DETRAN: Consultar Veículos Removidos para o Pátio

Por algumas vezes, os veículos podem ser removidos para o pátio DETRAN por diversas situações. Acontece, que os condutores precisam estar a par de como realizar a consulta dos seus veículos.

Quando há algum tipo de apreensão ou remoção do veículo de determinado local, ele pode ser liberado mediante pagamento de taxas pendentes e também multas caso haja.

Pensando em ajudar o condutor a verificar se o seu veículo foi ou não removido para o pátio Detran, selecionamos algumas informações que podem norteá-lo.

Abaixo você verá um pouco sobre quais serviços este departamento disponibiliza e também como realizar a consulta desses veículos removidos.

detran-consultar-veiculos-removidos-para-o-patio- DETRAN: Consultar Veículos Removidos para o Pátio

Quais serviços o DETRAN disponibiliza?

Antes de saber quais serviços o DETRAN disponibiliza é fundamental entender o que esse órgão faz e como funciona a sua estruturação.

Basicamente ele é um órgão de departamento estadual de trânsito, em alguns estados podem ser até mesmo autarquias, que são da administração pública indireta, porém criados por lei.

A fiscalização do Detran ocorre através do poder executivo estadual, que tem como um papel realizar a fiscalização do trânsito e também dos seus veículos em todo o território brasileiro.

Esse órgão também é responsável por realizar a avaliação tanto física, mental e psicológica de quem se propõe a realizar os testes para a obtenção da carteira nacional de habilitação.

Além desse serviço, ele também é responsável por emitir o registro geral de diversos cidadãos. É de sua responsabilidade também realizar o credenciamento dos fabricantes de Placas e tarjetas.

As empresas que fabricam tanto as Placas como as tarjetas devem estar aptas com capacidade jurídica, técnica, ter idoneidade, estar regular quanto à fiscalização e também possuir o credenciamento.

detran-consultar-veiculos-removidos-para-o-patio-3 DETRAN: Consultar Veículos Removidos para o Pátio

Dependendo de cada estado, como ele é um departamento estadual e varia de um a outro, alguns serviços prestados podem ser diferentes dependendo da região.

Neste departamento do estado Do Rio de Janeiro, através do seu site www.detranrj.gov.br é possível encontrar informações diversas sobre veículos, habilitação e identidade.

Dentre os inúmeros serviços que ele disponibiliza é possível encontrar abas divididas para identificação civil, habilitação, veículos, acesso direto, Bradesco, autoescola e outros.

Dentro da aba de identificação civil existem os seguintes serviços de agendamento de carteira de identidade:

  • Primeira e segunda via da identidade; solicitação de atestado de antecedentes; carteiras para quem foi roubado, furtado ou extraviado; também é possível validar atestado, solicitar certidão, ofício, crachá descritivo ou cartão PCD.

Já na aba de veículos é possível encontrar opções como:

  • Licenciamento anual, transferência de propriedade, de compra e venda, segunda via do CRV ou CRLV, IPVA orientações, alteração de características e parcelamento de multas.

Apesar de não haver diretamente a opção verificar onde está o seu veículo removido para o pátio do Detran na aba de veículos, há possibilidade de fazer essa verificação dentro do site. Veja abaixo.

detran-consultar-veiculos-removidos-para-o-patio-2 DETRAN: Consultar Veículos Removidos para o Pátio

Saiba como consultar veículos removidos para o pátio

Através do link citado acima de um dos órgãos de departamento de trânsito estadual, neste caso o estado do Rio de Janeiro, é possível fazer a consulta do seu veículo removido para o pátio do Detran.

Dentro do campo meu veículo é possível acessar veículos apreendidos e clicar em veja onde está o seu veículo, que é a opção número 1. Após isso, você será direcionado para uma outra aba onde terá a opção de localização do veículo apreendido ou removido e deverá clicar no consulte aqui.

Para realizar a consulta da localização correta do seu veículo apreendido ou removido do pátio do Detran é necessário seguir os passos citados corretamente.

O primeiro passo é informar a placa ou o chassi do veículo. Logo em seguida ele solicitará que seja digitado no campo do formulário alguns caracteres, que serão informados na imagem. Posteriormente, basta clicar em não sou um robô e clicar em consultar.

Vale informar, que para realizar a liberação dos veículos apreendidos nesse departamento é necessário que o proprietário condutor imprima um boleto de pagamento destas taxas que são diárias e também do reboque.

Nesse caso também deverá ser seguido um passo a passo ou qual será informar a placa ou o chassi do veículo, posteriormente colocar CPF ou CNPJ do responsável pela liberação.

É importante dizer que existe uma restrição para veículos que possuam multas ou taxas pendentes. Neste caso a liberação só se dará mediante ao pagamento desses débitos.

Para imprimir o boleto com os seus débitos basta acessar a mesma página e realizar a emissão. O pagamento só poderá ser feito em uma agência bancária do Banco Bradesco.

Além disso, só serão recebidos os pagamentos dos boletos em espécie ou débito em conta, não sendo aceito então a forma de pagamento de cartão de crédito.

Com todas essas informações sobre como consultar veículos removidos para o pátio do Detran, apesar de existir algumas diferenças entre os estados, é possível ter uma base de como proceder.

Caso o seu veículo tenha sido apreendido ou removido, siga as orientações do artigo para tornar esse momento mais fácil.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news DETRAN: Consultar Veículos Removidos para o Pátio O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário