Conheça as diferenças entre massagem relaxante e drenagem linfática
Massagens podem ajudar a diminuir o inchaço no corpo e a reduzir o estresse
Reunindo bem-estar, relaxamento e estética, as massagens são um tipo de serviço que tem conquistado o coração dos brasileiros. Só em 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira de Massoterapia (Abramas), o setor movimentou cerca de R$ 1,5 bilhão.
Entre os tipos de massagens mais populares estão a drenagem linfática e a relaxante, serviços diferentes entre si, mas que, segundo especialistas, podem se complementar. Os benefícios de ambas podem ser observados durante a realização, no entanto, costumam ser mais evidentes quando a prática se torna frequente, pelo menos uma vez por semana.
Drenagem linfática, aliada da estética e do bem-estar
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a drenagem linfática tem como objetivo estimular o sistema linfático para eliminar o excesso de líquidos e resíduos metabólicos, sendo um procedimento considerado seguro e eficaz para reduzir os inchaços do corpo.
A entidade explica que esse tipo de massagem aumenta a oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestivo, melhora as condições de absorção intestinal e promove relaxamento. Em consequência disso, reduz edema, proporciona uma cicatrização mais rápida em feridas e a reabsorção ágil de hematomas e equimoses.
Esse tipo de serviço pode ser encontrado em clínicas e espaços voltados para o bem-estar e estética espalhados no Brasil. Para encontrar um local próximo, a dica é fazer uma busca direcionada em mecanismos de busca ou sites especializados, pesquisando por “melhor drenagem linfática em São Paulo”, caso seja da região paulista.
Ainda de acordo com a SBD, o procedimento pode ser feito de forma manual ou mecânica e deve ser indolor. A drenagem linfática é indicada para pessoas com edema gestacional, comprometimentos de circulação sanguínea e como parte de tratamentos antes e após cirurgias plásticas e lipoaspiração.
O portal especializado na divulgação de serviços de massoterapia, Guia de Massagem, aponta que o procedimento também é indicado para quem deseja eliminar a retenção de líquidos, destacando que a drenagem é capaz de diminuir medidas na mesma proporção que o inchaço diminui.
Esse tipo de massagem costuma durar em média uma hora, mas depende da região a ser tratada. A drenagem linfática é contraindicada nos três primeiros meses de gestação e deve ser feita sempre por um profissional adequado.
Massagem relaxante ajuda contra o estresse
Assim como a drenagem linfática, a massagem relaxante também é um serviço popular na massoterapia. Os procedimentos que buscam trazer relaxamento são democráticos e agradam a todos os públicos.
Atualmente é possível encontrar diversas clínicas de massagem relaxante espalhadas pelo Brasil, mas o portal Guia de Massagem recomenda sempre buscar por profissionais especializados para garantir os benefícios do tratamento.
Conforme o Senac, as massagens relaxantes podem ajudar a aliviar dores, tensões e melhorar a circulação sanguínea, auxiliando na desintoxicação do organismo e na melhora da qualidade de vida. Para isso, o profissional realiza movimentos lentos e ritmados, pressão leve e moderada e deslizamentos suaves sobre a pele, utilizando óleos ou cremes hidratantes.
Diferenças entre os dois procedimentos
Em entrevista para a imprensa, a massoterapeuta Ana Paula Parizi aponta que a diferença entre a drenagem linfática e a massagem relaxante não está necessariamente nas manobras, e, sim, na conduta terapêutica e nos objetivos a serem alcançados.
Apesar disso, os dois tipos de massagem podem ser conduzidos de forma complementar. Após a realização da drenagem, por exemplo, o profissional pode incluir massagens que promovem o relaxamento para potencializar o tratamento.
O site mais atualizado de 2024!