DETRAN MS Reclamações: Ouvidoria, Telefone

Quando se é um condutor ou se está no processo de habilitação, uma das palavras que mais se escuta é, sem dúvidas, DETRAN.

Isso se deve pois, nos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) são realizados serviços como licenciamento de veículos, pagamentos que são feitos no processo de habilitação e muitos outros procedimentos.

Tendo em vista que o DETRAN é um dos órgãos mais presentes na vida dos cidadãos, vamos conhecer um pouco mais sobre sua história, funcionamento e como o cidadão poderá tirar suas dúvidas.

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Um pouco mais sobre o DETRAN MS

O DETRAN MS, vinculado à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), nasceu em 1979 e se tornou uma autarquia em 1986.

Dentre os serviços mais comuns, o DETRAN é responsável por emitir e regularizar todo o processo para emissão de CNHs e realizar o licenciamento de um veículo, por exemplo.

O DETRAN pertence ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), uma organização ainda maior, que é formada por diversos órgãos e entidades que se unem para administrar o trânsito de veículos no Brasil.

Principais atribuições do DETRAN MS

Mesmo que cada DETRAN tenha regimentos distintos, todos cumprem funções similares, que impactam diretamente no dia a dia dos condutores ou de quem está no processo de habilitação.

Uma das principais atribuições do DETRAN é o processo de primeira habilitação. O órgão é responsável por realizar, fiscalizar e controlar esse processo, que pode ser feito online e presencial.

Outro processo no qual o DETRAN é responsável é a Reciclagem de CNH. As infrações que têm como consequência a obrigatoriedade de cursar uma reciclagem são os mesmos que causam a suspensão da CNH.

O órgão fica responsável também por vistorias e inspeções, verificando as condições de segurança e uso do veículo. As vistorias são obrigatórias no primeiro licenciamento do veículo e para realizar transferências de propriedade.

O DETRAN fica responsável também, pelas autuações de infrações e consequentemente as aplicações de medidas administrativas cabíveis. Essas medidas podem variar de acordo com a conduta cometida pelo condutor.

Conforme a legislação vigente, fica a cargo do Departamento, dar prioridade em suas ações de defesa da vida, incluindo também, a preservação da saúde e do meio ambiente.

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Reclamações DETRAN MS

Para registrar uma reclamação acerca de algum dos serviços prestados pelo DETRAN MS, o Departamento disponibiliza diversos meios de contato para que seja feito esse registro.

Essas reclamações podem ser feitas pelo e-Ouv (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual), que fica disponível 24h por dia e funciona de forma que permite o cidadão se comunicar com a administração pública.

Além da forma online, o DETRAN MS atende diariamente uma média de 55 clientes no setor da ouvidoria, entre manifestações presencias e também via telefone.

Para enviar uma reclamação, o cidadão pode optar pelas seguintes opções:

– Enviar sua reclamação no site: www.ouvidoria.ms.gov.br

– Sua reclamação pode ser enviada no e-mail [email protected];

– A reclamação pode ser feita pelo telefone (67) 3368-0209;

– É possível também, que a reclamação seja feita de maneira presencial na sede do DETRAN MS.

Ouvidoria DETRAN MS

A ouvidoria é o canal responsável pelo recebimento, apuração e tratamento das reclamações dos serviços que são prestados pelo DETRAN MS, bem como o atendimento dos demais canais de informação.

Para acessar a ouvidoria e poder consultar o andamento das suas reclamações registradas, acesse o site já citado acima  e siga os seguintes passos:

– Na aba de pesquisa digite “Ouvidoria”;

– Clique em “Ouvidoria”;

Feito isso, serão exibidas as formas de contato com a ouvidoria, que são telefone (67 3368-0209) e e-mail já mencionado.

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Meios de contato DETRAN MS

Para um melhor atendimento ao público, o DETRAN MS disponibiliza diversos meios de contato para melhor atender ao público, são eles:

– FALE CONOSCO (atendimento via e-mail);

– Call Center (Atendimento por telefone);

Capital: 154

Interior: (67) 3368-0500

–  Sede (Atendimento presencial).

O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta-feira, das 07:30h às 11:30h e das 12:30 às 16:30, mediante agendamento obrigatório.

Você pode encontrar o atendimento presencial no seguinte endereço:

Rodovia Mst 080 – Detran – Km 10.

Agendamento para atendimento presencial DETRAN MS

Para ser atendido de maneira presencial, é obrigatório que seja feito o agendamento prévio.

Vale ressaltar que o agendamento para atendimento presencial do DETRAN MS é diferente conforme o local de atendimento e o perfil do solicitante.

Dessa maneira, o cidadão que deseja realizar algum serviço presencial no órgão, deve acessar o site www.detran.ms.gov.br, fazer o agendamento do atendimento presencial, escolhendo categoria, serviço, unidade, data e horário.

Para que os atendimentos sejam possíveis, é necessário que o cidadão possua os seguintes documentos em mãos: CNH ou outra documentação com foto do responsável pelo agendamento e entrega do documento.

É importante ressaltar que o agendamento e atendimentos só podem ser feitos exclusivamente pelo cidadão, ou seja, por uma pessoa física.

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Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
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