Funileiro: Salário em 2024, O que faz e vagas abertas
Se busca por uma profissão importante para o mercado, precisa conhecer a área onde atua o funileiro. Pois quando pensamos em reparos de peças, podemos ter uma gama enorme de opções de trabalho e até mesmo de salários.
Porém devido aos vários eixos de atuação e até mesmo por conta do estranho nome dado ao cargo, fica difícil saber do que se trata. Dessa forma se você procura por uma área que envolva veículos e trabalhos manuais, a funilaria é ideal para você.
E para te ajudar a conhecer mais a fundo tudo o que um funileiro faz e pode fazer, o texto a seguir é uma ótima opção de leitura. Nesse sentido vamos contar um pouco sobre a história do cargo, o que o profissional faz, salários e como ficar por dentro das vagas abertas.
Então se você quer ficar por dentro de uma das áreas com maior número de possibilidades, é só continuar a leitura!
Conheça a história da profissão
Em primeiro lugar vamos contar um pouco sobre a história da área de funilaria, para que você conheça mais sobre o setor. Tudo começou em meados do século 20, quando os carros começaram a ficar populares.
Porém surge com isso a necessidade de consertar possíveis danos causados por acidentes e até mesmo pelo desgaste natural. Nessa época os funileiros usavam técnicas simples, onde pedaços de madeira eram as principais ferramentas.
Entretanto com a Segunda Guerra Mundial a área precisou se desenvolver e o funileiro se tornou um profissional importante. Afinal os veículos militares sofrem muitos danos e precisam ser reparados. Então aí surgem formas mais técnicas de se soldar os automóveis, algo que é usado até os dias de hoje.
Portanto a guerra teve um impacto enorme na vida dos funileiros e só temos as técnicas conhecidas hoje por conta desse avanço. Isso não significa que a profissão não tenha ganhado novas ferramentas e evoluído com o passar dos anos. Hoje em dia existem diversos eixos onde um funileiro pode atuar e até mesmo alguns cursos.
O que faz um funileiro
Por conta dos diferentes tipos de funilaria fica difícil saber o que um profissional do setor faz. Para tirar todas as suas dúvidas, vamos explicar o que um funileiro faz de uma maneira diferente. Pois vamos explicar sobre as diferentes áreas e o que o funileiro faz em cada uma delas.
Abaixo você confere tudo isso:
- Reparação: uma das maneiras mais conhecidas de um funileiro exercer a profissão é na reparação de veículos. Dessa forma, serão usadas algumas ferramentas para eliminar arranhões e amassados na lataria. As principais ferramentas usadas são máquinas de solda, martelos e lixas;
- Fabricação: como já foi dito, a funilaria é uma área que não para de crescer e um dos motivos é que ela é essencial para a fabricação de peças. Nesse sentido, o funileiro irá fabricar diversos componentes usados em veículos e para isso precisa usar técnicas exclusivas da área;
- Restauração: além de reparar automóveis, o funileiro também é capaz de restaurar automóveis antigos. As técnicas são bem parecidas com as usadas na reparação e fabricação, porém nesse caso o foco é a restauração completa dos modelos antigos;
- Industrial: o funileiro industrial é aquele que produz peças que serão usadas em máquinas e demais equipamentos usados por fábricas. Então, será preciso conhecer técnicas de dobra de metal e solda de alta precisão;
- Naval: Essa é uma forma bem diferente de se trabalhar como funileiro, mas também é uma das mais rentáveis. Pois, você poderá usar as técnicas da funilaria para construir ou reparar barcos e navios.
Salários
Devido à grande quantidade de áreas onde é possível trabalhar, precisamos conhecer os salários. Afinal cada setor oferece uma determinada remuneração e alguns benefícios exclusivos. Portanto a primeira tarefa que você deve cumprir é a escolha do setor onde quer atuar como funileiro. Como você leu acima, existe uma grande variedade de opções e você pode escolher a que mais lhe agrade.
Então você deve realizar alguns cursos e se profissionalizar da melhor forma possível. E indo ao ponto principal desse tópico, o funileiro deve ganhar em torno de R$2.179 por mês. Entretanto se preferir pode atuar como autônomo e ganhar ainda mais, visto a crescente demanda que temos no mercado.
Vagas abertas
A área de funileiro é uma das que mais gera emprego no país e você pode atuar em indústrias, oficinas mecânicas e até por conta própria. Porém se deseja construir uma carreira sólida, precisa ficar de olho nas vagas abertas. Nesse sentido você pode consultar os empregos através de sites e listamos alguns dos principais logo abaixo.
Veja:
Além disso se prefere a atuação por conta própria, saiba que pode se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Em ambos os casos você terá a chance de conquistar um bom emprego.
O site mais atualizado de 2024!