Licenciatura, Bacharelado, Graduação, Pós Graduação, Mestrado e Doutorado: Quais as diferenças
Na hora de fazer um curso superior, inicia com a graduação e muita gente fica sem intimidade com as nomenclaturas típicas. Assim acaba se confundindo e não tem a noção exata do que é cada nome. Neste post vamos falar um pouco sobre a diferença e também a semelhança entre bacharelado, licenciatura, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.
Embora muita gente ache que seja tudo a mesma coisa, mas não é. Cada um tem sua importância e sua origem, desta maneira vamos explicar como funciona cada um deles e para que serve cada item. Primeiramente, vamos ressaltar o termo ‘graduação’.
Neste caso é um termo genérico voltado para todos os cursos de formação superior. Assim quando se faz uma faculdade ou até mesmo um curso tecnólogo, podemos usar o termo graduação.
Diferença entre bacharelado e licenciatura
Agora o que talvez mais gere dúvida é a diferença entre bacharelado e licenciatura. Neste caso os dois podem até mesmo se complementar. Por exemplo, o bacharel é aquele que tem um amplo conhecimento geral sobre a área de formação profissional.
No caso do licenciado ele pode ter os mesmos conhecimentos, mas com um aprofundamento. E poderá ter uma formação para também dar aulas e ser professor. Por isso no caso da licenciatura, sempre há o reforço de aulas de disciplinas como a pedagogia. Em muitos casos o estudante pode fazer um bacharelado e depois fazer uma licenciatura.
Normalmente nos dois casos o tempo de formação fica entre quatro e cinco anos, e portanto é uma forma de um complementar o outro. O que assim esperamos ter sanado as dúvidas de quem ainda não sabia diferenciar o bacharelado e a licenciatura.
Mas também vale lembrar que em alguns casos, a licenciatura já é obrigatória e faz parte da formação. Casos de cursos de:
- Letras,
- Matemática,
- Biologia,
- Geografia, etc.
Pós-graduação, mestrado e Doutorado
Vamos falar sobre a diferença entre a pós-graduação, mestrado e doutorado. Na verdade, tudo o que se faz como complemento depois da graduação normalmente se chama pós-graduação. Porém nestes casos, temos a diferença entre a pós-graduação lactu sensu e a pós-graduação strictu sensu.
No caso da pós-graduação lactu sensu, é um curso também chamado de extensão. Normalmente ela tem duração de um ano e um ano e meio. Essa é uma forma de aprofundar um determinado conhecimento após a formação regular em determinada faculdade.
Onde poderá aprender alguma especialidade que poderá dar um novo diferencial na hora de conquistar um emprego, ou até mesmo na hora de tentar crescer dentro do emprego atual. No caso do mestrado, ele já é no strictu sensu. E também é uma formação voltada principalmente, para quem quer dar aula no ensino superior.
Assim terá a possibilidade de conseguir atuar em uma universidade e em uma área onde atualmente, se tem muita carência também no mercado nacional. Além disso vale lembrar que o Mestrado tem a pesquisa como principal objetivo, onde o aluno sempre vai defender uma tese na hora da conclusão do seu estudo.
Por fim no caso do Doutorado, ela também busca a pesquisa, embora de uma forma mais independente. E também poderá dar um conhecimento mais aprofundado sobre determinado assunto, garantindo ainda mais conhecimento e mais capacidade de conseguir atuar no ensino superior. O doutorado é a graduação máxima que as pessoas podem ter após terminar o ensino superior.
Por isso também exigem muito conhecimento e muita dedicação no dia a dia para conseguir a formação adequada. Quanto ao tempo, vale lembrar que o Mestrado costuma durar em média dois anos. No caso do doutorado é um curso que tem cerca de quatro anos de duração. Em alguns casos pode durar até mais, dependendo da situação.
Estudo é diferencial no mercado
Enfim dentro disso tudo, também vale lembrar e ressaltar que o estudo é sempre um diferencial para o mercado de trabalho. Afinal de contas quem tem uma formação mais aprofundada, sempre vai ter uma chance maior de conseguir uma boa colocação.
Além disso quem tem uma formação melhor poderá também pleitear um cargo e salário melhor, além de uma vida mais confortável. Contudo quem estuda também não deve perder o foco no conhecimento. Afinal de contas, estudar é algo que vai muito além de apenas pegar o diploma universitário.
No caso o estudo é importante para o crescimento pessoal e garantir uma melhor percepção da vida. E até mesmo mais pensamento crítico, buscando sempre uma melhora da sociedade como um todo. Neste caso quando alguém se dedica e estuda da melhor forma, acaba dando um retorno para a comunidade onde vive, sempre buscando um conhecimento.
Assim quanto melhor for a sua formação, melhor será a chance de conseguir abrir as portas no mercado. Com uma chance de ter uma concorrência melhor com outros candidatos a uma determinada vaga no mercado.
O site mais atualizado de 2024!