Farol xênon é permitido 2024? Veja o valor da multa

Todos procuramos ter mais segurança no momento de dirigir, principalmente em percursos noturnos ou rodovias perigosas. Portanto, até pouco tempo, vários motoristas buscavam fazer a instalação de kits de farol xênon nos carros, auxiliando o alcance da visão noturna ao dirigir.

Porém, as regras sobre o Farol Xênon mudaram, ou seja, elas pararam de ser permitidas. Mas será que é preciso tirar o equipamento do carro? Continue lendo abaixo e veja se o Farol Xênon é permitido 2024.

entenda-o-que-e-o-farol-xenon.jpg Farol xênon é permitido 2024? Veja o valor da multa
Entenda o que é o farol xênon

O Farol Xênon, uma fonte de luz de descarga de gás, é muito mais potente que os faróis convencionais, apesar de sua maior iluminação e pode causar problemas na estrada se não forem ajustados corretamente, afetando a visão dos outros motoristas.

A iluminação do farol xênon é o resultado de uma reação química. Isso porque o xenônio vem do gás xenônio.

O gás está dentro do tubo e, quando recebe uma descarga elétrica, brilha. Faróis baseados em xenônio emitem luz branca ou azul-branca.

O Farol Xênon se tornou muito popular há alguns anos. Isso porque, como mencionamos, ele é mais brilhante, além disso, muitas pessoas acham o branco e o azul mais bonitos. Mas em 2011, a instalação do acessório foi proibida.

farol-xenon-e-permitido.jpg Farol xênon é permitido 2024? Veja o valor da multa
Farol Xênon é permitido 2024?

Desde 2011 vigora a Resolução 384 do Conselho Estadual de Transportes (Contran), que proíbe o uso de xenônio em veículos. Dessa forma, somente carros equipados com o farol xênon original ou previamente normalizados poderão circular sem problemas legais.

Caso descumpra essa condição, o motorista será multado de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa pesada e cinco pontos deméritos na carteira de habilitação.

Por isso, é muito importante que os faróis de xênon tenham um sistema de ajuste automático do farol ligado à suspensão. Dessa forma, o direcionamento da luz acontece de forma correta sem bloquear a visão dos demais motoristas.

Para carros com farol xênon de fábrica, esse ajuste é controlado. Porém, o mesmo não ocorre em veículos adaptados com este acessório.

O principal motivo da irregularidade dos faróis de xenônio é que quando o carro não é projetado para receber tais luzes, o feixe ficará muito forte (sem auto ajuste), obstruindo a visão dos demais motoristas, e o risco de acidente é maior.

No entanto, carros originais de fábrica com faróis de xenônio tendem a ser caros. No Brasil, o Ford EcoSport Titanium 2.0 é um dos modelos “mais baratos” com esse recurso: custa mais de 90 mil reais.

É permitido em motos?

A Resolução 667 da Comissão Nacional de Transportes, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2023, também proíbe o uso de luzes de LED em motocicletas.

O Farol Xênon só é permitido em motocicletas equipadas com essa opção de fábrica ou em motocicletas com faróis substituídos e legalizados antes de 2023.

Quem trocar o farol da moto em 2023 pode ser multado e ter o veículo apreendido até que as coisas voltem ao normal.

veja-a-multa-por-ter-o-farol-xenon.jpg Farol xênon é permitido 2024? Veja o valor da multa
Veja a multa por ter o Farol Xênon

Os motoristas que substituírem faróis em 2024 estarão cometendo um descumprimento que acarretará em pesadas multas, 5 pontos da CNH e apreensão do veículo até que a situação se normalize, conforme vimos no art. Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Conforme observado acima, de acordo com o CTB, a multa pelo uso de luzes de LED no farol é severa. Portanto, o valor que o motorista infrator deverá pagar é de R$195,23.

Quais lâmpadas são permitidas?

De acordo com a Resolução nº 383 do Conselho Nacional de Trânsito, no Art. 6º Anexo I, item 3.15, as cores das luzes emitidas são as seguintes:

  • Farol de luz alta: Branco
  • Farol de longo alcance: Branco
  • Farol de luz Baixa: Branco
  • Farol regular: Branco
  • Farol de curva: branco
  • Farol de neblina dianteiro: Branco ou amarelo
  • Lanterna de marcha-a-ré: Branco
  • Lanterna indicadora de direção dianteira: âmbar
  • Lanterna indicadora de direção traseira: âmbar
  • Lanterna intermitente de direção traseira: âmbar
  • Lanterna intermitente de direção dianteira: âmbar
  • lanterna de freio: vermelho
  • lanterna da placa de licença traseira: branco
  • lanterna de posição dianteira: branco
  • lanterna de posição traseira: vermelho
  • lanterna de neblina traseira: vermelho
  • lanterna de estacionamento: Cor branca na dianteira, vermelha na traseira, âmbar se reciprocamente incorporada nas lanternas indicadoras de direção ou lanternas delimitadoras
  • Entre outros

O Farol de led é uma das principais alternativas ao farol de xenon. Alguns carros vem com essa nova tecnologia, que promete uma economia e mais segurança para os motoristas, além de ter a cor mais branca.

As lâmpadas LED para carros são mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes e são mais resistentes a choques e vibrações do carro. Isso acontece porque a energia elétrica é convertida em energia luminosa.

A eficiência luminosa média das lâmpadas halógenas é de 20 lumens por Kelvin. O brilho máximo médio das luzes LED automotivas é de 60 lúmens por Kelvin. Ou seja, você consegue uma melhora de 200% na iluminação. O Citroen C3 Attraction é um exemplo de carro equipado com LEDs de fábrica.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Farol xênon é permitido 2024? Veja o valor da multa O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário