eSocial Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha

Você sabe exatamente do que se trata quando falamos do eSocial? Se você tem dúvidas ou não sabe bem sobre o assunto, fique atento às informações que serão passadas a seguir.

Neste artigo vamos te informar sobre o que é o eSocial, como entrar, fazer login, se cadastrar e recuperar a sua senha.

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Afinal, o que é eSocial?

O eSocial, é um órgão do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), tem como principal objetivo o cumprimento das obrigações do cidadão, deixando  mais fácil e prático resolver pendências trabalhistas, previdenciárias e fiscais de forma totalmente digital.

O eSocial é um projeto desafiador. Primeiro, pelo seu tamanho, já que irá juntar, pela primeira vez, os órgãos federais, além de envolver empresas e colaboradores.

Você sabia que o programa irá permitir que seja enviado um conjunto de informações para um só lugar? O Ambiente Nacional no site eSocial, de forma totalmente online.

É importante lembrar que o eSocial não muda em nada a legislação, ele apenas facilita a comunicação e transparência entre o órgão e seus usuários.

Por este motivo, em cadastros de empresas, o site eSocial irá exigir uma revisão dos processos de RH, Administração de Pessoal, segurança do trabalho, medicina, tributário e jurídico, devido à exposição de seus dados requer segurança.

Para consultar, basta acessar: www.esocial.gov.br

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Quais são as vantagens e desvantagens do eSocial?

O eSocial (Sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas). Passaram a comunicar ao governo federal de forma unificada as informações relativas aos trabalhadores como vínculos, folhas de pagamento.

Comunicação de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS, agora podem ser realizados de forma totalmente digital.

Ele é um imenso sistema de registro elaborado pelo governo federal para facilitar a comunicação relativa aos trabalhadores de forma padronizada e simplificada.

O objetivo é diminuir os custos e tempo das contadoras, na execução de obrigações fiscais , previdenciárias e trabalhistas. As informações fornecidas pelas empresas compõem um grande banco de dados, contando com mais de 8 milhões de empresas e 80 mil escritórios de contabilidade.

Você que possui funcionários registrados pela CLT, desde janeiro de 2024, é obrigado a informar ao governo pelo eSocial as informações da saúde e segurança do trabalhador.

A parte tributária, impostos e trabalhistas, tornando de forma eletrônica e digital. O eSocial é como se fosse folha de pagamento digital.

As empresas possuem como obrigação, o envio de diversas informações, informando no cadastro geral de empregados, gerar folha de pagamentos, recolher fundo de garantia e gia grs, contribuição previdenciária, guia da previdência social e entre outros.

Todas essas relações dos empregadores com os seus empregados, já eram prestadas de forma independente, mas o eSocial veio para unificar tudo isso na plataforma digital, um software, para as empresas inserirem essas informações online.

As empresas que contratam contabilidades, como é o caso das pequenas empresas, normalmente acabam tendo uma assessoria para o envio das informações que o site necessita.

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Login, Cadastro e Recuperar Senha

Primeiramente, se você ainda não possui um cadastro no site do eSocial, para acessar será necessário se cadastrar.

O primeiro passo é verificar se o seu CPF está regularizado na Receita Federal, se não estiver, procure regularizar a situação, já que não é permitido o cadastro neste caso.

Para verificar a situação cadastral, entre no site da Receita Federal e clique em “comprovante de situação cadastral”, preencha seu CPF e data de nascimento.

Após a conferência dos dados, é a hora de iniciar o seu cadastro no eSocial, para isso, abra o site eSocial para gerar o código de acesso. Preencha o seu CPF e data de nascimento. Os dados são integrados ao sistema da caixa econômica federal, previdência social e receita federal.

Após inserir todos os dados solicitados para o seu cadastro, você receberá um código para seu acesso e posteriormente poderá acessar a sua conta e alterar a senha para uma segura e que você se lembre.O cadastro pode ser realizado usando um certificado digital.

Acessando o sistema, o usuário terá acesso a tela de cadastro dos dados pessoais do empregador. Você deverá informar nesta tela, email, números de telefone para contato e outros dados que serão solicitados. Caso haja alterações cadastrais, é muito importante que o usuário atualize, evitando divergências.

No canto superior direito da tela, você poderá incluir informações complementares, para informar coisas como: opção pelo registro do funcionário, indicação da situação da pessoa física, informar a regularidade, encerramento de espólio ou informar saída permanente do país e empresas de software caso queira usar o sistema social.

Sabendo destas informações, basta acessar ao site já informado acima neste artigo e se cadastrar para não deixar sua empresa com pendências. Para qualquer dúvida, acesse o site para obter mais informações sobre diversos assuntos.

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Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
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