Do que é feito a Jujuba Gomets (Balas de Goma): Fabricação de jujuba
No artigo de hoje, falaremos sobre um assunto um tanto quanto polêmico. E é possível que a sua opinião sobre esse doce tão adorável que chamamos de balas de gomas, mas que são mais famosas pelo nome jujuba, quando você souber como e de que ela é feita.
Jujuba Gomets: Balas de goma
O consumo de doces é algo bastante comum na nossa sociedade. Embora atualmente exista uma preocupação muito maior com a saúde e também com a estética, o açúcar ainda é considerado o ponto fraco principal de muitas pessoas.
Com o avanço da tecnologia, em especial na indústria alimentícia, o consumo de doces se tornou ainda mais difícil de evitar. Isso porque existem diversas opções, cada vez mais saborosas e com uma estética impecável e que dá água na boca só de olhar.
Chocolates, pipocas, amendoim doce, bolos, tortas, as famosas jujubas e muito mais. Inclusive opções sem açúcar, sem lactose ou até mesmo sem glúten.
Mas a verdade é que, mesmo com a quantidade de novas opções disponíveis no mercado, os doces que nos fazem relembrar a nossa infância, acabam falando mais alto.
Um desses doces recheados de memórias afetivas é a jujuba gomets. Uma bala feita de gelatina e coberta com açúcar, que fez ou faz parte de muita gente.
O que espero é que esse artigo não mude a sua opinião a ponto de excluir esse doce da sua vida.
Mas antes de falar do processo de fabricação da jujuba, é importante ressaltar que a indústria da qual a jujuba faz parte, junto com as outras mais diversas opções de doces, movimenta bilhões de reais por ano, todos os anos.
O mais impressionante é que nem mesmo coma crise ou com a pandemia esse número diminuiu. Podemos considerar que é uma área extremamente lucrativa.
Então se você está pensando em começar um novo negócio ou investimento, essa pode ser a área certa para você.
Do que é feito a jujuba?
Como dito anteriormente, o principal ingrediente da jujuba gomets é a gelatina. Mais especificamente a gelatina de origem animal, obtida a partir do colágeno.
E é justamente o processo de criação do colágeno que pode assustar algumas pessoas. Isso porque, o colágeno é obtido através de um processo de fervura de peles, ossos e outras cartilagens.
Os animais utilizados normalmente são os porcos, as vacas e também algumas aves.
A partir dessa fervura, é possível obter um produto amarelado e sem cheiro, que é o que chamamos de colágeno. E esse colágeno é o principal ingrediente da gelatina.
Vale ressaltar que esse processo faz parte da fabricação de diversos produtos que consumimos, não apenas da gelatina ou da jujuba.
Além do colágeno, é somada a mistura o açúcar, a água, corantes, aromatizantes e conservantes, para dar forma a jujuba.
Por isso, quando alguém disser que não consome jujubas porque é vegano ou vegetariano, não se assuste. Por incrível que pareça, as balas de goma são de fato de origem animal.
Uma das vantagens é que o colágeno traz alguns benefícios para o nosso corpo. Inclusive, o nosso próprio corpo produz a substância. Basicamente, 30% da proteína do nosso corpo, é colágeno.
Ele é responsável por manter a elasticidade da nossa pele, assim como está presente nos ossos e outras partes do nosso corpo. Não é a toa que a maioria dos produtos anti-rugas possui colágeno em sua composição.
Isso acontece principalmente porque a medida que nós envelhecemos, a produção de colágeno cai drasticamente, então precisamos consumir ou utilizá-lo de maneira externa, para continuar obtendo os resultados desejados, em especial na nossa pele, que sofre tanto com o envelhecimento.
Mas o que será que acontece depois de juntar o colágeno e os outros ingredientes? É o que descobriremos a partir de agora.
A fabricação de jujubas
Como dito anteriormente, após o processo de produção de colágeno, aquele obtido através da fervura de ossos, peles e cartilagens. O colágeno é somado as outros ingredientes.
Após misturados o colágeno, o açúcar, a água, aromatizantes, corantes e conservantes, eles são levados a um processo de cozimento em temperaturas bastante elevadas, para que alcance a consistência que nós conhecemos da jujuba.
Quando a mistura chega ao ponto de fervura, ela é levado a um processo de resfriamento. Isso impede que a mistura passe do ponto, o que deixaria a jujuba gomets mais firme do que o normal.
É somente após o cozimento que são adicionados os xaropes, que são responsáveis por dar um sabor específico a jujuba. Por isso existem jujubas de limão, de morango, de laranja, uva e tantos outros.
É possível adicionar também o sal e o uso de frutas nessa mistura.
O próximo passo é dar forma ao doces. Para isso, utilizam-se formas no formato desejado, e dentro dessas formas a jujuba passa por um processo de resfriamento e de descanso.
A última etapa consiste em polvilhar o açúcar nas jujubas gomets e embalar. Agora ela estarão prontas para distribuição em lojas, mercados, bomboniere e é claro, na nossa casa.
O site mais atualizado de 2024!