IPTU Fortaleza 2024: Valor, Data, Reajuste e Vencimento
A prefeitura de Fortaleza ainda não definiu os valores para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o ano que vem. No entanto, segue ainda a cobrança dos vencimentos do imposto em 2024.
A cobrança do IPTU na capital cearense este ano começou ainda em janeiro.
Os contribuintes tiveram a oportunidade de pagar o IPTU em cota única com três opções de desconto: 8%, 6% e 4%, com vencimento no quinto dia útil dos meses de fevereiro, março e abril, respectivamente.
Quem optou pelo parcelamento do imposto poderá fazê-lo até 11 vezes, devendo cada parcela ter o valor mínimo de R$ 68,14, também com vencimento no quinto dia útil de cada mês.
Os boletos das opções de cota única de março e abril foram ser emitidos no site da Sefin. Em caso de parcelamento, a emissão também é feita no site, a partir da segunda parcela.
Com isso, essa possibilidade parcelamento, que muitas prefeituras fazem pelo país, ajuda as famílias que terão mais dificuldades de pagamento de um imposto.
IPTU Fortaleza 2024
Afinal de contas, o IPTU é obrigatório, não tem como fugir, mas nem sempre temos o valor para pagar na hora. Então, esse parcelamento em 11 vezes é uma possibilidade das mais interessantes.
Ao menos, desta vez, em 2024 não houve aumento no valor do IPTU. No entanto, não é garantido que não terá nenhum reajuste a partir do ano que vem.
Neste período, segundo dados da prefeitura, o que houve foi apenas a correção do IPCA-e, como previsto em lei federal.
Este ano, o imposto em Fortaleza alcança um total de 801.116 imóveis, segundo levantamento oficial disponibilizado no site oficial da prefeitura da capital cearense.
Desse total, 139.772 estarão isentos do pagamento do Imposto, o que beneficia, principalmente, os imóveis com valor venal até R$ 83.518,51.
Atualmente, a Secretaria das Finanças da Prefeitura de Fortaleza disponibiliza em seu site os principais serviços, informações e formulários relativos ao IPTU 2024.
Na página virtual, é possível imprimir o DAM nas opções “Cota Única”, “Parcela” ou “Carnê”.
- Em alguns casos, como os listados abaixo, pode-se tentar conseguir a isenção do imposto predial na capital cearense:
- Pessoa Aposentada e Pensionista
- Ex-combatente
- Empregado Público Municipal
- Pessoa Inválida
- Pessoa órfã menor de pai e mãe
- Associação de moradores
- Sede de Clube Social
- Imóvel locado ou cedido a órgão público Municipal
- Servidor Municipal
- Viúvo
- Imóvel locado ou cedido a templo religioso
- Polígono do Centro.
Por isso, a ideia é que todos que não tenham condições de pagar consigam essa isenção. Até porque as dívidas acumuladas com IPTU podem até mesmo fazer a pessoa perder aquele bem futuramente.
Então, como a casa é o nosso maior patrimônio, devemos cuidar e manter as contas totalmente em dia.
E, com o parcelamento, a prefeitura também garante uma receita prevista até o final do ano.
Importância do IPTU
Muitas pessoas reclamam e não sabem o motivo de se pagar o IPTU em suas cidades. Entretanto, esse imposto é dos mais importantes.
Afinal de contas, costuma compor uma boa parcela dos impostos da prefeitura. Consequentemente, também tem um impacto direto no orçamento da cidade.
Inclusive, no ano anterior, quando a prefeitura faz a previsão orçamentária, já calcula o quanto vai arrecadar com o IPTU e até mesmo já projeta um índice de inadimplência.
Com isso, o governo municipal já pode se programar e planejar os gastos e investimentos que terá no ano seguinte.
Logo, o IPTU tem um importante papel, principalmente na hora da realização dos serviços de manutenção pública.
Por exemplo, as podas de árvore, coletas de lixo, trocas de iluminação, limpeza de calçadas, é sempre feito com o dinheiro do próprio contribuinte. Principalmente, com o que se arrecada com o IPTU.
Consequentemente, quando há um alto número de contribuintes inadimplentes, pode prejudicar e comprometer parte da arrecadação de uma determinada cidade.
Especialmente os municípios pequenos, que possuem uma dificuldade maior na arrecadação de impostos.
Aliás, essas pequenas cidades dependem muitas vezes até mesmo de verbas vindas do governo federal para que consigam se manter e, ao menos, pagar os salários em dia dos funcionários administrativos.
E essa dificuldade é normal em muitas cidades, inclusive as grandes.
Por isso, quando um contribuinte, proprietário de um imóvel, atrasa o pagamento do IPTU, este impacta diretamente no orçamento.
Assim, a prefeitura de Recife e de qualquer outra cidade sempre faz campanhas para os contribuintes pagarem os atrasados. Muitas vezes, até há isenção de multas e abatimento dos valores pagos à vista.
Tudo para incentivar o pagamento desses atrasados e reforçar o caixa da prefeitura.
Além disso, o gestor público é obrigado, legalmente, a cobrar o contribuinte devedor. Caso contrário, estará prejudicando a própria cidade.
Então, sempre procure manter suas contas em dia e garantir o pagamento de um imposto importante, sem ter dor de cabeça depois.
O site mais atualizado de 2024!