IPTU Atrasado São Gonçalo 2024: Telefone, Acordo, Atualizar Boleto e Cadastro
Realizar o pagamento do IPTU no prazo correto é fundamental para evitar encargos e manter-se em dia com as contas e obrigações de um imóvel.
Caso não consiga fazer o pagamento de acordo com a data de vencimento, pode ser que seja necessário fazer a atualização do boleto ou até mesmo uma, ou até mesmo um acordo.
Nos tópicos abaixo você entenderá como é possível atualizar o IPTU atrasado São Gonçalo. Acompanhe a seguir.
O que é o IPTU e para que ele serve
O IPTU é um imposto que todo proprietário de imóvel deve arcar com a prefeitura local em uma porcentagem específica que cada prefeitura determina. No caso do IPTU São Gonçalo, a Cobrança é feita sobre 1% em cima do valor total do imóvel ou terreno do proprietário.
Com isso, o cálculo pode ser realizado de uma maneira muito simples, exemplificando com um imóvel de 300 mil reais, o pagamento anual será 3.500 reais. Como o recolhimento deste imposto é feito de maneira municipal, as opções e possibilidades de pagamento dependem diretamente da prefeitura local.
Em São Gonçalo, O imposto predial e territorial urbano, IPTU fica armazenado nos cofres locais para vamos parar a população no que tange obras e reparos.
Quais são as possibilidades de pagamento do IPTU São Gonçalo
A prefeitura de São Gonçalo permite que os proprietários de imóvel que precisam arcar com o pagamento anual do IPTU recebam um desconto caso optem por fazer o pagamento em parcela única.
No entanto, essa não é a única possibilidade de pagamento do IPTU São Gonçalo. Caso não seja viável efetuar o pagamento na cota única, é possível também realizar o parcelamento.
O pagamento realizado em taxa única pode ter até 12% de desconto, respeitado o prazo que for estabelecido pela prefeitura. Já o pagamento realizado por meio de parcelamento pode ser feito em 12 vezes, com o vencimento a depender do número da inscrição.
O número final de cada inscrição determina o vencimento de cada parcela e a partir da data estabelecida as demais parcelas seguirão a mesma data para efetuar o pagamento.
Suponha, que o número final da sua inscrição é zero ou um, neste caso o pagamento pode ser realizado até o dia 25 de cada mês, da mesma maneira acontece com os números 2 e 3, em que o pagamento pode ser realizado até o dia 26 de cada mês.
Os dias 4 e 5 ficam com o dia 27 de cada mês, os dias 6 e 7 ficam com o dia 28 de cada mês e os dias 8 e 9 ficam com 29 de cada mês. A partir do momento que foi efetuado o pagamento da primeira parcela, os demais boletos devem ser pagos obrigatoriamente até a data de vencimento.
Caso isso não aconteça, serão acrescidos juros e também uma multa em decorrência do atraso do IPTU de São Gonçalo. Além disso, o boleto não será aceito e deverá ser solicitada uma segunda via.
Como emitir a segunda via IPTU São Gonçalo pagamento atrasado
A segunda via do boleto IPTU atrasado São Gonçalo deve ser emitida diretamente do site da prefeitura do município e para isso é necessário acessar o site dela.
O acesso pode ser realizado através do link www.portal.pmsg.rj.gov.br e após realizar o acesso é necessário selecionar a aba IPTU taxas do imobiliário A emissão da segunda via será através da busca pela inscrição imobiliária. Basta inserir os números da inscrição no campo solicitado e clicar em consultar.
O campo só aceita números, sem inserção de pontuação ou hífen.
Após realizar a consulta para a emissão da segunda via do IPTU e também verificação dos boletos em atraso, serão disponibilizadas todas as prestações que estiverem em débito para que sejam regularizadas.
Existe a possibilidade também de solicitar um acordo, caso o proprietário não tenha condições de efetuar o pagamento de tantas parcelas atrasadas.
É importante salientar, que em via de regra essa responsabilidade é dada ao proprietário do imóvel. No entanto, caso o imóvel seja alugado, existe a possibilidade do locatário ter que efetuar o pagamento.
Isso só será necessário, caso esteja alinhado com ambas as partes e estabelecido em forma contratual, do contrário, o pagamento do IPTU do imóvel fica a cargo do proprietário.
Além de incluir o nome em restrição de crédito na falta do pagamento do IPTU de São Gonçalo, ele também é incluído em dívida ativa e com isso podem acontecer diversas restrições.
Caso o proprietário tenha mais de um imóvel, a sua responsabilidade é individual e ele deve arcar com o imposto de cada um, referente ao ao valor de cada imóvel.
Lembre-se que o não pagamento implica diretamente na cobrança de multa e juros diários. A porcentagem da multa e também dos juros será de acordo com a prefeitura e também com o tempo em atraso.
O site mais atualizado de 2024!