Currículo de Médico: Como Fazer e o que colocar

Para ingressar no mercado de trabalho, exclusivamente na área de medicina, primordialmente deve ser feito um Currículo de Médico.

Encontrar a vaga ideal para você pode ser um desafio sem o seu Currículo de Médico pronto e com as especificidades que ele precisa ter

No entanto, este artigo trará todas as informações necessárias para você, bem como o que precisa colocar de maneira clara e objetiva para a vaga que você almeja. Acompanhe a seguir.

Como tornar-se médico 

Para se tornar Médico o primeiro passo é realizar o vestibular para ingressar no curso de medicina. Acontece que essa tarefa é árdua, visto que ele é um dos principais e mais concorridos cursos.

curriculo-de-medico-como-fazer-e-o-que-colocar Currículo de Médico: Como Fazer e o que colocar

Algumas pessoas levam anos apenas com a tentativa de ingressar no curso através do vestibular. Optam por cursinhos Para intensificar os seus estudos e aumentar as suas chances de passar.

Após o ingresso na faculdade de medicina, a rotina intensa prossegue com estudos em variadas áreas e uma grade curricular extremamente extensa.

Ao longo dos semestres, matérias como anatomia, biofísica, bioquímica, fisiologia humana, histologia, saúde coletiva, farmacologia, imunologia, técnica operatória, clínica médica e outras são disponibilizadas.

Durante os primeiros 4 anos de curso são estudadas matérias de várias disciplinas e os 2 últimos anos, que são o quinto e o sexto, funcionam em regime de estágio interno.

Durante esse estágio, é necessário cumprir uma determinada carga horária, de clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria, urgência, doenças infecciosas, saúde comunitária estágio supervisionado em regime de plantão.

Só após a conclusão dos 6 anos, será possível dar início a construção do seu Currículo de Médico, com base em todo o aprendizado adquirido, bem como as experiências.

Algumas das especialidades do médico 

É possível ao longo da faculdade de medicina especializar-se em uma área. Ao tornar-se Médico, inevitavelmente você passa por diversas áreas de especialização.

Dentre as inúmeras áreas de especialização, está a dermatologia, que é uma das áreas super concorridas atualmente e que é mais bem remunerada e a cirurgia plástica.

Após a conclusão dos longos anos da faculdade de medicina, o Médico passará pelo seu período de experiência através da residência.

Essas experiências na residência já podem contar para o seu Currículo de Médico, o qual deve ser montado logo após a conclusão da sua vida acadêmica. Mas afinal, como montá-lo? 

curriculo-de-medico-como-fazer Currículo de Médico: Como Fazer e o que colocar

Como fazer um currículo de médico 

Algumas pessoas pensam que dentro de um Currículo de Médico devem estar apenas as experiências de trabalho. Engana-se quem acredita nisso.

Desde cedo, é possível reunir informações a respeito das especializações ao longo da graduação em medicina para deixar o Currículo de Médico ainda mais rico.

Inicialmente, o ideal é colocar dados como nome completo , endereço, CEP, telefone para contato, e-mail, idade nacionalidade e também estado civil.

Logo em seguida o ideal é colocar qual é o seu objetivo, por exemplo, o seu objetivo é clínica médica, basta colocar isso ou se o seu objetivo é outro, substitua as palavras.

Abaixo é necessário fazer uma síntese de qualificações e nela você pode colocar as suas experiências adquiridas ao longo da graduação em medicina e as vivências.

Em seguida, caso possua experiência profissional basta colocar a área de atuação, o nome da empresa, o período que ficou nela e as atividades desenvolvidas.

É essencial colocar a formação acadêmica e também informações complementares. Neste campo o ideal é colocar cursos e jornadas que foram realizadas de maneira extra curricular.

Caso possua pacote Office também é possível colocar logo em seguida para finalizar o seu Currículo de Médico e estar apto para ser inserido no mercado de trabalho

Como é possível trabalhar como médico

Após fazer o seu Currículo de Médico, a saga para encontrar a sua vaga ideal começa e para isso você pode pesquisar oportunidade de emprego em empresas privadas.

curriculo-de-medico-que-colocar Currículo de Médico: Como Fazer e o que colocar

Essas pesquisas podem ser realizadas pelo LinkedIn e também por um site super popular no Brasil que é o www.vagas.com.br , o qual disponibiliza as vagas em todo o Brasil.

No entanto, a carreira do médico não limita-se apenas a essas vagas em empresas privadas, hospitais e afins. Existe a possibilidade também de realizar concurso público.

Diversas vagas são abertas anualmente, para a área da saúde, em inúmeras localidades. Geralmente, o concurso é realizado através de provas e provas de títulos.

As forças armadas, com marinha, exército e aeronáutica disponibilizam também concursos públicos para médicos que já ingressam como oficiais da força armada escolhida.

Se você optar por realizar concurso público, não há necessidade de investir no seu Currículo de Médico, visto que todo o seu conhecimento será tomado através de uma prova.

Porém, se achar pertinente e for o que você preferir para sua vida, invista no seu Currículo de Médico para expandir os seus conhecimentos e aumentar as suas chances de angariar a vaga.

Faça o processo seletivo de maneira tranquila, calma e disponibilize apenas as informações verdadeiras para evitar conflitos ao longo do processo.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Currículo de Médico: Como Fazer e o que colocar O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário