É verdade que Governo da Bahia do PT pediu para policiais devolver armas de traficantes após tirar fotos?

Nos últimos dias tem circulado nas redes sociais de supostos traficantes entregando armas de calibre grosso para policiais militares simulando uma apreensão e depois devolvendo as armas para os traficantes. Por isso, muitos estão se perguntando se é verdade que Governo da Bahia do PT pediu para policiais devolver armas de traficantes após tirar fotos? O vídeo compartilhado em inúmeras redes sociais já conta com milhares de compartilhamentos e visualizações.

governo-da-bahia É verdade que Governo da Bahia do PT pediu para policiais devolver armas de traficantes após tirar fotos?

É verdade que Governo da Bahia do PT pediu para policiais devolver armas de traficantes após tirar fotos?

Para começar, o vídeo que está circulando nas redes não aparece policiais fazendo fotos de armas de fogo e depois devolvendo para supostos traficantes, como foi alegado nas redes sociais. Na verdade, as imagens mostram policiais militares da Bahia fazendo investigação de simulacros utilizados ​​em uma websérie que foi gravada recentemente bairro Periperi, em Salvador.

Além disso, as postagens nas redes sociais se espalharam rapidamente e em apenas uma já somava mais de 80 mil visualizações, onde a legenda afirmava que a ordem para os policiais seria “só pra tirar fotos das armas e depois devolvê-las pros traficantes”. Inclusive, em outras publicações foram postadas a notícia de que a polícia estava apenas cadastrando as armas desses criminosos.

Em nota, a Polícia Militar da Bahia disse, ter recebido a denúncia de que algumas pessoas estariam portando simulacros de armas de fogo em Periperi. Logo depois, foi deslocada uma equipe se deslocou até o local, onde foi constatado “que se tratou da gravação de uma série de vídeos produzidos por moradores da região”.

Portando, a websérie, conta com a produção do criador de conteúdo Luan Batista, e é chamada de “De dentro da favela”. Além do mais, um desses vídeos que foram analisados ​​possui a marca do perfil do produtor na plataforma Kwai. Além disso, a legenda da publicação original, Luan agradece à Polícia Militar por todo apoio prestado no momento da gravação. Inclusive, em outro vídeo publicado por Luan, é possível ver quando a viatura da polícia deixa o local.

Além de tudo, Luan ainda publicou um depoimento dizendo que a produção foi feita com “todos os documentos em dia”. Desse modo, o vídeo na verdade exibe examinando simulacros de armas de fogo sendo usadas em uma websérie feita em Salvador, e não registrando as armas  e devolvendo para criminosos.

Inclusive, a polícia ao ser procurada confirmou essa mesma versão. Ou seja, o vídeo que está sendo repassado com legendas mentirosas, possuem o intuito de prejudicar o governo. Bem como, a maioria das fake news que são espalhadas por ai e na verdade se tratam de mensagens distorcidas.

Como saber se uma notícia é verdadeira ou falsa?

Sem dúvidas, a melhor maneira de evitar propagar Fake News é ir em busca da checagem de informações sempre e saber a veracidade das notícias antes de espalhar ou tomar como verdades. Pois, a maioria das pessoas agem de má fé e tem apenas esse intuito ao propagar mensagens mentirosas e distorcidas. Além do mais, a muitas pessoas usam da ingenuidade de outras para fazer com que acreditem no que elas querem.

Sendo assim, procure sempre pesquisar sobre notícias em sites confiáveis antes de sair espalhando qualquer notícia que recebe. Normalmente, as mensagens falsas possuem as mesmas características, então, fica mais fácil identificar quando recebe uma. A seguir, acompanhe a nota oficial da Polícia Militar da Bahia falando e desmentindo esse caso que não há qualquer comprovação.

“Na manhã de domingo (19) a 18ª CIPM recebeu a informação de que um grupo de pessoas estavam portando simulacros de armas de fogo na Rua Dr. Almeida no Periperi em Salvador. No loca, a guarnição verificou tratar-se de uma gravação de uma série de vídeos produzida por moradores da região. A fim de garantir a segurança da região e interpretações equivocadas, a PM realizou rondas em observação a região e adjacências. O vídeo divulgado nas redes sociais não se refere a outra postura por parte da guarnição”.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news É verdade que Governo da Bahia do PT pediu para policiais devolver armas de traficantes após tirar fotos? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário