Guia GPS 2024: O que é? Como Calcular?
Guia de Previdência Social! Você já ouviu falar sobre esse termo? O que ele pode mudar para você? Se por acaso ouviu em algum local sobre o guia GPS e está curioso para saber exatamente como ele funciona, acompanhe aqui as informações mais importantes sobre esse item.
Guia GPS 2024: Dicas, Dúvidas
No geral, a Guia da Previdência Social é um método de recolher as contribuições sociais para o INSS. É disso que se fala quando há uma interação com o instituto, ou seja, todas as contribuições feitas são direcionadas para o Instituto Nacional do Seguro Social, onde ficará guardado por bastante tempo.
Mas saiba, no entanto, que ele pode ser acionado a partir do momento em que o profissional sofre com alguma doença grave ou faz o pedido de aposentadoria. O auxílio doença ou salário maternidade fazem parte desse acionamento do INSS.
Também é importante lembrar que todas as empresas são cobradas por lei a cobrarem esse valor. Porém, para o profissional, ele é repleto de benefícios, por isso é tão importante o conhecer adequadamente e saber exatamente como fazer seu cálculo.
Podemos facilmente discutir essas vantagens a seguir, mas é importante saber que o GPS é um guia voltado para interação da contribuição social. No futuro, ao pedir uma aposentadoria, é esse valor depositado de forma mensal que será incluído no cálculo.
Bem, agora que já sabemos sobre o que é o guia GPS está na hora de saber como fazer seu cálculo. Apesar de ser um processo simples, ele é pouco conhecido e pode considerar mais processos do que imagina! Continue lendo a matéria para saber todos os detalhes de como calcular o GPS.
Guia GPS 2024: Como fazer o cálculo do GPS?
Primeiramente, o que podemos deixar como dica é que o cálculo do GPS deve ser feito de maneira mensal. Esse valor deve ser calculado de acordo com o total do salário em folha, isso, é claro, considerando os descontos e benefícios.
Também, antes de fazer o cálculo, é importante considerar fatores como horas extras e também faltas sem justificativas. Sendo assim, qualquer item que interfira no salário bruto do colaborador faz grande diferença para o cálculo.
Por conseguinte, o processo se baseia completamente no valor bruto do salário, portanto, fatores como:
- Quantidade de horas extras feitas no mês;
- Faltas sem nenhuma justificativa;
- As saídas antecipadas do trabalho ou ainda os atrasos;
- Outros benefícios que podem ser descontados na folha de pagamento, como é o caso do vale refeição ou transporte.
Influenciam bastante para que os resultados sejam diferentes. Bem, agora que já sabe os pontos mais importantes no cálculo, vamos ver como fazer ele de forma fácil.
A boa notícia é que esse cálculo já pode ser feito de maneira simples, rápida, sem grandes complicações graças a tecnologia do site INSS. Também é possível ligar para a central oficial do INSS a partir do número 135.
No entanto, o processo pela internet é bem mais simples e pode ser realizado da seguinte maneira:
- Acesse o site oficial do INSS
- Utilize o programa SALWEB. Com ele é possível ter o valor do GPS certinho, atualizado com as devidas multas e juros para pagamento;
- Depois basta escolher se os contribuintes estão filiados antes de 29/11/1999 ou depois disso.
- Depois disso basta informar o número do PIS/PASEP;
- Confirme agora a informação com um texto de verificação oferecido;
- Clique em confirmar;
- Após isso basta preencher mais alguns dados que serão solicitados e acabou!
Com isso, já terá acesso a calculadora de GPS. Lembrando que esse é o processo feito pela primeira vez, depois fica ainda mais fácil! Leia abaixo outros detalhes.
Quando existe um acúmulo de valor no INSS, o trabalhador de determinada empresa pode contar com vários benefícios, a mais conhecida é a aposentadoria. Todo o valor utilizado na contribuição do INSS vai para esse futuro. No entanto, não é apenas isso!
Você pode incluir também outros benefícios como:
- Salários maternidade;
- Auxílio acidente;
- Pensão por morte;
- Se aposentar por idade;
- Se aposentar por alguma condição especial;
- Aposentadoria pelo tempo de contribuição com a previdência;
- Auxílio doença.
Existem outros importantes benefícios além desses, mas o que torna a previdência importante é sua geração de benefícios para diferentes situações. Por isso é muito importante fazer o cálculo correto do valor, sem ficar prejudicado no futuro por conta disso.
Apesar do INSS ser bastante conhecido, sabemos que o cálculo do mesmo não é feito com tanta frequência no dia a dia. Agora você já sabe exatamente como é feito esse cálculo, portanto, pode definir o quanto já contribuiu nos seus anos de trabalho!
Gostou das dicas até aqui? Então continue acompanhando nosso site oficial e fique por dentro de informações atualizadas diariamente, facilitando a sua vida com notícias de benefícios governamentais, emprego, concurso, aposentadoria, trabalho autônomo, dentre outros assuntos relevantes do país.
O site mais atualizado de 2024!