Greve de Pilotos de Avião e Comissários no Brasil em 2024

Os pilotos de avião e comissários de bordo entraram em greve por tempo indeterminado nesta semana, pedindo melhores condições de trabalho e também melhores salários. Desta maneira, o fluxo de passageiros e voos foi duramente prejudicado e a tendência é piorar.

greve-de-pilotos-de-aviao-e-comissarios-no-brasil Greve de Pilotos de Avião e Comissários no Brasil em 2024

Afinal de contas, neste final de ano, ainda mais sem restrições por conta da pandemia da Covid-19, há mais chances de as pessoas viajarem de avião.

Consequentemente, a demanda é muito grande e já está havendo problemas de atrasos nos voos e cancelamentos de algumas viagens.

Com a proximidade do Natal e, principalmente, do Ano Novo, a tendência é que isso piore cada vez mais e deixe mais gente sem poder viajar de avião. Neste caso, muitos vão optar por viagens terrestres, mas nem todos podem fazer isso, por conta das longas distâncias.

Horários das greves

Atualmente, essa greve de pilotos de avião e comissários de bordo acontece apenas das 6h às 8h da manhã, quando eles cruzam os braços.

Embora seja um horário de menor movimentação, essa paralisação já é o suficiente para afetar todos os voos em todas as unidades aeroportuárias.

Assim, o que se vê é um aumento nas filas de embarque e de check-in, aumentando a preocupação dos passageiros e gerando uma situação mais caótica no momento.

Por enquanto, não há um indício de que essa greve possa parar em algum momento, mas, uma hora eles vão ter que se acertar com a Infraero e entrar em acordo.

greve-de-pilotos-de-aviao-e-comissarios-no-brasil-1 Greve de Pilotos de Avião e Comissários no Brasil em 2024

Aeroportos mais afetados

No momento, segundo informações levantadas pela imprensa nacional, os dois aeroportos de São Paulo foram afetados com a paralisação, no caso, o aeroporto de Congonhas e também o aeroporto de Guarulhos.

Além disso, o aeroporto Santos Dumont, o Rio de Janeiro, vem enfrentando problemas de atrasos nos voos desde segunda-feira. Ainda no Rio de Janeiro, o Aeroporto Tom Jobim, um dos principais do país, também registrou problemas.

Pelo restante do país, foram do eixo Rio-São Paulo, o aeroporto de Viracopos, em Campinas, importante apoio para os aeroportos da Capital, teve registro de greve.

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o Fortaleza Airport, na capital do Ceará, e o Aeroporto Internacional de Brasília também enfrentaram e ainda enfrentam problemas de atrasos nos embarques por conta da greves dos funcionários.

Ainda mais agora, no final do ano, a afetação dos passageiros é ainda maior. Muitos até ficam horas no aeroporto esperando para saber de novas informações e quando vão embarcar.

Isso porque, mesmo o problema acontecendo durante as primeiras horas do dia, acaba também afetando a rotina e o horário dos demais voos.

greve-de-pilotos-de-aviao-e-comissarios Greve de Pilotos de Avião e Comissários no Brasil em 2024

Motivações para a greve

Segundo o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), pilotos e comissários de bordo querem aumento de salário real, até por conta também do aumento dos preços das passagens aéreas no país.

Além disso, outra reivindicação da classe é um aumento nos horários de folga e descanso desses funcionários, pois, eles alegam que, nos últimos tempos, estão sobrecarregados e precisam de uma pausa para o devido descanso.

Por outro lado, o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), alega que a pandemia da Covid-19 aumentou o preço das passagens e teve um forte impacto no setor, que ainda vem se recuperando das perdas.

Desta maneira, um acordo entre as partes parece distante e, até agora, ninguém conseguiu resolver esse impasse entre os funcionários das companhias aéreas e as empresas que gerem o transporte aéreo no mercado brasileiro.

O fato é que as negociações entre as duas partes não estão avançando e a situação se complica para os usuários.

No entanto, o problema só não é maior porque, pela lei, apenas 10% dos funcionários do setor podem entrar em greve. Caso contrário, o sindicato da categoria será multado.

Greve dos controladores de voo

Esse não é o primeiros problema do tipo que acontece no Brasil. Isso porque, entre 2007 e 2008, houve um protesto dos controladores de voo, também exigindo melhores condições de trabalho e menor tempo de atuação.

Assim, começaram a fazer uma operação padrão naquela época, sem extrapolar os horários e isso causou um grande caos nas companhias aéreas.

Naquela época, o problema foi ainda maior e as pessoas perderam diversos voos e viagens.

Agora, a situação não chega a ser tão grave quanto naquele tempo, mas, ainda assim, o aconselhável é, quem pode, desmarcar viagens e esperar a situação melhorar para voar para algum lugar.

Enquanto isso, os empregados e os empregadores tentam um acordo, que parece longe, para melhorar a situação deles.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Greve de Pilotos de Avião e Comissários no Brasil em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário