Jaywalking no Brasil: Como pedestres foram expulsos de andar nas ruas

Jaywalking é uma expressão usada para se referir à prática de atravessar a rua fora das áreas designadas para isso, como passarelas ou faixas de pedestres. No Brasil, essa prática é considerada uma infração de trânsito e pode resultar em multas ou outras penalidades.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os pedestres devem utilizar as passarelas ou faixas de pedestres sempre que disponíveis e visíveis, e atravessar as ruas somente em locais permitidos e sempre que possível em segurança. Além disso, os pedestres devem ceder prioridade aos veículos quando atravessarem fora das áreas designadas.

É importante lembrar que, além das penalidades legais, jaywalking também pode colocar a segurança dos pedestres em risco. Por isso, é recomendável sempre seguir as regras de trânsito e utilizar as áreas designadas para atravessar as ruas.

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Onde se originou a Jaywalking

Jaywalking é uma expressão originária dos Estados Unidos, que se refere à prática de atravessar a rua fora das áreas designadas para isso, como passarelas ou faixas de pedestres. A expressão é um neologismo criado na década de 1920, combinando as palavras “jay” (que significa “bobalhão” ou “estúpido” em inglês) com “walking” (caminhando).

A expressão surgiu como parte de uma campanha de conscientização de segurança no trânsito, liderada pelo Departamento de Trânsito de Nova York, para alertar os pedestres sobre os perigos de atravessar as ruas fora das áreas designadas. A campanha foi amplamente divulgada na mídia, e a expressão “jaywalking” rapidamente se popularizou.

A prática de jaywalking é comum em todo o mundo, e muitos países têm suas próprias leis e regulamentos para regulamentar a atravessada de pedestres nas vias públicas. Hoje em dia, a maioria das cidades e comunidades têm leis e regulamentos para regular a atravessada de pedestres, e em alguns casos, as penalidades incluem multas ou até mesmo a prisão.

Quando as leis de trânsito tiveram início

As leis de trânsito tiveram início no início do século XX, à medida que o número de veículos aumentou e as cidades cresceram. A necessidade de regulamentar o tráfego de veículos e garantir a segurança das pessoas nas ruas foi o principal motivo para a criação dessas leis.

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No Brasil, as primeiras normas de trânsito foram criadas na década de 20, com a Lei de Trânsito de 1923, que estabelecia regras básicas para os veículos e pedestres, momento em que os pedestres foram expulsos de andar nas ruas.

Em 1930, foi criado o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e em 1997, foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que até hoje regulamenta e disciplina o trânsito no país.

As leis de trânsito são criadas e atualizadas periodicamente para se adaptar às necessidades e às mudanças no tráfego de veículos e pedestres, e para garantir a segurança de todos.

PedSAFE

PedSAFE é uma iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a segurança dos pedestres e reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo pedestres.

A iniciativa tem como objetivo melhorar as infraestruturas de trânsito, as políticas e as práticas para tornar as ruas mais seguras para os pedestres, especialmente nas áreas urbanas. A iniciativa PedSAFE se concentra em cinco áreas-chave:

  • Planejamento e projeto de infraestrutura: o desenho de ruas e calçadas para torná-las mais seguras para os pedestres.
  • Educação e conscientização: a educação dos pedestres, dos motoristas e dos ciclistas sobre as regras de trânsito e como se comportar de forma segura nas ruas.
  • Políticas e regulamentação: a implementação de políticas e regulamentos para melhorar a segurança dos pedestres.
  • Tecnologia e inovação: o uso de tecnologias avançadas para melhorar a segurança dos pedestres, como sistemas de semáforos inteligentes e sistemas de monitoramento de trânsito.
  • Monitoramento e avaliação: coleta e análise de dados para avaliar a eficácia das iniciativas de segurança dos pedestres e identificar áreas de melhoria.

A iniciativa PedSAFE é uma abordagem abrangente e colaborativa que envolve governos, organizações não-governamentais, comunidades locais e outros parceiros para melhorar a segurança dos pedestres.

Qual a multa aplicada ao pedestre que anda fora das passarelas ou faixas de pedestres?

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No Brasil, a multa para pedestres que atravessam fora das passarelas ou faixas de pedestres é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode variar de acordo com cada estado e município.

De acordo com o CTB, a multa para essa infração é de R$44,19 e soma três pontos na carteira de habilitação.

É importante lembrar que cada estado e município pode estabelecer suas próprias regras e valores para multas de trânsito, e esses valores podem ser diferentes dos previstos no CTB.

Além disso, é importante ressaltar que essas medidas são tomadas para garantir a segurança de todos os usuários da via e é importante seguir as normas de trânsito para evitar multas e acidentes.

Finalizando, agora que você já sabe o que é Jaywalking no Brasil e entende como pedestres foram expulsos de andar nas ruas, basta ter atenção sobre seu comportamento no trânsito, seja como motorista ou pedestre.

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Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
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