Acesse Nossas Redes Sociais

Detran

Consultar Multas DETRAN RO: Pontos na CNH

Publicado

em

Sabia que é possível consultar multas no Detran RO. Pois é, muitos condutores por algum motivo, acabam cometendo uma infração. Porém, se isso não for resolvido com agilidade pode ocasionar até mesmo a perda da CNH.

consultar-multas-detran-ro Consultar Multas DETRAN RO: Pontos na CNH

Isso pode ocorrer por conta do sistema de pontos criado pelo Detran RO. Então, se você está com medo de ter uma infração em seu nome, saiba que esse texto foi feito para você.

Na leitura do texto a seguir você saberá como consultar os pontos na sua CNH. Além disso, vai aprender como verificar suas multas no DETRAN RO. Portanto, fique ligado no texto a seguir.

Valores das multas

Em primeiro lugar, vamos explicar como são as multas. Afinal, nem todas geram o mesmo valor de pontos e nem em dinheiro.

No Brasil, possuímos diversos erros que podem nos causar uma multa. Entretanto, nem todos são graves. Dessa forma, o Detran RO possui um sistema que divide as multas em 4. Confira abaixo:

  • Leves
  • Médias
  • Graves
  • Gravíssimas

As duas primeiras categorias servem para aqueles que não cometeram uma infração tão grave. Os exemplos são diversos, confira abaixo alguns dos itens que geram uma multa leve

  • Parar veículo no acostamento
  • Usar farol alto em local com iluminação
  • Parar veículo na faixa de pedestre

Enfim, ainda existem várias outras questões que geram uma multa leve. Esses fatores oferecem pouco risco à vida do condutor. Já as multas médias, representam um risco maior para o trânsito.

Confira abaixo alguns exemplos de multas médias:

  • Atirar objeto do veículo
  • Usar o veículo para jogar água nos pedestres
  • Não remover o carro no caso de acidente em que não haja vítima.

Enfim, são algumas das questões que geram uma multa média e que devem ser evitadas. Já nos casos das multas graves ou gravíssimas podemos citar:

  • Dirigir sob efeito de álcool
  • Usar o celular enquanto dirige
  • Dirigir com o pneu careca.

Todas as multas graves e gravíssimas devem ser evitadas ao máximo. Pois, além do risco de morte do condutor e de terceiros, existe o risco de perder a CNH.

consultar-multas-detran-ro-pontos-na-cnh Consultar Multas DETRAN RO: Pontos na CNH

O que são pontos na CNH

A Carteira Nacional de Habilitação ou apenas CNH é o documento que lhe dá o direito de dirigir. Porém, além dos direitos, o Detran RO possui regras para que o motorista dirija sem causar riscos.

As leis de trânsito foram criadas pelo Código de Trânsito Brasileiro e quem aplica é o Detran RO. Todavia, para punir de forma adequada, além de um valor em dinheiro pela multa, também são gerados pontos na CNH.

O sistema de pontos funciona como pequenas advertências. Dessa forma, caso o motorista não cumpra o seu papel de forma correta e atinja o máximo de pontos, ele perde a CNH.

Também chamado de processo de suspensão, essa primeira perda da CNH serve como punição mais severa. Mas caso, mesmo após isso, o condutor volte a receber uma infração, a sua CNH poderá ser cassada.

Todos os anos os pontos na CNH são renovados. No geral, a CNH sem nenhuma infração gravíssima possui ao todo 40 pontos.

Porém, caso o motorista tenha obtido uma multa gravíssima esse número diminui para 30. No caso de duas multas gravíssimas esse número cai para 20.

Assim sendo, a melhor maneira de não perder sua CNH é dirigindo com cautela.

consultar-multas-detran-ro-pontos Consultar Multas DETRAN RO: Pontos na CNH

Consultar multas no site do Detran RO

Uma ótima forma de conferir a situação da sua CNH é por meio do site do Detran RO. A importância de conferir a situação de pontos da sua CNH vai além de lhe acalmar.

Afinal, caso você tenha atingido o número máximo de pontos será preciso realizar o curso de reciclagem.

Cabe ressaltar que isso só é possível caso sua CNH não tenha sido suspensa.
Mas como posso realizar a consulta dos meus pontos?

Calma, já estamos chegando lá. O primeiro passo é acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia. Portanto, clique aqui.

Por meio do site é possível realizar diversos serviços. Entre eles, a conferência da sua multa e também quantos pontos foram debitados da sua CNH.

Agora role a tela para baixo até encontrar a aba Habilitação. Clique sobre ela. Uma nova guia será aberta e agora alguns dados lhe serão pedidos. Siga os passos que forem aparecendo na tela e busque por pontos na CNH.

Agora você já será capaz de visualizar quantos pontos perdeu em sua CNH. Isso pode ser muito útil para que você passe a tomar ainda mais cuidado na hora de dirigir. O ideal é evitar ao máximo as multas.

Mas sabemos que em alguns casos isso não é fácil. O Detran RO serve a população e a multa serve para que o trânsito não se torne ainda mais caótico.

Dirija com cuidado, e caso tenha uma multa, corra e confira o número de pontos que lhe foram tirados.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Consultar Multas DETRAN RO: Pontos na CNH em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.