Acesse Nossas Redes Sociais

Finanças

Fiz um Pix e Não Chegou: O que Fazer?

Publicado

em

O Pix se tornou sucesso para o público e para as empresas, afinal, esta é uma operação que não possui nenhuma cobrança e que leva apenas 10 segundos para constar como pagamento. Mas o que fazer quando você faz um Pix e ele não chegou?

Continue lendo abaixo e descubra o que fazer nesses casos para evitar problemas!

fiz-um-pix.jpg-300x188 Fiz um Pix e Não Chegou: O que Fazer?

O que é o Pix e como funciona?

O Pix é uma opção eletrônica e gratuita de transferências bancárias realizadas na mesma hora, e foi criada pelo Banco Central do Brasil.

As transferências podem ser realizadas diretamente pelo celular e a qualquer momento do dia, sendo uma conta corrente, conta de pagamento ou poupança. Diferente do TED ou DOC, que possuem restrições de horários e que podem demorar até 3 dias úteis para que o dinheiro chegue na conta da pessoa que irá receber.

Para fazer um Pix é muito simples, basta acessar o aplicativo do banco que você utiliza e clicar na opção. Depois, informe a Chave Pix de quem vai receber o dinheiro, podendo ser CPF, CNPJ, telefone, chave aleatória ou e-mail.  Tudo é muito rápido e pede poucas informações!

Essa forma de pagamento foi desenvolvida para que as pessoas e empresas tenham:

  • Mais velocidade para fazer pagamentos e transferências bancárias
  • Para aumentar a competitividade e eficiência no mercado
  • Reduzir os custos, ampliar a segurança do sistema
  • Ser um incentivo de pagamento eletrônico no varejo
  • Promover inclusão financeira

pix-nao-chegou.jpg-300x188 Fiz um Pix e Não Chegou: O que Fazer?

O pix é realmente seguro?

O sistema do PIX exige alguns procedimentos para manter a segurança, como a comprovação da identidade da pessoa que tentar utilizar a chave.

No caso do telefone, o cadastro só é possível se o aparelho estiver na posse do verdadeiro dono. O sistema vai exigir uma identificação dupla: sendo a senha do banco e o código enviado por SMS.

No e-mail, o usuário vai receber uma mensagem dentro do app do banco em que está cadastrando o Pix.

Portanto, caso algum criminoso tente utilizar a chave aleatória, o usuário recebe uma mensagem informando a tentativa de uso, e para evitar isso, basta não confirmar o registro.

Esses processos fazem com o Pix seja seguro, evitando que as pessoas sejam roubadas e tenham problemas financeiros.

pix-nao-chegou-1.jpg-1-300x188 Fiz um Pix e Não Chegou: O que Fazer?

Fiz um Pix e não chegou, o que fazer?

Existem relatos de pessoas dizendo “Fiz um pix e não chegou, o que devo fazer? ”. o PIX pode levar até 10 segundos para constar na conta de destino, seja em qualquer dia ou horário, o tempo será o mesmo.

Porém, existem algumas situações em que poderá demorar certo tempo para ser efetuado, e caso tenha sido concluído, mas não apareceu na conta, o primeiro passo é verificar se o valor não retornou para a conta. Veja outras situações e como resolver:

Suspeitas de Fraude

Caso esteja suspeitando de fraude, as transferências por Pix podem ser retidas por até 60 minutos. O procedimento é realizado para que seja checado o processo de transferência, antes de disponibilizar o valor na conta do destinatário ou devolução para a conta de origem.

Também pode ocorrer em transferência que estão por fora do perfil de uso de determinado cliente, buscando evitar possíveis fraudes.

Problemas no sistema

A outra possibilidade é de problemas no sistema ao fazer Pix, o banco de origem ou do destino, esteja passando por uma instabilidade em seus sistemas. Dessa forma, vai gerar atraso na conclusão da transferência.

Algumas instituições também possuem processos internos com uma complexidade maior, podendo gerar mais atraso durante a transferência pelo PIX.

Portanto, caso o valor já tenha saído da sua conta e ainda não tenha chegado na conta de destino, mesmo após horas ou dias, veja com o banco o que pode ser feito para resolver o problema.

Uma equipe de atendimento estará disponível para ajudar a resolver a questão e evitar transtornos financeiros para os dois lados, tanto para a empresa quanto para a pessoa que realizou o pagamento.

Entre em contato com o banco

Entre em contato com o banco de origem ou de destino, explique que fez um pix e não chegou, assim eles vão resolver a situação o mais rápido possível e entender o motivo do erro.

Utilize o serviço de atendimento ao cliente, esclareça o problema para que possa ser resolvido. E caso não consiga avanços, acione a Ouvidoria do Banco.

Essa área é um contato direto com a instituição, e atua em casos específicos e que já passaram pelo outro serviço. Busque telefones, e-mails e outros canais que a instituição financeira disponibilizar.

 

Caso você também esteja passando pelo dilema “fiz um Pix e não chegou”, saiba que a melhor opção é entrar em contato com a instituição financeira para descobrir o que aconteceu e como poderá ser resolvido.

Dessa forma, poderá evitar dores de cabeça e ter o valor reembolsado ou devidamente transferido para a conta de destino.

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado.

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Publicado

em

Uma pessoa poderá ter o nome sujo no SPC e Serasa por atraso no pagamento de qualquer conta, seja ela de luz, água, telefone, cartão de crédito e muitas outras.

E quando isso acontece, o CPF estará negativado, e para melhor essa situação, é preciso fazer uma negociação e pagamento da dívida. Quer saber mais sobre como limpar o nome sujo no SPC e Serasa Então continue lendo abaixo!

nome-sujo-spc-e-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

O que é nome sujo no SPC e Serasa

A pessoa que tiver o nome sujo no SPC e Serasa é aquela que comprou um serviço ou produto, e não pagou corretamente. Ela terá o nome apontado na lista dos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, os órgãos como SPC Brasil, Serasa, Boa Vista SCPC, e depois será visto como negativado.

Portanto, quando uma empresa não recebe o pagamento em dia de determinado cliente, ela irá emitir o aviso para um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre esta dívida que está pendente.

Eles vão entrar em contato com o consumidor para avisar que o nome será adicionado na lista de proteção ao crédito, caso o pagamento da dívida não seja feito no prazo determinado.

Se esta inclusão realmente acontecer, o nome em questão será apontado nos órgãos como o SPC e Serasa, e o mesmo poderá ser utilizado em consultas de outras empresas que tenham acesso a base de dados e queiram checar o histórico financeiro.

Quando o nome fica sujo no SPC e Serasa?

O nome sujo no SPC e Serasa é consequência do atraso de pagamento de qualquer uma das contas, seja uma despesa de casa como água, luz, aluguel, cartão de crédito e muitas outras.

Desse modo, o nome será incluído na lista dos órgãos, e no primeiro momento de inadimplência o credor já vai poder inserir o nome do devedor no cadastro dos inadimplentes, porém, ele precisa comunicar os outros órgãos.

Veja 7 situações que geralmente causam a negativação do nome no SPC e Serasa:

  • Atraso em carnês
  • Ação Judicial
  • Cartão de credita
  • Cheque sem fundo
  • Falta de pagamento dos empréstimos
  • Dívidas vencidas
  • Protesto do título<

Quando os prazos não são cumpridos, ocorre o aviso sobre o nome na lista de negativados dos órgãos como o SPC.

nome-sujo-spc-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Consequências de ter nome sujo no SPC e Serasa

É inegável que todos sabemos que ter o nome sujo no SPC e Serasa é algo ruim, afinal, o nome está sendo apontado em qualquer serviço de proteção ao crédito. Porém, nem todos sabem como isso realmente afeta a vida da pessoa.

Estar negativado significa para o mercado que essa determinada pessoa não possui comprometimento em realizar os pagamentos, e assim ela terá dificuldades para conseguir:

  • Empréstimos
  • Financiamentos (seja de imóvel, carros e outros bens)
  • Abertura de conta corrente
  • Adquirir novos cartões de crédito
  • Bloqueio de cheque especial

Além disso, ainda é possível encontrar um dispositivo na CLT que possibilita que os bancários sejam demitidos se eles tiverem com o nome sujo no SPC e Serasa.

nome-spc-serasa Como Saber se Estou com Nome sujo no SPC e Serasa

Como saber se está com nome sujo no SPC e Serasa?

Uma forma eficiente se está com o nome sujo no SPC e Serasa é através de uma consulta do CPF, sendo uma opção disponibilizada nos sites de proteção ao crédito. Fazer essa consulta no Serasa é completamente gratuito, rápido e simples! Veja como fazer isso:

  • Acesse o site do Serasa
  • Vá na opção “Consultar CPF Grátis”
  • Faça seu cadastro (se ainda não tiver) e depois faça o Login
  • Por último, vá na opção “meu CPF” e veja as informações sobre todas as pendências no seu CPF.

Para limpar o seu nome sujo no SPC e Serasa, basta acessar as pendências e negociar as dívidas. Tudo pode ser feito pela internet mesmo, o site é eficiente e simples de ser usado.

Após a negociação, basta fazer o pagamento e acompanhar as pendências e o nível do Score ficando disponível. É muito importante que o interessado em quitar as dívidas tenha um planejamento para conseguir saldar os débitos.

É fundamental ter em mente que não adianta fazer uma negociação e depois não conseguir fazer o pagamento do que foi combinado, pois isso se tornará um acúmulo de contas.

Como saber se o nome está negativado no SPC?

Veja como verificar se o seu nome está sujo no SPC:

  • Faça download do aplicativo (está disponível para Android e iOS) ou site do SPC Consumidor
  • Faça um cadastro com seu nome, CPF, e-mail e telefone para contato
  • Faça a verificação do cadastro por e-mail ou por SMS
  • Posteriormente, confira todas as informações sobre a situação do CPF gratuitamente.

Na plataforma do SPC é possível verificar gratuitamente e de forma rápida, o nível do score e as dívidas que estão em aberto.

Da mesma forma que o outro, basta fazer a negociação e pagamento da dívida para limpar o nome sujo no SPC e Serasa. Lembre-se de ter um planejamento financeiro para não ter novos problemas no futuro, ou acabar acumulando novas dívidas nos órgãos.

Continue Lendo...

Conteúdo da Página

Novidades

Categorias

Páginas

Conteúdo em Destaque

HPG - Hábito Pragmático é gerido por Miidia Serviços de Publicidade Web EIRELI – CNPJ 14.444.032/0001-90 - Contato: [email protected] - Todo nosso conteúdo é original, de propriedade do HPG e pode ser reproduzido, desde que apontada a devida fonte com um link para nossa Home Page ou página em questão. Conteúdo de ordem Prática, Objetiva e Realista.