Empregador Web: Cadastro e Como Funciona
O Empregador Web foi criado pelo Governo, mais precisamente, pelo Ministério Público do Trabalho como forma de solucionar os processos, tanto na solicitação quanto na obtenção de tais benefícios junto ao governo.
Com o dia a dia cada vez mais agitado, esses aplicativos começaram a facilitar a vida de muita gente, com problemas que antes levavam horas ou até dias para resolver, agora levam minutos e gastam muito menos tempo.
Hoje você poderá conhecer as informações sobre o Empregador WEB, saber como funciona e como fazer seu cadastro. Continue lendo abaixo!
O que é um empregador web?
O Empregador Web é um sistema desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para facilitar a gestão de recursos humanos para empresas e trabalhadores. Por meio do sistema, é possível solicitar o seguro-desemprego e controlar a folha de pagamento.
O Empregador Web foi desenvolvido para facilitar a interação e conexão entre empresas e seus colaboradores.
Embora tenha várias funções que podem ser executadas no portal, a principal delas é a solicitação do Seguro Desemprego, que antes levava muito tempo para ser concluída, agora você pode fazer de forma rápida e fácil com apenas alguns cliques.
Estando em vigor desde 2015, a plataforma tem permitido a muitas empresas obter vantagens no seu dia a dia, como acesso rápido e fácil ao pedido de seguro-desemprego, unificação de informações, economia em documentos físicos e maior segurança.
Com o distanciamento social, muitas empresas tiveram que fechar as portas, revisar contratos de trabalho com funcionários e até mesmo baixar salários, o que significa que os empregadores Web estão iniciando um serviço para que as empresas possam informar sobre mudanças nos relacionamentos e ainda reivindicar benefícios emergenciais para seus funcionários.
A consolidação das informações pode ser facilitada pelo processo do seguro-desemprego, que pode ser feito em lotes por meio do próprio sistema de folha de pagamento ou de arquivos emitidos pelo ERP.
Benefícios de ser um empregador web
Assim como o Empregador Web, foi criado para facilitar a vida de empregadores e empregados na hora de lidar com o seguro-desemprego. Os dados de todos os envolvidos também estão totalmente seguros na plataforma, pois somente o Ministério do Trabalho tem acesso.
As principais vantagens do Empregador Web já foram citadas acima, como desburocratização e eliminação de papéis, fotocópias e impressões.
Além disso, há otimização do tempo, pois nem os funcionários nem os empregadores precisam gastar tempo resolvendo esses mesmos problemas, o que beneficia a todos, além de uma série de outras vantagens práticas.
Cadastro e acesso ao Empregador Web
Para acessar a plataforma Empregador Web, primeiramente, um dos sócios proprietários da empresa deve obter e instalar um certificado digital A3 em seu computador – falaremos sobre os detalhes deste certificado e sua finalidade a seguir.
- No primeiro momento, o representante legal (titular do certificado) deve fazer seu cadastro e o da empresa que administra o sistema, utilizando a opção “Cadastrar Gestor” no site
- Acessando o seu e-mail cadastrado para acessar o login e senha que foram gerados automaticamente pelo Empregador Web
- Depois retorne ao site, faça login para selecione o seu certificado se tiver mais de um instalado no dispositivo e autentique o seu acesso por PIN da certificação
- Logo em seguida, faltará apenas digitar o login e senha que foram encaminhados no e-mail e o sistema estará liberado para uso
A partir de agora, os gestores só precisam de aproveitar a utilidade e segurança que esta plataforma lhes pode proporcionar e cumprir o seu papel de empregadores.
Certificado Digital no Empregador Web
Caso você ainda não conheça bem o Certificado Digital, sendo uma tecnologia utilizado no Empregador Web, confira abaixo detalhes específicos:
- Se o cadastro da empresa for feito com base no CNPJ, o certificado digital utilizado deve referenciar o CNPJ da empresa
- Se for com base no CEI, o Certificado Digital utilizado deverá referenciar o CPF do responsável legal
- No caso em que a empresa com CNPJ possui CEI vinculado, é necessário cadastrar o referido CEI como empresa filial daquele CNPJ e não como uma empresa independente.
A tecnologia do certificado digital é um investimento muito interessante hoje porque, além de ser uma ferramenta de autenticação para o Empregador Web, é necessária para autenticar vários outros serviços do governo, desde a emissão de documentos eletrônicos até o envio de declarações fiscais.
Com o certificado é possível acessar o eSocial, emitir NF-e, executar e transferir DCTFWeb e todos os demais serviços e processos disponíveis no módulo SPED. Também é usado para assinar contratos juridicamente vinculativos, procurações, relatórios e outros documentos.
Cadastro da procuração de Pessoa Jurídica
Registrar uma procuração para uma pessoa jurídica também é muito simples. Na ausência de qualquer sigilo, basta que o usuário administrador informe os dados do agente no ato do cadastro.
Em seguida, com os dados em mãos, preencha todos os campos do formulário de solicitação.
Uma vez concluído o cadastro, basta que o solicitante solicite uma autorização de ativação no sistema. Portanto, essa ativação se dará por meio de uma rede credenciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Porém, vale lembrar que nesses casos é necessário o uso de um certificado digital juntamente com o e-CNPJ da empresa em questão.
O site mais atualizado de 2024!