Exame admissional: saiba quais doenças reprovam

O exame admissional é uma das etapas para que possamos trabalhar em uma empresa. Porém é importante que nossa saúde esteja em dia, para que o médico não nos reprove e com isso percamos a chance do emprego.

exame-admissional-saiba-quais-doencas-reprovam Exame admissional: saiba quais doenças reprovam

O exame de admissão não é uma simples etapa burocrática, mas também uma maneira de confirmar se o trabalhador pode exercer o cargo. Dessa forma a empresa não será prejudicada pela doença pré-existente do futuro funcionário.

Entretanto nem todos sabem a importância que isso possui e nem quais doenças reprovam, o que pode ser um problema enorme. Se você está em busca de um novo trabalho ou se já conseguiu, mas precisa passar por essas etapas, o texto a seguir vai te ajudar.

Nele vamos falar sobre o que é o exame admissional e como ele funciona e como se preparar para um. Por fim vamos listar as doenças que podem reprová-lo nesse momento, para que você não seja pego de surpresa. Se ficou curioso e quer saber tudo isso e muito mais, é só continuar a leitura!

Exame admissional: saiba como funciona

Sempre que uma empresa busca por um novo colaborador, este precisa passar por algumas etapas. Por exemplo é preciso enviar o currículo, aguardar a resposta, passar pela entrevista e fazer o exame admissional.

Porém as duas primeiras questões são mais populares e conhecidas pelo público em geral. Dessa forma, o item que mais geram dúvidas diz respeito ao exame admissional, que também é obrigatório.

Nesse sentido temos o artigo 168 da CLT, que exige o exame de admissão para que o trabalho seja iniciado. Além disso o exame pode ser cobrado em outras ocasiões, como por exemplo no momento da demissão.

E para trabalhadores com 45 anos é necessário fazer o exame admissional a cada 2 anos. Por fim a regra também se estende para quem possui mais de 45 anos ou que seja Jovem Aprendiz. Assim nesses casos o exame deve ser realizado 1 vez por ano.

Cada cargo exige um tipo de exame, que pode ser simples ou completo e serve como garantia para a empresa. Pois com isso o empregador pode entender se o colaborador está apto para exercer sua função. É importante que você tenha em mente que poderá reprovar nesse exame e perder a vaga conquistada.

exame-admissional-saiba-quais-doencas Exame admissional: saiba quais doenças reprovam

Reprovação no exame admissional: o que causa

Em primeiro lugar é preciso entender que não será a doença que irá fazer com que você reprove, mas sim sua condição de adaptação. Pois em alguns casos é possível trabalhar mesmo com uma doença, desde que ela não impeça o trabalho.

Isso significa que o médico vai avaliar diversas questões, como por exemplo a possibilidade do quadro se agravar com o tempo. Por exemplo se você possui um problema nas costas crônico, não poderá exercer funções que deixe você sentado ou em pé durante todo o tempo.

Portanto a única pessoa que pode confirmar se o trabalhador pode ou não exercer suas funções é o médico. E é aí que entra o exame admissional, que é feito por profissionais e avalia a saúde do trabalhador de uma maneira ampla.

Isso é algo positivo para o colaborador e para o empregador, visto que evita problemas relacionados à questões de saúde no futuro. Além disso permite que você fique por dentro de como anda sua saúde e como o reflexo dela afeta sua produção.

exame-admissional Exame admissional: saiba quais doenças reprovam

O que causa reprovação em um exame admissional

Agora é hora de falarmos sobre as causas de reprovação em um exame admissional e como podemos evitar isso. Na maioria dos casos o colaborador é reprovado por conta do exame toxicológico.

Nesse sentido se você quer passar no exame, o ideal é que você não consuma bebidas alcoólicas e nem outro tipo de droga antes do exame. Além disso é preciso que o médico avalie uma série de fatores para confirmar se o exame reprova ou não.

Porém existem algumas condições que podem reprovar o candidato e deixamos todas na lista abaixo:

  • Amputação que limite a execução de determinado trabalho;
  • Obesidade mórbida;
  • Doenças no pneumotórax;
  • Doenças linfo proliferativas malignas como por exemplo leucemia e linfomas;
  • Escoliose superior a nível 10;
  • Tumor ósseo ou muscular;
  • E mais.

Os casos acima são reprovações comuns, em especial quando falamos em concursos públicos. É importante que você entenda que outras profissões também exigem exame admissional. Mas em alguns casos é preciso conferir a lista de formas de reprovação, que variam de caso a caso.

Por exemplo mesmo que você seja um excelente motorista de ônibus, se fizer uso de medicamento para dormir será reprovado. Afinal a profissão não permite esse tipo de remédio e você será reprovado no exame de admissão. Mas cada caso é diferente e é preciso conhecer a empresa onde se pretende trabalhar para entender isso melhor.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Exame admissional: saiba quais doenças reprovam O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário