CRAS Contagem: Agendamento, Telefone e Endereço
Contagem é uma cidade da região Metropolitana de Belo Horizonte e que possui muitas oportunidades de emprego, até por conta da presença de muitas indústrias.
No entanto, assim como em qualquer outra parte do país, tem muita desigualdade social e pessoas precisando de ajuda.
Neste caso, a cidade conta com o trabalho do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que busca auxiliar essas pessoas em situação de rua ou até mesmo que têm moradia, mas em situação muitas vezes precárias.
Desta maneira, sempre precisam de ajuda específica para terem uma melhor qualidade de vida no dia a dia e conseguir um novo rumo na vida.
Importância do Cras
O Cras é um importante meio de auxílio para essas pessoas que estão precisando de ajudar. Há diversos perfis dessas pessoas, pois, tem aquelas que precisam de ajuda de alimento, de medicamentos, e tem aquelas que precisam de moradia.
Inclusive, muitas dessas pessoas até têm onde morar, mas não tem o que comer e muitas vezes vivem sem água e energia elétrica.
Isso pode parecer surreal, mas infelizmente acontece em muitas casas, onde as famílias ficam sem empregos e passam a ter dificuldade em se manter e manter o local.
Então, nesses casos muitas pessoas procuram o Cras para resolver o problema e acabam indo para algum lugar onde as pessoas vão receber um tratamento mais adequado.
Isso porque o Cras conta com profissionais qualificados e preparados para lidar com essas pessoas.
É o caso de assistentes sociais, por exemplo, e também de psicólogos e outros profissionais de saúde que auxiliar neste serviço para garantir um bom andamento e um atendimento correto para quem precisa ser ajudado em um momento de vulnerabilidade e de instabilidade.
Como procurar o Cras em Contagem?
Atualmente, o Cras de Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, atende no endereço: que fica na Rua VL – 6, 940, bairro de Nova Contagem. Para contato postal o Cep da entidade é 32050-325.
Quanto aos horários de atendimentos, são sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou seja, no horário comercial de agendamento mesmo. Então, também é possível fazer agendamento pelo telefone, que atualmente tem o número (31) 3913-1873.
Então, quem for utilizar o Cras de Contagem, tem esses dois canais de comunicação, onde tanto o beneficiário pode procurar ajuda quanto alguém que esteja em condições de ajudar também possa prestar um auxílio.
Auxílio Brasil e o Cras
Muitas pessoas que buscam atendimento no Cras, também são passíveis de receber o Auxílio Brasil. Mas, nem todos os que recebem atendimento do Cras recebem o programa de transferência de renda.
Em diversas situações, essas pessoas que precisam do Cras até têm onde morar, mas possuem famílias desestruturadas.
Portanto, necessitam de orientação e ajuda pontual. Inclusive, muitos deles são dependentes químicos o alcoólicos, o que também acaba dificultando o atendimento.
Mas o Cras de Contagem vem procurando desenvolver um trabalho de atendimento a essas pessoas. Inclusive, quem é atendido pelo Cras também tem o direito de fazer parte do CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.
Assim, também se torna uma boa oportunidade para regularizar a situação dessas pessoas e buscar uma ajuda mais correta.
Até porque a função do CadÚnico é justamente ter o controle de todas as pessoas que precisam de algum tipo de auxílio, o que é também o caso das pessoas que precisam do auxílio do Cras.
Em Contagem, por ser uma região metropolitana e possuir muitas fábricas, também tem muita gente que sai de outros lugares para tentar algum emprego nessas empresas.
Mas, como muitos não conseguem, ficam sem emprego e passam necessidades neste município mineiro.
Então, essa é outra questão importante que o Cras tem para fazer, ao auxiliar e amparar essas pessoas que precisam de ajuda, muitas vezes emergencial e de forma temporária, para encontrar um melhor rumo.
Por fim, pessoas procuram o Cras para resolver o problema e acabam indo para algum lugar onde as pessoas vão receber um tratamento mais adequado. Isso porque o Cras conta com profissionais qualificados e preparados para lidar com essas pessoas.
É o caso de assistentes sociais, por exemplo, e também de psicólogos e outros profissionais de saúde que auxiliar neste serviço para garantir um bom andamento e um atendimento correto para quem precisa ser ajudado em um momento de vulnerabilidade e de instabilidade.
E que com essa ajuda providencial desses profissionais poderão ter uma vida melhor e com mais dignidade, para sair da situação desesperadora em que se encontram no momento.
O site mais atualizado de 2024!