INSS Alerta Governo sobre falta de Dinheiro para 2024

O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) fez um alerta ao Governo Federal de que deverá paralisar suas atividades essenciais a partir desta quarta-feira, dia 7 de dezembro, por falta de recursos.

inss-alerta-governo-sobre-falta-de-dinheiro-para INSS Alerta Governo sobre falta de Dinheiro para 2024

Isso por conta dos bloqueios orçamentários feitos pelo governo federal, que agora não tem recursos suficientes para repassar ao INSS, que é uma autarquia federal.

Neste caso, poderá até mesmo faltar dinheiro para pagar as aposentadorias e pensões já a partir do ano que vem.

Desta maneira, é algo parecido com o que já aconteceu até mesmo nos Estados Unidos, embora por motivo diferente, já que lá o governo paralisou algumas vezes por falta de acordo com o Congresso Nacional para aprovar o orçamento.

Risco de faltar dinheiro aos aposentados

Sem o dinheiro previsto pelo governo federal, o INSS corre, sim, o risco de não ter como pagar as aposentadorias de todas as pessoas a partir de janeiro de 2024.

Com isso, o novo governo que vai assumir o cargo agora, já deverá enfrentar um sério problema, pois, milhares ou até milhões de pessoas poderão ser terrivelmente prejudicadas.

Assim, o governo deverá criar um aporte extra para o instituto, afim de garantir e assegurar esses valores essenciais para tantas famílias, que pagaram e contribuíram com o INSS durante tantos anos.

Caso isso não aconteça, até mesmo os pagamentos das aposentadorias agora em dezembro poderão ser afetados, prejudicando milhares de pessoas.

Vale lembrar também que muitos idosos, não só aposentados como também pensionistas, são responsáveis por sustentar famílias inteiras.

Consequentemente, a falta desses recursos, que lhes são direito garantidos, também vai afetar outras pessoas que são dependentes desses idosos.

inss-alerta-governo-sobre-falta-de-dinheiro INSS Alerta Governo sobre falta de Dinheiro para 2024

Shutdown

Essa falta de recursos para o INSS, além de afetar as aposentadorias, também poderá o atendimento das pessoas no INSS.

Isso porque, sem dinheiro, o órgão deverá fechar suas agências até o final do ano, parando até mesmo as importantes perícias médicas, que servem para garantir a aposentadoria ou o afastamento temporário dos beneficiários.

Inclusive, essas pessoas que possuem problemas de saúde e, como contribuintes do INSS, recebem o benefício, poderão também ter problemas para receber as suas aposentadorias neste período tão difícil.

Neste caso, a situação seria catastrófica e o nome desse problema se chama ‘shodown’, do inglês desligar tudo.

Segundo uma reportagem divulgada pelo portal da emissora de televisão CNN Brasil, o ambiente entre os servidores do INSS é de ‘fim do mundo’. Afinal de contas, eles estão encontrando dificuldades para trabalhar e temem essa paralisação total dos serviços.

Inclusive, eles, os servidores, correm o risco de ficarem sem os salários nos próximos meses, justamente pela falta de recursos provenientes do governo federal.

inss-alerta-governo-2 INSS Alerta Governo sobre falta de Dinheiro para 2024

Funcionários do INSS

Atualmente, segundo informações obtidas no INSS, o Brasil tem 18 mil pessoas trabalhando na entidade, todos concursados, e que correm o risco de ficarem sem os salários no final do ano e início do ano que vem.

Desta maneira, o próprio INSS vem paralisando os serviços para evitar uma sobrecarga ainda maior de trabalho. Aliás, durante um certo período, o Ministério do Trabalho vinha fazendo o aporte para o INSS, mas, agora, ficaria a cargo do governo federal.

Entretanto, ao menos por esses dias, nem o Governo Federal e nem o Ministério da Fazenda, um dos responsáveis pelo orçamento, se manifestaram sobre a situação dos servidores e também sobre a questão das aposentadorias.

Pagamento das Aposentadorias

Assim, existem um clima de tensão gigante entre os funcionários do INSS e até entre alguns aposentados. Mas, como muitos acabam não tendo acesso a essas informações, se houver falta de pagamento das aposentadorias, muitos serão pegos de surpresa neste momento.

Então, os aposentados do INSS correm o risco de terem até outros problemas mais sérios, pois, muitos deles dependem da aposentadoria, por exemplo, para pagar um plano médico e para depois pagar até mesmo algumas contas básicas neste período.

Logo, o INSS é uma entidade essencial para o funcionamento dos serviços e que poderá, sim, ter problemas nesta reta final do atual mandato, o que seria algo inédito no cenário brasileiro.

Afinal de contas, não se tem notícias de que os aposentados tenham ficado sem dinheiro por falta de orçamento do governo federal, no caso do Brasil.

Então, o INSS vive a expectativa de que o governo possa fazer um aporte emergencial para garantir o pagamento dos salários dos servidores.

E assim, principalmente, o benefício de milhões de aposentados e pensionistas que dependem desse valores para se manterem e para manter as pessoas mais próximas que são suas dependentes no dia a dia.

Então, há um ambiente de muita tensão, onde se vive a expectativa de uma solução o mais rápido possível para evitar esse apagão.

Que desta forma já começa a afetar os serviços básicos do Instituto Nacional de Seguridade Social por conta da falta de repasses que deveriam ser feitos pelo governo federal.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news INSS Alerta Governo sobre falta de Dinheiro para 2024 O site mais atualizado de 2024!

Baiana, natural da capital Salvador, Luciana Simão é uma mulher sonhadora, e seu maior desejo é virar uma escritora famosa. Desde pequena gostava de escrever e atualmente uniu sua paixão com sua profissão. É formada em letras na UNISA, já trabalhou na redação de um importante jornal do nordeste e atualmente passa a maior parte do seu dia escrevendo matérias para renomados portais, dentre eles o HPG. Para falar com a colunista, deixe um comentário aqui no portal ou pelo e-mail [email protected]
Deixe seu comentário