. Essas moedas são códigos reais que são transformados bens de valor como o dinheiro que usamos diariamente. A sua criação é descentralizada e os servidores, registram e controlam as transações realizadas nessas moedas, essas são criptografadas e protegidas pela blockchain, uma tecnologia que evita fraudes e roubos a Bitcoin e a Ethereum são as moedas virtuais mais populares atualmente, o investimento em moedas virtuais podem ser feitos diretamente ou através dos fundos de criptomoedas

Fundos de investimento imobiliário

Os FIIs destinam grande parte de seu dinheiro em ativos e títulos relacionados ao mercado imobiliário. Esses fundos podem, podem ser classificados das seguintes formas:

Fundos de papel: Os investimentos são destinados principalmente em títulos vinculados ao mercado de imóveis, como imóveis imobiliários (LCI), certificados de dívida imobiliária (CRI) e nota hipotecária (LH);

Fundos de Tijolo: São investimentos destinados em grande parte a recursos para a compra de ativos físicos, como edifícios corporativos, negócios comerciais e armazéns industriais;

Diferente das outras modalidades de investimentos em fundos, os fundos de investimento imobiliário proporcionam uma distribuição de ganhos na forma de lucros. Os FIIs, também negociam suas cotas na bolsa de valores, igual ao fundo de índices.

Num clima de inflação elevada e, portanto, de taxas de juro elevadas, muitas pessoas recorrem a títulos de rendimento fixo em busca de investimentos garantidos e potencialmente rentáveis. Embora a renda fixa ofereça oportunidades muito atrativas, boas oportunidades podem ser encontradas na renda variável, poder escolher as melhores ações para investir, o que, mesmo neste período de aumento das taxas de juros, pode ser benéfico para a carteira.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Conheça os 5 tipos de investimentos para equilibrar os seus investimentos O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário