Economizador de energia funciona mesmo ou é enganação?
A energia elétrica é um item que costuma pesar muito no bolso do consumidor e, principalmente, no orçamento doméstico do final do mês. Desta maneira muitas pessoas buscam maneiras de minimizar a situação.
Em muitos casos a maneira mais óbvia de se economizar é reduzindo o consumo de energia e usando menos determinados equipamentos. No entanto isso nem sempre é algo tão fácil e tão viável. Assim é preciso usar outras alternativas, como a energia solar.
Contudo a instalação de painéis é cara, muitas vezes acima dos R$ 10 mil e muitos não têm condições financeiras para isso, mesmo sendo algo que vai reduzir muito o custo da energia. Então tem gente que aposta nos economizadores de energia.
Economizador de energia pode ser um problema
No entanto os chamados economizadores de energia, que prometem uma redução de até 35% no consumo no final do mês, podem ser na verdade um ‘tiro no pé’. Afinal de contas nem sempre realmente economiza o que se promete.
Além disso de acordo com alguns especialistas, esses equipamentos podem até mesmo danificar os eletroeletrônicos de sua casa. Isso porque na prática, eles inibem a passagem de corrente elétrica e acabam fazendo uma sobrecarga em cima daquele determinado aparelho.
Assim basta uma rápida pesquisa pela internet para mostrar que, na prática, há muitas reclamações de usuários contra o economizador de energia. Até porque esses equipamentos não são devidamente homologados por nenhum órgão oficial e, por serem piratas, até assim podemos dizer, não são tão seguros.
Aliás se queimar um aparelho eletrônico por causa disso e tiver seguro residencial, o mesmo não vai cobrir o conserto ou a troca, por conta de um uso indevido dos aparelhos eletrônicos.
Desconfie sempre das ofertas
Outra situação importante e sempre desconfiar das grandes ofertas de redução de gasto de energia elétrica. Afinal de contas nem todo mundo tem essa noção e já vai comprando o primeiro equipamento que vê pela internet ou até mesmo em lojas e bancas mais populares.
Neste caso é importante sempre desconfiar até mesmo da origem do produto. Até porque são vendidos nesses lugares mais desconhecidos e nunca nas grandes redes. Quando isso acontece é porque de fato algo está errado.
E se fosse tão simples assim, todo mundo teria esse economizador de energia em casa e principalmente nas empresas, onde se gasta ainda mais energia elétrica. Se fosse possível então até mesmo o preço dos produtos produzidos poderia ficar menores.
Além disso prováveis defeitos de fabricação ou falta de funcionamento do próprio economizador de energia poderá ser um problema para o consumidor. Afinal de contas por não ser algo legalizado, não tem nota fiscal e também não se tem como reclamar de forma devida.
Melhores maneiras de economizar energia elétrica
Então vamos agora falar sobre algumas medidas que realmente podem ajudar a economizar energia elétrica em um determinado lugar seja ele casa, comércio ou até mesmo indústria.
E por mais óbvio que possa parecer, são meios que muita gente conhece, mas muitas outras ainda não pararam para pensar como podem realmente economizar em casa.
Por exemplo muita gente não sabe, mas o chuveiro elétrico e o ferro de passar roupas, além do forno micro-ondas, são grandes ‘vilões’ do consumo de energia em uma residência.
Desta maneira mesmo parecendo difícil, temos que agir de forma racional, garantindo que se use o suficiente. Por exemplo 15min de chuveiro ligado equivale a mais de oito horas de televisão ligada em casa. E isso precisa ser considerado.
No caso do forno micro-ondas também devemos usar de forma racional, optando pelo fogão a gás na hora de esquentar diversos alimentos. Com relação ao ferro de passar roupa, muitas vezes não precisamos deixar o mesmo ligado o tempo todo na tomada.
Neste caso vale também pegar todas as roupas para passar de uma só vez e ainda desligar por um tempo da tomada, aproveitando o vapor e o calor que fica no ferro. Mas naturalmente existem outras maneiras de economizar, como só usar o computador e a televisão quando for necessário.
E observar quando há várias luzes acesas na casa, mesmo quando não se tem gente em determinado ambiente. Se souber usar apenas a luz no cômodo que estiver, já vai ser um bom auxílio.
Além disso se tiver lâmpadas incandescentes, vale trocar por lâmpadas de LED, que vão poder servir para a gente ter uma economia maior de energia, além de essas lâmpadas serem mais econômicas.
Por fim também devemos observar sempre se determinados aparelhos eletrônicos estão regulados, pois muitas vezes, eles podem ‘puxar’ energia. E a melhor maneira de verificar qual está puxando a energia é chamar um eletricista.
Que muitas vezes vai ser uma pessoa mais qualificada para falar sobre o assunto. Assim poderá identificar qual aparelho está consumindo mais energia e como fazer para resolver esse problema dentro de casa, garantindo essa economia final.
O site mais atualizado de 2024!