INSS vai pagar atrasados, veja como fazer a consulta
O INSS vai pagar atrasados? O INSS oferece diversos benefícios, mas e quando eles estão atrasados? Bom, veremos aqui um pouco sobre as regras para que um benefício seja considerado atrasado, como consultar o pagamento de atrasados, qual o valor do pagamento e o prazo para cada benefício. Assim, caso esteja na situação de receber do INSS, poderá saber como prosseguir e ter um entendimento maior sobre o assunto.
Para isso, vamos começar a ver sobre o benefício atrasado.
O que é um benefício atrasado do INSS?
Se considera um benefício atrasado, quando o INSS demora para responder a um pedido e na análise da concessão desse benefício. Sendo assim, o contribuinte da Previdência Social é prejudicado, já que o pagamento deveria ser feito muito antes.
Ficou confuso? Nós explicamos de uma forma mais clara.
Por exemplo, o INSS tem 90 dias para analisar um pedido de aposentadoria. Mas, é dado ainda mais 10 dias para a tramitação do benefício em caráter emergencial, na Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos (CEMER). Com isso, no total, o INSS tem 100 dias para começar a pagar o benefício. Com isso, passado esse tempo e o INSS não deu nenhuma resposta ou não pagou, são acrescentados juros em cada parcela do benefício.
Primeiramente, você pode entrar com um pedido administrativo de requerimento do benefício. Processo que acontece dentro do INSS.
Mas, caso a pessoa não possua uma resposta dentro dos 100 dias, mesmo depois de passar pelo CEMER, o contribuinte poderá fazer um pedido na justiça. Com isso, o INSS será obrigado a analisar o pedido imediatamente, já que um órgão externo fica responsável pela cobrança da resposta.
Por isso, você poderá receber o atrasado tanto na esfera Administrativa, quanto pelo meio Judicial.
Como consultar o pagamento do INSS para benefícios atrasados?
A consulta do pagamento, poderá ser realizada de acordo com o processo que você fez. Se for um pedido administrativo, poderá realizar dentro do site Meu INSS.
Agora, para realizar uma consulta quando o pedido for judicial, você pode entrar diretamente no site do Tribunal Regional Federal (TRF) onde o processo foi colocado. Para isso, informe o número do processo, para poder acompanhar os trâmites com relação a ele.
Entretanto, em alguns TRF podem ser pedidas outras informações, como nome do advogado que está no caso e o RPV. Por isso, você deve se atentar às instruções fornecidas pelo site.
Em ambos os casos, você poderá ver se o benefício será ou não pago. Bem como quando será realizado o pagamento.
Bom, agora que você sabe sobre como realizar a consulta, veremos um pouco sobre o valor que você pode receber. Isso porque, o atraso impacta no valor original do benefício.
Qual o valor que o INSS paga para benefícios atrasados?
O valor dos atrasados leva em conta alguns pontos importantes. Com isso, os valores podem variar muito conforme a situação. Sendo assim, o INSS paga de acordo com alguns fatores importantes, como:
- O valor original do benefício;
- Correção monetária de acordo com a inflação, caso o atraso seja muito grande;
- Juros quando ultrapassa os prazos colocados (os prazos são como aqueles que falamos no exemplo mais acima, mas daremos uma tabela com todos os prazos de cada benefício);
Além desses pontos, no primeiro pagamento do benefício, o trabalhador tem direito a todas as outras parcelas que não foram pagas. Sendo então os valores devidos desde o requerimento do benefício.
Agora que você já sabe sobre os valores e quais os pontos que acabam impactando nele, vejamos então uma tabela com os prazos para cada benefício.
INSS prazo de pagamento benefícios
Abaixo, estão alguns dos benefícios mais comuns e os prazos para a resposta e pagamento do INSS. Assim, caso o seu benefício tenha sido atrasado, poderá realizar o requerimento, conforme falamos anteriormente:
- Benefício Assistencial à pessoa com deficiência – 90 dias para a concessão, sendo 10 a mais para análise do CEMER
- Benefício Assistencial ao idoso – 90 dias para a concessão, sendo 10 a mais para a análise do CEMER
- Aposentadoria – 90 dias para a concessão, sendo 10 a mais para análise do CEMER
- Aposentadoria por Invalidez – 45 dias para a concessão, sendo 10 a mais para a análise do CEMER (já falamos desse benefício, para saber mais clique aqui)
- Salário Maternidade – 30 dias para a concessão, sendo 10 a mais para a análise do CEMER (já falamos sobre esse benefício, para saber mais clique aqui)
- Pensão por Morte – 60 dias para a concessão, sendo 10 a mais para o CEMER (já falamos desse benefício, para saber mais clique aqui)
- Auxílio Reclusão – 60 dias para a concessão, sendo 10 a mais para a análise do CEMER (já falamos desse benefício, clique aqui)
- Auxílio Doença – 45 dias para a concessão, sendo 10 a mais para a análise do CEMER (já falamos desse benefício, clique aqui)
- Auxílio Acidente – 60 dias para a concessão, sendo 10 a mais para a análise do CEMER
O site mais atualizado de 2024!