Escola é lugar de brincar: 10 melhores brincadeiras

Se você deseja saber quais são as 10 melhores brincadeiras para fazer com as crianças na escola, confira a seguir quais são elas!

escola-lugar-brincar Escola é lugar de brincar: 10 melhores brincadeiras

1. Queimada

Para começar temos uma das brincadeiras mais populares das escolas, a queimada! Para jogá-la, só é preciso um espaço grande e uma bola. Com isso, é necessário dividir dois times, os quais devem ficar cada um em seu campo e acertar os adversários com a bola.

2. Pular Amarelinha

Em segundo lugar, temos uma das brincadeiras mais amadas do Brasil, a Amarelinha! Sendo ótima para trabalhar o equilíbrio e a coordenação motora e visual das crianças, esta brincadeira é super divertida para todas as idades. Nesta, basta desenhar no chão os quadrados e numerá-los de 1 a 9, não se esquecendo de colocar o céu no topo.

3. Morto e Vivo

Morto e Vivo também é outra ótima brincadeira que pode ser feita em qualquer lugar e com crianças de todas as idades, sendo excelente para desenvolver a suas habilidades motoras e atenção. Nesta, uma pessoa fica responsável por dar os comandos enquanto os outros participantes obedecem. Assim, quando se fala “Vivo” todos ficam em pé, e quando se fala “Morto”, todos devem agachar. Desta forma, a brincadeira vai acontecendo, alternando entre esses comandos rápida ou vagarosamente, de modo a confundir e surpreender os participantes. Aqueles que erram são eliminados, até que sobre apenas o vencedor.

escola-brincadeiras-brincar Escola é lugar de brincar: 10 melhores brincadeiras

4. Pular Corda

Falando agora de uma das brincadeiras mais clássicas e legais, temos a de pular corda! Para isso, serão necessárias ao menos duas pessoas para bater a corda, e uma ou duas crianças para pular. A brincadeira não tem segredo, basta pular até que erre a corda e passe a vez para outra criança. Além disso, existem várias músicas para pular corda que podem ser cantadas para deixar o jogo ainda mais divertido e emocionante.

5. Stop

Se tem um jogo amado por todos e não importa a idade, este com certeza é o Stop! Para quem não o conhece, trata-se de um jogo onde todos têm uma folha de papel e um lápis ou caneta, e, ao sortear uma letra do alfabeto, todos devem completar as categorias com uma palavra iniciada com a letra sorteada. Assim, aquele que terminar primeira grita “Stop!” e todos param para contabilizar seus pontos da rodada. Portanto, basta usar a sua criatividade e criar as suas próprias categorias.

6. Caixa surpresa

Se você deseja aguçar a curiosidade e, ao mesmo tempo, a coragem das crianças, escolher fazer a brincadeira da caixa surpresa pode ser uma boa opção! Ao fazer uma seleção de objetos que podem ser utilizados, seja pegando-os da escola ou mesmo pedindo para que os pais das crianças os enviem, você deverá pegar uma caixa de papelão encapada e toda fechada, de modo que tenha somente um buraco coberto. Isto para que as crianças não enxerguem o que tem dentro da caixa. Com isso basta começar a brincadeira! Você deverá dar algumas dicas e descrições do que tem dentro da caixa, para que as crianças possam tentar descobrir o que é enquanto o tocam na caixa..

7. Estátua

Estátua também é outra ótima brincadeira para se divertir com as crianças. De modo geral, é colocada uma música para todos os participantes dançarem e assim que for percebido que as crianças estão bastante relaxadas e distraídas, a música é pausada e todos têm que ficar como uma estátua, ou seja, sem se mexer. Detalhe: todos devem parar na mesma posição em que a música foi pausada. Sendo assim, trata-se de um jogo bem legal e que é ótimo para desenvolver a atenção, o equilíbrio e principalmente a paciência das crianças.

8. Pega pega

É claro que um dos jogos da educação infantil mais populares e amados não poderia deixar de ser mencionado, não é mesmo? Podendo ser realizada para todas as idades, esta brincadeira é ótima para desenvolver o senso de direção das crianças, bem como o seu raciocínio, agilidade e rapidez. Para quem ainda não conhece, para brincar de pega pega é preciso ter bastante espaço e o pegador, que é escolhido, deve tentar encostar nas outras crianças, para que elas passem a ser o pegador. E assim, todos deve fugir do pegador, para evitar que sejam pegos.

brincadeiras-de-escola Escola é lugar de brincar: 10 melhores brincadeiras

9. Esconde esconde

Outra brincadeira atemporal ótima para você fazer tanto quanto as crianças quanto com os adultos é a do esconde esconde. Para quem não a conhece, nela, alguém deve fechar os olhos e contar até um número determinado, enquanto o resto dos participantes devem se esconder neste meio de tempo. Assim, terminada a contagem, a pessoa começa a procurar a todos. Ganha quem não for encontrado e conseguir gritar “estou salvo, 1, 2, 3”, no ponto inicial da brincadeira.

10. Corre cotia

Para terminar, temos a brincadeira corre cotia! Nesta, as crianças são organizadas sentadas em uma roda, enquanto outra fica andando em volta durante a música “Corre cotia, na casa da tia, corre cipó…”, até que ela coloca um objeto atrás de um dos participantes. Assim, quando a música se acaba, os participantes conferem para ver se não tem nada atrás de si. Aquela que encontrar deve correr atrás do participante que estava em pé, enquanto ele tenta sentar no lugar que ficou sobrando na roda. Se conseguir pegar, ele volta a ficar sentado, mas se não, deve girar em torno da roda. Esse jogo é ótimo para trabalhar o raciocínio, a atenção e a coordenação das crianças!

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Escola é lugar de brincar: 10 melhores brincadeiras O site mais atualizado de 2024!

Clara é estudante em Comunicação Social na UNIP (Universidade Paulista) e escreve sobre assuntos relacionados a Dicas, Eventos e Televisão. Antenada sobre o mundo dos Famosos, tem como principal hobby ouvir músicas e assistir filmes. Entre em contato com Clara deixando um comentário em uma publicação ou através do e-mail [email protected]
Deixe seu comentário