Introvertido e Extrovertido: Qual a Diferença

Alguns traços de personalidade afetam diretamente não apenas a forma como nos relacionamos com os outros, mas também a forma como trabalhamos.

É fácil perceber que em um ambiente profissional, algumas pessoas preferem trabalhar em equipe, enquanto outras preferem trabalhar sozinhas.

Claro, embora isso tenha algo a ver com o papel que você desempenha, também tem algo a ver com seu tipo de personalidade. Mais especificamente, seu perfil de trabalho é diferente se você for introvertido ou extrovertido (ou ambivertido!).

Por isso, o autoconhecimento também pode te dar um diferencial no seu desenvolvimento profissional, assim como em todas as outras áreas de sua vida. Confira agora as características e saiba qual a diferença entre introvertido e extrovertido.

introvertido-e-extrovertido-qual-a-diferenca Introvertido e Extrovertido: Qual a Diferença

Você é introvertido ou extrovertido? Ou contraditório?

Antes de entender como trabalhar melhor com sua personalidade, é importante saber se você é introvertido ou extrovertido. Aqui está uma visão geral de cada categoria.

Introvertido

Os introvertidos recarregam sua energia estando sozinhos. De acordo com um estudo do psicólogo e especialista Jonathan Cheek, existem quatro níveis de introversão.

– Nível 1 – Introvertido Social

Eles preferem ficar sozinhos ou socializar com pequenos grupos ao invés de grandes grupos, mas não são tímidos e não se sentem ansiosos ao interagir com outras pessoas.

– Nível 2 – Introvertido pensativo

Eles não são contra a socialização, mas tendem a se perder em seus próprios pensamentos. Eles são introspectivos, pensativos e auto-reflexivos.

– Nível 3 – Introvertido ansioso

Eles buscam a solidão porque tendem a se sentir estranhos ou constrangidos quando estão com outras pessoas. Essa ansiedade nem sempre desaparece quando estão sozinhos.

– Nível 4 – Introvertido contido

Eles sempre pensam duas vezes antes de agir. Eles se movem em um ritmo um pouco mais lento, certificando-se de que cada movimento seja intencional.

Extrovertido

Os extrovertidos se sentem energizados por estarem perto de muitas pessoas. Eles não se importam em ser o centro das atenções, mas passar muito tempo sozinhos pode deixá-los mentalmente exaustos.

De acordo com um estudo publicado na revista Cognitive, Affective, and Behavioral Neuroscience, os extrovertidos se dividem em dois grupos.

introvertido-e-extrovertido-diferenca Introvertido e Extrovertido: Qual a Diferença

– Extrovertidos decididos

Aqueles que perseguem seus objetivos com dedicação. Eles são decisivos, persistentes e motivados para o sucesso. Eles gostam de estar no centro das atenções e assumir posições de liderança quando surge a oportunidade.

– Extrovertidos afiliados

Eles são “borboleta social”. Seja amigável, carinhoso e consiga “quebrar o gelo” com facilidade. Relacionamentos íntimos significam muito para eles e tendem a ter muitos amigos.

Dicas de trabalho para introvertidos e extrovertidos

Não existe um tipo de personalidade certo ou errado, mas saber se você é introvertido ou extrovertido (ou conflituoso) pode ajudá-lo a ser mais produtivo no trabalho.

Introvertido

#1 Controle seu ambiente

O conceito de espaço aberto foi criado para promover a colaboração, mas não é para todos, então não se sinta preso em uma mesa. Se precisar de um tempo sozinho, encontre um canto ou faça uma pausa para o café.

Se você quiser ir além, sugira que o gerente designe salas silenciosas especificamente para momentos em que é necessária mais concentração.

#2 Desacelere

Embora o ágil seja valorizado no mundo corporativo de hoje, os introvertidos se destacam quando são capazes de se aprofundar em um tópico ou reservar um tempo para pensar sobre um problema. Além disso, tome a iniciativa de participar de projetos que atendam aos seus desejos.

Extrovertido

#1 Localizar Eventos

Para os extrovertidos, dependendo do grupo a que pertencem, o silêncio pode ser ruim para a produtividade. Nesse caso, quando você se sentir sem inspiração, faça uma pausa. Vá a um café ou dê uma volta no quarteirão. Às vezes, uma simples mudança nas circunstâncias pode energizar os membros desse grupo.

#2 Reserve um tempo para reflexão

Você é bom em multitarefa e verificando tarefas em uma lista, mas isso geralmente significa pular de uma atividade para outra sem refletir sobre o que foi feito.

Então, depois de trabalhar um pouco (e concluir algumas tarefas), reserve 20 ou 30 minutos em sua agenda para pensar sobre o que funcionou e o que não funcionou e analise seus resultados. Essas ações fazem muito bem para quem é extrovertido.

introvertido-extrovertido-qual-diferenca Introvertido e Extrovertido: Qual a Diferença

Introversão ou extroversão: isso não é tudo (e você sempre precisa ser flexível)

Não importa onde você esteja, sair da sua zona de conforto é sempre divertido e gratificante, mesmo fazendo coisas que podem parecer intimidadoras a princípio.

Por exemplo, os introvertidos podem achar que um pouco de networking no escritório ajuda muito a construir melhores relacionamentos e aumentar sua visibilidade entre a liderança organizacional. Em vez disso, não há problema com isso.

Enquanto tendemos a nos identificar mais com um aspecto, poucos de nós são completamente introvertidos ou extrovertidos. Em um ambiente de trabalho, as categorias não podem ser interpretadas literalmente.

Os introvertidos nem sempre podem se dar ao luxo de pensar profundamente, enquanto os extrovertidos podem ter que enfrentar os projetos sozinhos. Ambas as partes às vezes precisam se comprometer.

Finalizando, agora que você compreendeu melhor a diferença entre introvertido e extrovertido fica mais fácil se identificar e usufruir melhor de sua personalidade.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Introvertido e Extrovertido: Qual a Diferença O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário