Acesse Nossas Redes Sociais

Carros

Financiamento de veículo: Ação de Revisão de Juros, Vale a Pena?

Publicado

em

No caso de você ter um veículo financiado, uma dúvida que pode ficar é se vale a pena ou não a ação de revisão de juros, uma coisa que é feita por muitas pessoas. Isso porque, muitas vezes as pessoas precisam de um carro de forma rápida para suprir suas necessidades e acabam assumindo um contrato de financiamento com juros excessivos, o que pode fazer com que a pessoa pague o valor de dois carros praticamente, simplesmente pelo financiamento. Dessa forma, uma alternativa pode ser a ação de revisão de juros do financiamento do seu veículo.

Por isso, se você ficou curioso para saber se vale a pena ou não fazer a ação de revisão de juros do seu financiamento de veículo, continue lendo este artigo que nós falaremos sobre isso!

juros-veiculo Financiamento de veículo: Ação de Revisão de Juros, Vale a Pena?

O que é ação de revisão de juros?

Inicialmente, é preciso ter em mente que independente de sua parcela do financiamento do seu veículo estar atrasada ou não, se você está sofrendo com juros excessivos no seu contrato de financiamento, com certeza vale a pena pedir a revisão de juros. E para entender o porque, devemos saber como a revisão de juros funciona.

Basicamente, em muitos contratos, como por exemplo no financiamento de carro, a empresa responsável pelo financiamento pode cobrar juros que não são realmente compatíveis com a realidade, de maneira a explorar o consumidor. Esse por sua vez, não encontra outra saída, e acaba aceitando os juros.

No entanto, você não precisa passar por essa situação e pode pedir a revisão de juros do financiamento do seu veículo. Basicamente, será feita uma revisão dos juros do seu financiamento através de um processo judicial, e por lei, os juros do contrato poderão ser abaixados.

veiculo-revisao-de-juros Financiamento de veículo: Ação de Revisão de Juros, Vale a Pena?

Ação de revisão de juros 2022 vale a pena?

Ação de revisão de juros para financiamento atrasado

Com os juros excessivos que são cobrados pelos financiamentos, muitas vezes o consumidor começa a atrasar o pagamento de suas parcelas porque não consegue dar conta do valor das parcelas. Isso acaba virando uma bola de neve, e quando o consumidor percebe, já é tarde demais. Muitas vezes, essa sequência de atrasos nas parcelas acaba gerando uma dívida, que será bem mais difícil de quitar.

Isso porque além dos juros excessivos nas parcelas do financiamento, muitas vezes também há juros sobre os atrasos, o que torna bem mais difícil a regularização da situação. O que acontece também, é que muitos consumidores acabam se indignando com isso e deixando de pagar propositalmente.

Dessa forma, se você está passando por essa situação, com certeza vale a pena fazer a revisão de juros do financiamento do seu veículo. Isso porque dessa forma, você enxergará uma forma de sair dessa bola de neve que pode ter se tornado o atraso das parcelas. Com isso, você elimina também a possibilidade de continuar pagando um valor excessivo pelo seu carro depois de ter a situação regularizada.

É importante dizer que o que as instituições financeiras fazem ao lucrar excessivamente em cima do consumidor não é certo de acordo com a nossa lei. Sendo assim, o consumidor muitas vezes é enganado e não percebe o tanto de juros que está pagando. Por isso, mesmo que sua parcela esteja atrasada, você pode se livrar disso pedindo a revisão de juros do financiamento do seu veículo, que vale a pena.

 

Ação de revisão de juros para financiamento em dia

Para pessoas que gostam de manter suas parcelas em dia, de qualquer serviço, atrasar uma parcela se quer do financiamento é motivo de muito estresse. Dessa forma, por mais que o financiamento que a pessoa tenha feito possua juros excessivos, a pessoa continuará pagando as parcelas.

revisao-financiamento Financiamento de veículo: Ação de Revisão de Juros, Vale a Pena?

Essas pessoas estão certas, mas acabam com isso, ajudando instituições financeiras a lucrarem cada vez mais, isso com base em pessoas honestas. A vontade de adquirir um veículo e conquistar seus bens pode fazer com que pessoas de boa índole passem por situações como essa.

Dessa forma, a população acaba pagando um preço muito alto para simplesmente ter um meio de transporte particular. Muitas vezes, o carro acaba dando defeitos ou indo para o conserto antes mesmo das parcelas acabarem. O que acontece é que em alguns casos, o consumidor acaba trocando de carro fazendo a troca de financiamento, e assim acaba pagando por juros durante toda sua vida. Assim, o consumidor adquire financiamento e juros, e não um veículo, como pensa.

Com isso, se você é uma pessoa como a citada, honesta, que paga todas as suas parcelas em dia, vale a pena você pedir a ação de revisão de juros do financiamento do veículo. Isso porque com isso você poderá acabar de vez com essa situação de juros excessivos e poderá quem sabe, conseguir quitar seu financiamento antes de ter que trocar de carro novamente ou gastar no conserto do carro. Com isso, você estará apenas colocando em prática um direito que é seu.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Financiamento de veículo: Ação de Revisão de Juros, Vale a Pena?
Compartilhe:

Isabela Costa é natural da cidade de Petrolina/PE, está cursando direito na UniFTC de Petrolina. Mulher empoderada, está sempre antenada com os assuntos do momento, daí veio sua vocação para escrever, tem facilidade na escrita de qualquer assunto. É feminista e vegana e nas horas vagas faz trabalho voluntário em ONGs de sua cidade. Caso queira entrar em contato com Isabela, comente em uma publicação ou envie um e-mail para [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carros

IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Publicado

em

Após a Lei de 2016, houveram algumas alterações no IPVA RN 2022, ou seja, o governo do Rio Grande do Norte promoveu mudanças no imposto e elas devem ser conhecidas.

A alteração mais significativa se refere a aplicação de uma alíquota única para diversos veículos, que são os veículos com potência superior a 200 cilindradas.

Por causa disso, pode-se dizer até que o RN é o estado com uma das legislações mais simples no que diz respeito ao IPVA.

De toda forma, como acontece nos demais estados, é preciso que os contribuintes fiquem atentos à tabela, ao modo de consulta e ao pagamento do IPVA RN 2022.

Ipva-rn-tabela IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

O que é o IPVA do veículo

Para quem ainda não tem carro próprio e deseja saber mais sobre as taxas e impostos que são cobrados sobre os veículos, este artigo vai apresentar informações sobre o IPVA.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que se trata de um imposto estadual, então sofre variações conforme o estado de registro do automóvel ou motocicleta.

IPVA é a sigla usada para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que possui alíquota diferente de estado para estado, podendo variar de 1% até 6%.

Além disso, esse imposto não é aplicado apenas aos carros e motos não, incide sobre as aeronaves, embarcações e qualquer um dos tipos de veículos automotores.

Dessa forma, percebe-se que é um imposto importante e deve sempre estar com o pagamento em dia para não sofrer multas.

IPVA RN 2022

Após a legislação de 2016 ter causado alterações sobre o IPVA RN no que se refere às alíquotas para automóveis, caminhonetes, embarcações e outros com potência acima de 200 cilindradas.

Para esses modelos de veículos citados anteriormente, a alíquota passou a ser de 3%, sendo divergente dos outros estados levando em consideração o tipo de veículo e a potência específica.

Isso pode ser considerado uma vantagem pois evita surpresas aos contribuintes que podem garantir a alíquota de 3% sobre o valor venal dos seus veículos que possuem mais de 200 cilindradas.

Ademais, há também vantagem em relação a efetivação mais simples das parcelas do IPVA RN que podem ser pagas de duas maneiras:

– Cinco parcelas ao longo dos meses do ano;

Pagamento por parcela única com desconto de 5%.

Mesmo que o prazo de vencimento das parcelas mensais não coincida, pode-se garantir como referência os dez primeiros dias do mês ou dependendo da placa do veículo, a primeira quinzena.

Ipva-rn-valor IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Consulta IPVA RN 2022: aprenda

Se você deseja consultar o seu IPVA RN 2022 para estar realizando o pagamento do valor, mas não sabe como fazer, leia o passo a passo aqui.

Primeiramente, você deverá acessar o site do Detran e ir até a aba de consulta, para ter acesso a sua guia.

Ao entrar no site, você vai ter uma pagina que vai solicitar o número do RENAVAM e a placa do seu veículo, basta preencher os dados e clicar em “consultar”.

Dessa forma, a guia será emitida e você poderá baixá-la para ter em seu aparelho eletrônico ou mesmo realizar a impressão para estar realizando o pagamento.

Valor do IPVA RN 2022

É preciso que haja o entendimento de que o IPVA é um imposto calculado pela multiplicação do valor venal do veículo no mercado e as alíquotas determinadas pelo governo de cada estado.

Dessa maneira, como já foi falado o estado do Rio Grande do Norte, estipulou a alíquota de 3% para os veículos automotores, como por exemplo:

– Automóveis;

– Caminhonetes;

– Embarcações;

– Motocicletas;

– Similares com potência maior que 200 cilindradas.

Os outros veículos deverão fazer uma consulta a tabela para saber o valor correspondente ao seu bem.

Ipva-rn-pagamento IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela

Tabela IPVA RN 2022

Assim como, nos outros estados, a data de vencimento do pagamento vai sofrer variação e acordo com o final da placa do seu veículo, por isso existe a tabela.

Seguindo a lógica, os proprietários de veículos com placas que possuem o final 1, são os primeiros a começarem a pagar e normalmente tem a data de vencimento do boleto para janeiro de cada ano.

Em contrapartida, os donos de veículos com placa final 0, são os últimos a pagarem e normalmente é no mês de julho do ano corrente.

Sendo assim, é preciso estar atento a tabela do Rio Grande do Norte, para que não se atrase e se esqueça do prazo de pagamento. 

Pagamento do IPVA RN 2022

Para realizar o pagamento do IPVA RN 2022, não há dificuldade, após seguir o passo a passo que foi citado aqui em consulta e emitir a guia.

É possível realizar o pagamento em qualquer casa lotérica ou ao banco, basta levar o boleto emitido pela internet ou mesmo o que chegou na sua residência, se for o caso.

Além disso, se o pagamento for realizado em cota única, o contribuinte receberá 5% de desconto no valor do IPVA RN 2022.

Encontrou algo errado ou desatualizado? Avise-nos deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news IPVA RN 2022: Consulta, Valor, Pagamento, Tabela
Compartilhe:
Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.