Acesse Nossas Redes Sociais

ENEM

Encceja INEP: Login, Entrar na Area do Participante

Publicado

em

Você já ouviu falar do ENCCEJA? Se trata do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Esse exame é aplicado desde 2002 para avaliar os conhecimentos de quem não concluiu o ensino fundamental ou médio em sua idade adequada.

O Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais) é o responsável  pela aplicação do exame, em parceria com secretarias estaduais e municipais, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

encceja-inep-login-entrar-na-area Encceja INEP: Login, Entrar na Area do Participante

Por que fazer o ENCCEJA?

Saiba que é muito importante ter um diploma para obter uma melhor colocação no mercado de trabalho. Muitos brasileiros, não possuem o diploma da educação básica, que normalmente é uma exigência das empresas.

Com o passar dos anos, maior vai ficando as exigências das empresas em relação a escolaridade exigida aos candidatos. Muitas empresas não aceitam mais apenas o ensino básico, mas sim o médio, técnico ou superior.

É importante que você não fique para trás e acabe perdendo oportunidades de emprego. Muitas vezes é necessário ter diploma do ensino médio para fazer um curso técnico, tecnológico e superior. Então não deixe as oportunidades passarem.

Quais são as vantagens de fazer o ENCCEJA?

É importante, como citamos anteriormente, para que você consiga melhor colocação e oportunidades no mercado de trabalho, é necessário para fazer curso técnico ou superior, além de terminar os estudos de maneira mais rápida, e concluir o ensino médio sem precisar do fundamental.

Sabemos que, infelizmente, muitas pessoas não tiveram a oportunidade de terminar os estudos em seu prazo normal, muitas vezes por precisar trabalhar muito cedo, ou precisar ajudar em casa, cuidar de irmãos e entre outros.

Esse cotidiano era mais comum antigamente, mas hoje em dia ainda é visto, mesmo que raramente. Escolher não estudar mais, é algo grave que prejudicará muito o seu futuro, mas não ache que não terá mais saída caso você mude de ideia.

O ENCCEJA está aqui pra isso, para não deixar desamparada a população que não teve oportunidades em sua infância. Saiba também que muitas pessoas escolhem estudar após os 30/40 anos, e não é vergonha para ninguém, é na verdade motivo de orgulho, afinal é uma superação.

A educação é fundamental na vida de qualquer pessoa, para que se conquiste um futuro melhor, e consiga melhorar a qualidade de vida e dos familiares. É apenas o primeiro passo para o sucesso, mas é um grande passo!

Como eu me inscrevo no ENCCEJA?

Para acessar ao site e realizar a inscrição de 2022, basta acessar o link: www.encejanacional.inpe. Neste site, você terá acesso há 3 opções: Inscrição 2022, clique para acompanhar a inscrição e orientações para recuperar a senha.

Para realizar a inscrição, basta clicar na primeira opção do site, que em seguida te direciona para o preenchimento dos dados cadastrais, como CPF, data de nascimento e confirmação de imagem, para que o sistema identifique que você não é um robô.

Nas páginas seguintes, basta continuar o preenchimento das informações solicitadas, até a última etapa.

encceja-inep-login-entrar-na-area-do-participante Encceja INEP: Login, Entrar na Area do Participante

Quero acompanhar minha inscrição

Para acompanhar uma inscrição que já foi realizada, basta clicar na segunda opção da página linkada acima. Agora é só preencher o seu CPF e senha escolhidos. Há outras opções de fazer o login, abaixo deste campo de CPF e senha.

Você pode fazer login com o seu banco, Com QR Code, Certificado digital em nuvem ou instalado em seu computador.

Acessando, você localizará a sua inscrição no ENCCEJA.

A data das provas, já foi divulgada. Ocorrerá em 28 de agosto de 2022, domingo, das 9h às 13hs e das 15h30 as 20h30.

encceja-inep-login-entrar Encceja INEP: Login, Entrar na Area do Participante

Como são as provas?

As disciplinas são diferentes de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio).

Para o ensino fundamental, haverão 30 questões de ciências naturais e 30 questões de matemática. Além de questões de língua portuguesa, estrangeira moderna, artes, educação física, história, geografia e redação.

Para o ensino médio, haverá 60 questões divididas entre ciências da natureza e matemática. Além de 60 questões divididas entre redação, linguagens, códigos e ciências humanas.

Ainda não foi divulgada a data dos resultados do ENCCEJA 2022, mas fique de olho no site para obter maiores informações e atualizações.

Para ser aprovado e conquistar o certificado de ensino fundamental ou médio, é necessário tirar no mínimo 100 pontos em cada prova objetiva, e 5 pontos ou mais na redação. O Certificado deverá ser solicitado nas Secretarias da Educação e Institutos Federais conveniados ao INEP.

É importante que você pesquise por exames anteriores do ENCCEJA, e com isso revise as provas, refaça e assim você estará mais preparado na realização do ENCCEJA 2022.

Para acessar mais informações, acesse ao site ou edital, www.brasil.escola.com.br com cronograma completo e informações mais específicas.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Encceja INEP: Login, Entrar na Area do Participante em 2023 teremos novidades!
Compartilhe:

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.

Clique para comentar

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Conteúdo da Página

Novidades

Colunas

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.