Fiz um Pix e Não Chegou: O que Fazer?

O Pix se tornou sucesso para o público e para as empresas, afinal, esta é uma operação que não possui nenhuma cobrança e que leva apenas 10 segundos para constar como pagamento. Mas o que fazer quando você faz um Pix e ele não chegou?

Continue lendo abaixo e descubra o que fazer nesses casos para evitar problemas!

fiz-um-pix.jpg-300x188 Fiz um Pix e Não Chegou: O que Fazer?

O que é o Pix e como funciona?

O Pix é uma opção eletrônica e gratuita de transferências bancárias realizadas na mesma hora, e foi criada pelo Banco Central do Brasil.

As transferências podem ser realizadas diretamente pelo celular e a qualquer momento do dia, sendo uma conta corrente, conta de pagamento ou poupança. Diferente do TED ou DOC, que possuem restrições de horários e que podem demorar até 3 dias úteis para que o dinheiro chegue na conta da pessoa que irá receber.

Para fazer um Pix é muito simples, basta acessar o aplicativo do banco que você utiliza e clicar na opção. Depois, informe a Chave Pix de quem vai receber o dinheiro, podendo ser CPF, CNPJ, telefone, chave aleatória ou e-mail.  Tudo é muito rápido e pede poucas informações!

Essa forma de pagamento foi desenvolvida para que as pessoas e empresas tenham:

  • Mais velocidade para fazer pagamentos e transferências bancárias
  • Para aumentar a competitividade e eficiência no mercado
  • Reduzir os custos, ampliar a segurança do sistema
  • Ser um incentivo de pagamento eletrônico no varejo
  • Promover inclusão financeira
pix-nao-chegou.jpg-300x188 Fiz um Pix e Não Chegou: O que Fazer?

O pix é realmente seguro?

O sistema do PIX exige alguns procedimentos para manter a segurança, como a comprovação da identidade da pessoa que tentar utilizar a chave.

No caso do telefone, o cadastro só é possível se o aparelho estiver na posse do verdadeiro dono. O sistema vai exigir uma identificação dupla: sendo a senha do banco e o código enviado por SMS.

No e-mail, o usuário vai receber uma mensagem dentro do app do banco em que está cadastrando o Pix.

Portanto, caso algum criminoso tente utilizar a chave aleatória, o usuário recebe uma mensagem informando a tentativa de uso, e para evitar isso, basta não confirmar o registro.

Esses processos fazem com o Pix seja seguro, evitando que as pessoas sejam roubadas e tenham problemas financeiros.

pix-nao-chegou-1.jpg-1-300x188 Fiz um Pix e Não Chegou: O que Fazer?

Fiz um Pix e não chegou, o que fazer?

Existem relatos de pessoas dizendo “Fiz um pix e não chegou, o que devo fazer? ”. o PIX pode levar até 10 segundos para constar na conta de destino, seja em qualquer dia ou horário, o tempo será o mesmo.

Porém, existem algumas situações em que poderá demorar certo tempo para ser efetuado, e caso tenha sido concluído, mas não apareceu na conta, o primeiro passo é verificar se o valor não retornou para a conta. Veja outras situações e como resolver:

Suspeitas de Fraude

Caso esteja suspeitando de fraude, as transferências por Pix podem ser retidas por até 60 minutos. O procedimento é realizado para que seja checado o processo de transferência, antes de disponibilizar o valor na conta do destinatário ou devolução para a conta de origem.

Também pode ocorrer em transferência que estão por fora do perfil de uso de determinado cliente, buscando evitar possíveis fraudes.

Problemas no sistema

A outra possibilidade é de problemas no sistema ao fazer Pix, o banco de origem ou do destino, esteja passando por uma instabilidade em seus sistemas. Dessa forma, vai gerar atraso na conclusão da transferência.

Algumas instituições também possuem processos internos com uma complexidade maior, podendo gerar mais atraso durante a transferência pelo PIX.

Portanto, caso o valor já tenha saído da sua conta e ainda não tenha chegado na conta de destino, mesmo após horas ou dias, veja com o banco o que pode ser feito para resolver o problema.

Uma equipe de atendimento estará disponível para ajudar a resolver a questão e evitar transtornos financeiros para os dois lados, tanto para a empresa quanto para a pessoa que realizou o pagamento.

Entre em contato com o banco

Entre em contato com o banco de origem ou de destino, explique que fez um pix e não chegou, assim eles vão resolver a situação o mais rápido possível e entender o motivo do erro.

Utilize o serviço de atendimento ao cliente, esclareça o problema para que possa ser resolvido. E caso não consiga avanços, acione a Ouvidoria do Banco.

Essa área é um contato direto com a instituição, e atua em casos específicos e que já passaram pelo outro serviço. Busque telefones, e-mails e outros canais que a instituição financeira disponibilizar.

 

Caso você também esteja passando pelo dilema “fiz um Pix e não chegou”, saiba que a melhor opção é entrar em contato com a instituição financeira para descobrir o que aconteceu e como poderá ser resolvido.

Dessa forma, poderá evitar dores de cabeça e ter o valor reembolsado ou devidamente transferido para a conta de destino.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Fiz um Pix e Não Chegou: O que Fazer? O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
1 comentário
  • Responder

    fix um pix e não chegou na Tim

Deixe seu comentário