Idem: Saiba o que significa e como usar

O termo “idem” é uma palavra latina que significa “o mesmo”. Em português, é usado para se referir a algo que foi mencionado anteriormente ou que é similar a algo que foi mencionado anteriormente.

Exemplos

“O livro que eu li ontem é o mesmo que você me recomendou.”

“Aqui está o documento que você solicitou. Idem.”

“O cachorro é da mesma raça que o meu.”

Como usar

O termo “idem” pode ser usado em diferentes contextos, mas é mais comumente usado em citações, referências bibliográficas e documentos legais.

Em citações

O termo “idem” é usado para indicar que a mesma fonte é citada novamente. Por exemplo, se você estiver citando um artigo de jornal e quiser citar uma frase que já foi citada anteriormente, você pode usar o termo “idem” para evitar repetir a citação completa.

idem-saiba-o-que-significa-e-como-usar Idem: Saiba o que significa e como usar

Em referências bibliográficas

O termo “idem” é usado para indicar que uma mesma fonte é citada novamente. Por exemplo, se você estiver listando as referências bibliográficas de um trabalho e quiser citar um livro que já foi citado anteriormente, você pode usar o termo “idem” para evitar repetir as informações completas da referência.

Em documentos legais

O termo “idem” é usado para indicar que uma mesma disposição legal é citada novamente. Por exemplo, se você estiver citando um artigo de lei e quiser citar uma cláusula que já foi citada anteriormente, você pode usar o termo “idem” para evitar repetir a cláusula completa.

Outros usos

O termo “idem” também pode ser usado em outros contextos, como em diálogos informais ou em documentos não formais. Por exemplo, você pode usar o termo “idem” para se referir a algo que você já disse anteriormente ou que é similar a algo que você já disse anteriormente.

Como se usa idem e ibidem?

Os termos “idem” e “ibidem” são palavras latinas que são usadas em notas bibliográficas e citações para evitar a repetição das fontes citadas numa primeira referência completa.

Idem significa “o mesmo” e é usado para se referir ao mesmo autor que foi citado anteriormente. Por exemplo, se você estiver citando um livro do autor Silva e, em seguida, quiser citar outro livro do mesmo autor, você pode usar o termo “idem” para evitar repetir o sobrenome “Silva”.

Ibidem significa “no mesmo lugar” e é usado para se referir à mesma obra que foi citada anteriormente. Por exemplo, se você estiver citando um livro e, em seguida, quiser citar uma página específica do mesmo livro, você pode usar o termo “ibidem” para evitar repetir o título do livro e o número da página.

idem-saiba-o-que-significa-como-usar Idem: Saiba o que significa e como usar

Aqui estão alguns exemplos de como usar “idem” e “ibidem”:

Silva, João. A história do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

Idem. O Brasil no século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 2024. (Neste caso, o termo “idem” é usado para se referir ao mesmo autor que foi citado anteriormente.)

Silva, João. A história do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2024. p. 10.

Ibidem, p. 20. (Neste caso, o termo “ibidem” é usado para se referir à mesma obra que foi citada anteriormente e à página específica que será citada.)

É importante notar que o termo “ibidem” só deve ser usado quando a obra citada anteriormente for exatamente a mesma, ou seja, quando o autor, o título da obra e o número da página forem exatamente os mesmos.

Se houver alguma diferença, mesmo que seja pequena, o termo “idem” deve ser usado.

Por exemplo, se você estiver citando um livro e, em seguida, quiser citar um artigo do mesmo autor que foi publicado em outra revista, você deve usar o termo “idem” e não o termo “ibidem”, pois o artigo não é a mesma obra que o livro.

Como fazer o idem?

O termo “idem” é usado em notas bibliográficas e citações para evitar a repetição das fontes citadas numa primeira referência completa.

Para fazer o idem, siga estes passos:

Identifique a fonte que você deseja citar novamente. Isso inclui o autor, o título da obra e, se aplicável, o número da página.

Verifique se a fonte é exatamente a mesma que a fonte citada anteriormente. Se for, você pode usar o termo “idem“.

Insira o termo “idem” na nota bibliográfica ou citação. O termo “idem” deve ser colocado entre parênteses, após o nome do autor ou o título da obra.

Aqui estão alguns exemplos de como fazer o idem:

idem-o-que-significa-e-como-usar Idem: Saiba o que significa e como usar

Citação de um livro:

Autor: Silva, João

Título: A história do Brasil

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2024

Nota bibliográfica:

Silva, João. A história do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

Citação:

Silva, João. A história do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2024. p. 10.

Nota bibliográfica:

Silva, João. A história do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2024. p. 10.

No primeiro exemplo, a mesma fonte é citada duas vezes. Na primeira citação, as informações completas da fonte são fornecidas. Na segunda citação, o termo “idem” é usado para evitar repetir as informações completas da fonte.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Idem: Saiba o que significa e como usar O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário