Deep Blue: Homem Vs Maquina

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O xadrez pode não ser o esporte mais popular do mundo, mas tem uma forte base de seguidores, algo que já é conhecido pelas maiores entidades esportivas do mundo, incluindo as melhores casas de aposta asiáticas. S se você é um desses seguidores, na certa já deve ter ouvido falar do infame Deep Blue.

As Raízes

Reza a lenda que o xadrez surgiu por volta de 200 a.C, quando um comandante chinês chamado Hán Xin inventou o jogo como forma de representar uma batalha importante na história chinesa. Depois disso, o jogo foi esquecido e só voltou a aparecer em meados do século 7, com novas regras, o que o fez ganhar popularidade e o apelido de XiangQi, que significa algo como “jogo do elefante”.

O jogo de xadrez se espalhou rapidamente pela Ásia e Europa ao longo os próximos séculos, e evoluiu para o formato que conhecemos hoje em meados do século 16, e o padre espanhol Ruy López de Segura se tornou um dos primeiros mestres de xadrez. Em sua homenagem, a jogada “abrir Ruy López” foi criada, e acabou se tornando uma das jogadas mais famosas do jogo.

Na história do xadrez, a mais longa série de vitórias ininterrupta confirmada foi a do russo Garry Kasparov, uma série de 15 anos que só foi interrompida quando ele sofreu uma derrota para o Deep Blue, o primeiro computador a derrotar um humano no xadrez.

A invenção de Hsu

Com o propósito de desafiar e melhorar tanto as habilidades da mente humana quanto as da tecnologia, no ano de 1980 um comitê da Universidade Carnegie Mellon passou a oferecer um prêmio de 100.000 dólares a qualquer pessoa que conseguisse criar um computador que fosse capaz de vencer o melhor jogador de xadrez do mundo.

Dentro de apenas 5 anos, Feng-hsiung Hsu, um cientista da computação, criou o ChipTest, um computador que, honestamente, não funcionava muito bem, mas que serviu como a base para o  Deep Thought, uma versão mais avançada da máquina, que levou Hsu e sua equipe ao hall da fama internacional ao vencer o Campeonato Norte-Americano de Xadrez por Computador de 1988 e o Campeonato Mundial de Xadrez por Computador logo no ano seguinte.

O computador criado por Hsu conseguia analisar e interpretar inúmeras partidas de grandes enxadristas ao redor do globo, e seu database contava com mais de 4.000 posições diferentes, além de contar com mais de 700.000 partidas jogadas de grandes mestres do xadrez mundial gravadas em sua memória. Porém, mesmo com todas essas informações, a máquina não foi páreo para a mente e o desempenho de Garry Kasparov, que a derrotou em 1989.

O Deep Thought suspendeu suas atividades pouco depois, por uma decisão da IBM, para receber atualizações, e reapareceu no cenário do xadrez mundial em 1996, agora com o nome de Deep Blue, e seu criador estava certo de que esta versão aprimorada estava pronta para derrotar o invencível Kasparov. Se você é um fã de apostas da época, seja na Europa, Ásia, ou nas melhores casas de apostas na índia, essa seria uma batalha que você não poderia perder, com certeza.

Um Erro Crítico

Considerada uma grande estrela do xadrez, o russo começou a treinar aos 10 anos de idade e se tornou o jogador mais jovem a chegar ao o primeiro lugar no ranking mundial aos 21 anos de idade.   Kasparov enfrentou Deep Blue durante um torneio de 6 jogos, realizado entre 10 e 17 de fevereiro de 1996, e que entrou para a história terminou em empate.

Entretanto, isto ainda não foi suficiente para Hsu e sua equipe levarem para casa o prêmio de 100 mil dólares da Carnegie Mellon, para isso, o computador precisava vencer. E foi em 11 de maio de 1997, depois de mais algumas atualizações, que o Deep Blue finalmente conseguiu alcançar a façanha de derrotar Kasparov. O campeão mundial cometeu um grave erro ao confundir os movimentos de defesa introdutórios usados pelo computador.

O russo até chegou a pedir uma desforra, mas a IBM recusou. Entretanto, o grão-mestre do xadrez informou à Wired em 2020 que já havia feito as pazes com o Deep Blue e agradeceu a máquina pela chance de expandir o interesse do público mundial pelo xadrez.

O computador foi desmontado pela IBM e suas peças estão em exposição no Museu Nacional de História Americana e no Museu de História da Computação. Se você é fã de esportes e apostas nas melhores casas de apostas europeias, provavelmente sabe muito sobre esporte, mas aposto que ainda não conhecia a história do Deep Blue.

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Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
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