Fotógrafo: Salário em 2024, O que faz e vagas abertas
Fotógrafo é uma profissão que está sempre em alta, mesmo em tempos de aparelhos celulares de alta definição. Até porque ser fotógrafo não é apenas apertar o botão do celular e dar uns cliques.
Assim o fotógrafo profissional tem que ter o conhecimento de diversas questões técnicas, como a qualidade e a quantidade de luz de um determinado ambiente e também de toda a composição daquele ambiente.
Desta maneira para ser um fotógrafo de qualidade, precisa mais que tudo ter uma sensibilidade visual para buscar uma imagem diferenciada. E ter sempre algo de novo, que possa compor um determinado material.
Diversos tipos de fotógrafos
Atualmente existem diversos tipos de fotógrafos, cada um atuando em determinados setores. Um deles é fotógrafo de jornalismo, aquele que trabalha em jornais impressos e nos grandes portais de notícias. Neste caso a foto tem que ter a capacidade de informar e de adicionar algo mais a uma reportagem. Muitas vezes uma imagem realmente vale mais do que mil palavras e isso é essencial.
Dentro do jornalismo a foto não é apenas um calhau (aquelas imagens e informações para tapar buraco em uma página). A foto é informação e é também um complemento que dá confiabilidade àquela reportagem.
Neste caso o fotojornalista pode tanto ser um profissional formado em Comunicação Social quanto alguém que fez um curso técnico. Naturalmente que o profissional que fez uma faculdade de jornalismo vai ter mais elementos para conhecer e entender a importância do fotojornalismo.
Com isso vai saber exatamente como montar um cenário e como aquela imagem poderá compor o ambiente da melhor maneira possível. Então é uma possibilidade de valorizar ainda mais o espaço e impressionar mais o leitor e o internauta.
Outros trabalhos para fotógrafos
Agora o que também segue dando muitas oportunidades para fotógrafos é fazer imagens de casamentos, noivados e gravidez. Afinal de contas os ensaios fotográficos das futuras mamães estão muito em alta. Assim isso também vale muito da sensibilidade do fotógrafo na hora de escolher um lugar adequado.
Por exemplo em cidades turísticas como Gramado e Campos do Jordão, é muito comum essas fotos de gravidez. No caso do casamento também vale a sensibilidade e o conhecimento do fotógrafo para fugir do lugar-comum e fazer fotos realmente marcantes. E isso vai muito além apenas do conhecimento técnico, já que é uma questão de ter visão mesmo.
Mas uma dica para um bom fotógrafo ter essa visão mais refinada, uma dica é acompanhar sempre os trabalhos de outros fotógrafos consagrados, pois, desse modo, poderá aprender um pouco e melhor a perceptividade. E assim será um profissional diferenciado.
Depois também há os casos dos fotógrafos técnicos, que atuam por exemplo na polícia e o material deles serve para perícia. Neste caso também vai depender muito da aptidão da pessoa para lidar com esses momentos.
Afinal de contas o fotógrafo que cuida de perícias, certamente vai encontrar imagens mais duras e pesadas, e vai precisar ter um certo controle emocional para conseguir lidar com a situação.
Salário do fotógrafo
Agora o salário do fotógrafo também vai depender muito da formação dele. Naturalmente se tiver uma formação superior, vai ter a possibilidade de ganhar mais que aquele que fez apenas o curso técnico. Aliás antes de citar os valores de salários, vale citar também alguns cursos técnicos que ajudam a se formar em fotografia.
E um deles é no Senai que oferece todo o repertório de aprendizado, garantindo assim uma qualidade maior e um currículo mais valorizado. Afinal de contas os cursos oferecidos pelo Sistema S possuem esse diferencial e podem, sim, ajudar na hora de conseguir um emprego.
Agora quanto ao salário também vai depender muito, pois, um fotojornalista de um jornal grande ou de um portal mais conhecido, poderá ter um salário acima dos R$ 5.000. Já um fotógrafo de um jornal interior, poderá ter um salário em torno de R$ 3.000.
Contudo se for um fotógrafo particular, que trabalha de forma avulsa, poderá variar muito a renda. Inclusive esses fotógrafos de jornais, revistas e portais, também podem vender suas fotos para outras grandes agências de notícias, como Reuters, AP e AFP, por exemplo. Assim, o rendimento mensal vai aumentar muito.
E no caso dos fotógrafos de:
- Casamentos;
- Batizados;
- Gravidez, vai depender da demanda e da quantidade de clientes que tiver.
Inclusive muitos desses fotógrafos trabalham em outras áreas de atuação e podem ter esse serviço como um complemento da renda, uma renda extra e uma segunda opção de trabalho para caso perca uma das fontes de renda. Assim tudo vai depender da qualidade do trabalho que ele também faz.
O site mais atualizado de 2024!