Golpe do Empréstimo para Negativado: Como saber se site é confiável
Em tempos de redes sociais e internet acessível para todos, também aumentam os casos de golpe do empréstimo para negativados. Neste caso, aquelas pessoas que já estão com dívidas e restrição no nome, acabam caindo em ciladas virtuais.
Com isso, além de continuarem negativadas em órgãos como SCPC e Serasa, ainda vão ficar devendo ainda mais e sem ter o dinheiro em mãos.
Desconfie de tudo o que é muito fácil
Primeiramente, se você está com o nome sujo por algum motivo, terá naturalmente mais dificuldades em conseguir crédito no mercado. Por isso, sempre que aparecer alguma oferta de crédito fácil, mesmo para quem tem restrição, deve desconfiar.
Afinal de contas, por qual motivo alguém vai conceder crédito, ainda mais com juros baixos, para alguém que já tem restrição? Qual seria a garantia?
Então, muitas vezes, se trata de golpe, a vítima vai pagar prestações de um empréstimo e poderá nem ter o dinheiro em sua conta.
Outra situação é quando até consegue o dinheiro emprestado, mas os juros acabam ficando muito mais altos do que quando fez o contrato. Isso, inclusive, pode ser considerada uma prática de agiotagem, que é crime e está proibido no Brasil.
Banco Central
A melhor maneira de saber se não vai ser vítima de um golpe é procurar saber se essa empresa está com o cadastro ativo no Banco Central. Então, se não estiver, pode evitar porque tem grandes chances de ser golpe ou casos de agiotagem.
E, se fizer algum contrato e depois perceber a fraude, vale tentar cancelar o contrato o mais rápido possível e também acionar o Banco Central.
Nestes casos de empréstimos para negativados, o ideal é sempre procurar entidades credenciadas e também conhecidas. Isso vai minimizar os riscos de golpes e vai evitar também dores de cabeça no futuro.
Por isso, saber se o órgão é credenciado ou não junto ao Banco Central é uma coisa das mais importantes. E também precisa estar atento se o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) daquele site está ativa.
Caso contrário, também vai encontrar problemas lá na frente com o contrato e, muitas vezes, não terá a quem recorrer em caso de rombos, golpes ou cláusulas abusivas de contratos por parte da empresa.
Então, todos esses detalhes são fundamentais para não ter problemas futuros com relação a empréstimos bancários com financeiras desconhecidas.
Sinais de golpe
Um dos principais sinais de que poderá sofrer um golpe é quando a empresa pede para que faça um depósito antecipado em caso de empréstimo.
Afinal de contas, nenhuma financeira séria vai exigir dinheiro. Até porque quem busca empréstimo no banco é porque já não tem muito dinheiro. Então, não teria sentido ter que pagar ainda mais.
Também é importante buscar informações e, principalmente, reclamações no portal Reclame Aqui. Esse site, já muito consolidado é um importante termômetro sobre casos envolvendo golpes e críticas sobre os serviços em geral.
Então, devemos sempre ficar atentos e fazer essas pesquisas para saber se é confiável. E, em tempos de internet, devemos também visualizar as redes sociais destas financeiras para saber se elas realmente possuem pontos positivos dos clientes e se não há muitas críticas.
Atenção ao Contrato
Outra coisa importante é que o contrato, na hora de assinar, mesmo pela internet, precisar estar completo, com todos os itens e com muita clareza para os clientes. Isso vai ajudar a dar mais confiabilidade e garantir que não haverá problemas lá na frente.
No entanto, o mais importante mesmo é não precisar fazer empréstimos. Naturalmente, que há situações de imprevistos que fogem do nosso alcance.
No entanto, vale sempre procurar gastar apenas o que tem e sem fazer prestações muito longas e altas. Assim evitando o empréstimo evita também dor de cabeça futuras. Com isso, vamos evitar essa necessidade e correr atrás de empréstimos em bancos e financeiras.
E, quando o banco gera dificuldades para fazer um empréstimos, as pessoas acabam recorrendo a essas financeiras que nem sempre são confiáveis e, principalmente, nem sempre possuem os juros mais atraentes.
Com isso, o que era para ser uma solução pode virar uma bola de neve para as pessoas. Desta maneira, haja sempre para fazer as coisas sem impulso e sem emotividade. Assim, vai conseguir sempre manter as contas em dia e sem precisar recorrer a isso.
Por isso, seguir esses conselhos básicos vão ajudar a garantir algo mais tranquilo. Além de evitar esses empréstimos abusivos, também devemos ter controle sobre os gastos com cartão de crédito.
Afinal de contas, o cartão de crédito possui um juro altíssimo e faz com que as pessoas não possam pagar as contas quando atrasam uma mensalidade.
Assim, entram nos juros do rotativo e, para fugir disso, acabam muitas vezes recorrendo aos empréstimos dessas financeiras que aplicam golpes e a situação vai ficar ainda mais complicada. Então, todo o cuidado necessário deve ser seguido.
O site mais atualizado de 2024!