É verdade que lutadora de vale tudo morre após enfrentar competidora trans?

Atualmente, está circulando nas redes a notícia de que uma lutadora de MMA havia morrido depois de enfrentar uma adversária transgênero na Malásia. No entanto, a notícia tem se espalhado apenas nas redes sociais e não há nenhuma reportagem comprovando o fato. Além disso, essa notícia já circulou nas redes no ano de 2018, mas, a imagem usada se trata de um grupo em um velório de uma pessoa que morreu em acidente de trânsito. Mas, será que é verdade que lutadora de vale tudo morre após enfrentar competidora trans? Veja a seguir.

lutadora-de-vale-tudo-morre É verdade que lutadora de vale tudo morre após enfrentar competidora trans?

É verdade que lutadora de vale tudo morre após enfrentar competidora trans?

Primeiro, os posts com a informação soma atualmente mais de 2,5 mil curtidas junto com compartilhamentos nas redes do Facebook e Instagram. Na postagem, tem a seguinte mensagem: “lutadora de MMA que causou ansiedade ‘homem-trans’ morreu neste último domingo”, junto com uma foto com um grupo de pessoas chorando.

Além disso, outras mensagens também circulando afirmando que “a lutadora de vale-tudo Shang Mau Bi faleceu neste domingo após ser nocauteada em uma luta de vale-tudo em Kuala Lumpur, na Malásia, no dia 21 do mês de janeiro”. O texto ainda completa dizendo: “Mau Bi foi encaminhado ao hospital logo após um duro combate contra a lutadora trans Nilika e infelizmente não resistiu à hemorragia cerebral”.

Após fazer pesquisas colocando o nome das lutadoras, foi localizada somente postagens nas redes sociais e os extos encontrados em alguns sites não mostram uma fonte segura da informação. Além de tudo, foram encontradas postagens antigas desmentindo o caso em 2018 e 2019. Na época em que essas mensagens circularam nas redes sociais, ainda tinha imagens de uma luta de MMA que ocorreu em 2013 nos Estados Unidos.

E, ao pesquisar sobre a luta, foi constatado que nenhuma das duas eram trans e também não houve morte nenhuma na luta em questão. Além disso, ao buscar pelos nomes das supostas lutadoras, não foi encontrado nenhuma com os nomes indicados nas postagens nos portais de MMA.

A história é verdadeira ou falsa?

Além disso, a foto publicada nas redes junto com a postagem, havia sido publicada no ano de 2015 em um site tailandês e nada tinha a ver com mortes de lutadoras. E, nessa postagem com a foto em 2015, se tratava de uma reportagem sobre uma atriz que viajou para oferecer condolências à família de um policial que foi morto após um acidente de trânsito. 

Sendo assim, não houve morte de uma atleta de MMA após lutar com uma adversária trans na Malásia e a notícia é totalmente falsa. Além disso, o caso é antigo e circula nas redes há bastante tempo e o caso não foi noticiado em nenhum jornal confiável. Isso, sem falar que a foto usada para noticiar o caso, se trata de uma foto sobre outro caso, relacionado a um acidente de trânsito.

Por esse motivo, é sempre importante ficar atento a notícias que viralizam nas redes sociais, pois, nem todas são de fontes confiáveis. Além disso, ultimamente as fake news tem ganhado forças nas redes de maneira muito rápida e desenfreada. Então, é importante sempre checar a veracidade dos fatos antes de sair compartilhando notícias pela internet. Algumas dessas notícias, são espalhadas com intuito de prejudicar alguém ou apenas espalhar desinformação sem qualquer fundamento.

Nesse caso, as mensagens que circulam nunca aconteceram em lugar algum e se trata de uma informação mentirosa, então, é preciso ficar atento. Sempre busque pesquisar em sites confiáveis e que passem seriedade, assim, evitará de cair em fake news.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news É verdade que lutadora de vale tudo morre após enfrentar competidora trans? O site mais atualizado de 2024!

Rosana S. Araújo é natural de Campinas no interior do estado de São Paulo e é formada em Administração, porém sempre foi apaixonada por cozinhar e largou tudo para tentar realizar um sonho que é ser dona de seu próprio restaurante famoso. Trabalhou como assistente de chefe de cozinha em um conceituado restaurante, onde também gerenciava as redes sociais e imprensa, com isso ganhou uma vasta experiência. Enquanto não abre seu tão sonhado restaurante, escreve, reedita e cria receitas deliciosas e é responsável por grande parte das receitas publicadas aqui nessa coluna do site HPG. Também escreve sobre os principais acontecimentos. Caso deseje entrar em contato, poderá deixar um comentário em uma receita ou enviar um email para: [email protected]
Deixe seu comentário