IPTU Atrasado Florianópolis 2024: Telefone, Acordo, Atualizar Boleto e Cadastro
Manter o IPTU atrasado pode gerar graves problemas tanto para quem o faz quanto para o município. Afinal, o IPTU é o Imposto Predial Territorial e Urbano. É a partir do recolhimento dessa taxa que os cofres públicos têm uma renda. E é por meio dessa renda que a cidade pode pavimentar as ruas e investir na Saúde e na Educação.
É importante prestar bastante atenção em todos os tópicos acerca deste tema. Sobretudo porque as multas e as consequências estão bem longe de serem amigáveis. Assim, procure saber tudo o que há dentro da sua cidade para não ter problemas graves no futuro.
Na cidade de Florianópolis, por exemplo, há uma taxa específica da região, assim como os meios próprios para realizar acordo, atualizar boleto e, uma das coisas mais importantes, atualizar cadastro. É vital que as pessoas que pagam IPTU em Florianópolis tenham seu cadastro sempre atualizado.
Dessa forma, se houver algum problema ou algum comunicado importante, a Prefeitura pode achar as pessoas com maior facilidade e resolver tudo rapidamente. Se você paga IPTU em Florianópolis e quer saber mais sobre o que fazer quando se tem o IPTU atrasado, acompanhe nossas dicas e resolva sua situação facilmente.
O que acontece quando se tem o IPTU atrasado?
Em Florianópolis existe uma multa de 20%, além de uma taxa de 1% de juros ao mês quando se atrasa do IPTU. Entretanto, se você pagar tudo direitinho, essas serão as piores consequências que irá enfrentar. Além disso, também é possível parcelar o valor da dívida sem sair de casa.
Para isso, você deve entrar no site da Prefeitura de Florianópolis destinado apenas a esse tipo de assunto. Lá, você encontra opções como Contratos Emergenciais, CND, Emissão de Alvará, IPTU 2ª via, etc. Você deve solicitar a segunda via do seu IPTU e parcelar o valor que está devendo.
Se o site estiver fora de funcionamento, você deve se dirigir ao PDMA em qualquer unidade de atendimento ou mesmo no atendimento online. Por meio desse órgão, você pode realizar o acordo e regularizar a sua situação com o IPTU atrasado facilmente. O importante é encontrar um meio em que você possa arcar com a dívida.
O que acontece se o IPTU não é pago?
O IPTU é um imposto obrigatório aos cidadãos que possuem casa. Até mesmo aqueles que pagam aluguel podem ser obrigados a pagá-lo. Nesse caso, é preciso consultar o contrato de aluguel feito e verificar se consta o pagamento desse imposto. Quando você deve pagá-lo e não o faz, seu nome vai para a dívida ativa.
Ou seja, seu nome é negativado. Mas essa não é a pior das consequências. No caso de ser uma casa de aluguel, o não pagamento do IPTU gera uma quebra de contrato e você pode ser despejado. No caso de ser casa própria, a Prefeitura de Florianópolis tem autorização para tomar o imóvel e penhora-lo para pagar os débitos atrasados.
É possível ter isenção no IPTU de Florianópolis 2024?
Há alguns casos em que é oferecida a isenção do IPTU de Florianópolis do pagamento desse imposto. Por exemplo, existem alguns casos em que os serviços públicos municipais têm direito a imóveis gratuitamente. Afinal, se eles se enquadram em serviços essenciais para o funcionamento do município.
Para os cidadãos, também existe essa possibilidade, desde que se enquadrem nos requisitos. O primeiro cenário em que é concedida a isenção é quando se trata de um imóvel unifamiliar e residencial. Ele deve ser a única propriedade no nome do solicitante e deve ser usado como moradia.
A área construída não pode passar de 70m². Dessa forma, o valor venal não se torna superior a R$ 5,9 mil. Se o imóvel, que também for unifamiliar, pertencer a um pescador ou a um lavrador que não tenha outra fonte de renda, a isenção também é concedida. Assim como as viúvas que só tenham a pensão do ex-cônjuge ainda nesse cenário do pescador ou lavrador.
Como é calculado o IPTU?
O IPTU tem algumas taxas fixas e outras taxas mutáveis de ano a ano. Por isso, não se tem como ter certeza de quanto vai se pagar até que se tenha a conta em mãos. No entanto, vamos demonstrar a você como é feito o cálculo para se chegar no valor final do imposto recolhido anualmente.
Considera-se a área construída na propriedade e o valor por m² da região em que ela está situada. Esses dois valores são multiplicados e, então, multiplica-se o resultado pela alíquota do imóvel. Essa última é definida anualmente, tendo como base o valor de mercado do imóvel.
Esteja sempre atento às mudanças que possam ocorrer, procure sempre dar uma olhada no site oficial e ficar por dentro de todas as novidades e evite atrasar os pagamentos utilizando o parcelamento se necessário. No caso de pagamento à vista ainda há a possibilidade de desconto na taxa do IPTU de Florianópolis .
O site mais atualizado de 2024!