Dicas para cozinhar macaxeira (Mandioca ou Aipim)
Conhecido em muitos lugares com nomes variados, a Mandioca, aipim ou macaxeira, é uma raiz muito saborosa e fácil de preparar. Além disso, sem dúvidas, esse é um alimento que já deve ter passado várias vezes pela sua mesa, pois, uma das maiores produções da raiz está no Brasil. Mas, embora seja um prato bastante popular, nem todos sabem como preparar, por isso, essas dicas de como cozinhar macaxeira (mandioca ou aipim), são essenciais.
Além do mais, com o alimento é possível fazer deliciosos pratos, doces ou salgados, usando sempre o mesmo método de cozimento. Dessa forma, as dicas a seguir possuem o intuito de facilitar o cozimento da raiz e deixá-la ainda mais saborosa. Além do mais, também é preciso escolher bem a raiz e deixar cozinhando no tempo certo, para ficar no ponto certo.
Ou seja, não tem muitos segredos para cozinhar a mandioca, na verdade, é um prato bem simples e fácil, então, basta seguir essas dicas e terá um bom resultado. Mas, não pense que basta colocar no fogo e deixar lá, é preciso observar para que não passe do ponto e amoleça demais. Normalmente, em mais ou menos 20 minutos o prato estará pronto, mas algumas podem demorar mais que isso. A seguir, veja as melhores dicas para ter uma macaxeira cozida e muito saborosa ao mesmo tempo.
Dicas para cozinhar macaxeira (Mandioca ou Aipim):
Antes de tudo, é preciso escolher uma macaxeira nova e que tenha uma polpa bastante branca, caso tenha manchas na polpa evite comprar, pois, ela está velha e provavelmente não vai cozinhar. Então, caso não saiba escolher a macaxeira, o melhor é pedir ajuda para o vendedor e comprar ela já descascada para conseguir escolher bem. Com a macaxeira cortada em grandes pedaços, coloque para lavar bem.
Depois, se ainda estiver com casca corte sentido ao comprimento, deixando a faca encaixada para soltar toda a casca, depois, lave mais uma vez. Depois, adicione a panela no fogo com água e deixe ferver, quando estiver fervendo a água adicione a macaxeira. Em seguida, coloque água até cobrir totalmente a macaxeira, pois, se ficar algum pedaço fora da água, não ficará bem cozido.
Mas, não tampe a panela totalmente, para evitar que derrame, espere cerca de 20 minutos adicione o sal e se necessário adicione mais água. Assim que a mandioca começar a abrir abrir, a água estiver ficando grossa e a macaxeira começar a amolecer, ela estará pronta. Depois de cozida, basta escorrer a água, normalmente, a mandioca fica cozinhando cerca de 15 minutos.
Truques interessantes para cozinhar bem a mandioca:
Agora, após esse guia, provavelmente, você vai notar que a mandioca ideal é a combinação de fatores que depende também da escolha do ingrediente no preparo da receita. Além disso, o tratamento feitos antes do cozimento da raiz, fará toda diferença. É preciso levar em consideração todos os processos do cozimento da macaxeira para dar certo no final.
Então, é extremamente importante saber escolher bem a mandioca e quanto mais nova ela estiver e com as cores mais uniformes, melhor. Assim, fica mais fácil ter uma mandioca que derrete na boca após cozida. Também, é importante lavar bem o alimento e remover toda terra, deixando na água depois de descascada. Além disso, é necessário deixar cozinhar sempre de forma adequada.
Quando cozinhar, deixe sempre a mandioca coberta por água e espete usando um garfo se ela desmancha, caso esteja dura, precisa cozinhar mais. Uma dica importante para o cozimento, é se após o tempo ela ainda não estiver cozida, adicione uma pitadinha de bicarbonato de sódio dentro da água e esperar cozinhar mais alguns minutos.
Escolher bem a sua mandioca faz toda diferença
Por fim, apesar desse ser um ingrediente facilmente encontrado, não é sempre que é possível encontrar o alimento de boa qualidade. Por isso, ao comprar é preciso atenção na escolha, pois, isso fará toda diferença na hora do preparo. Em alguns lugares, a macaxeira já é vendida descascada e com água dentro, então, fica mais fácil saber qual está boa ou não. Ao escolher, o ideal é que a mandioca esteja com o miolo branco ou todo amarelinho, isso dependerá do tipo da raiz.
Mas, se a mandioca estiver com a casca e você quiser saber se está estragada, basta pedir ao dono do estabelecimento que faça um pequeno corte na raiz para analisar o miolo. Se ela estiver com qualquer indício de manchas escuras por dentro, manchas esbranquiçadas ao redor da casca ou algumas parte moles, ela não está boa. Então, nessas condições o melhor é não levar e optar por outras opções.
O site mais atualizado de 2024!