Melhores fundos imobiliários para investir em 2024

Quem nunca sonhou em fazer investimentos em fundos imobiliários, não é mesmo? Isso pode parecer ser um desejo distante, mas ele pode estar muito mais próximo e mais fácil do que você imagina.

Para quem não conhece e não sabe como funciona, atualmente existem fundos imobiliários para investir em 2024, que são uma forma de “condomínio de investidores”, um conceito muito próximo ao consórcio.

Quer saber mais sobre isso? continue lendo abaixo para conhecer os melhores fundos imobiliários, e comece a fazer investimentos em 2024.

como-funcionam-os-fundos-imobiliarios.jpg-300x180 Melhores fundos imobiliários para investir em 2024
Como funcionam os Fundos Imobiliários?

Os fundos de investimento imobiliário são recursos que reúnem X pessoas para investir capital para um propósito comum: o mercado imobiliário.

Os recursos de investimento deste modelo destinam-se ao desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, tais como aquisição de imóveis, construção e disponibilização de empreendimentos imobiliários habitacionais.

Nos espaços urbanos e rurais, estes recursos requerem investimento para serem posteriormente vendidos, arrendados ou arrendados.

Esse tipo de fundo é destinado a investidores que desejam diversificar seu portfólio e incluir imóveis sem precisar investir grandes somas de dinheiro.

Para fazer parte de um investidor institucional estrangeiro, basta adquirir uma participação em determinado fundo.

Trata-se de um recurso muito semelhante à compra de ações, pois as ações do fundo imobiliário são negociadas tanto na bolsa de valores quanto no balcão.

Os FIIs se parecem muito com investimentos de renda fixa, mas a verdade é que eles são altamente voláteis, assim como os investimentos variáveis.

Dessa forma, as ações podem ser adquiridas em oferta pública ou em negociação direta com outros investidores no mercado secundário.

As instituições de investimento estrangeiro utilizam a cota de investimento para adquirir imóveis concluídos ou em construção para fins de locação ou aluguel de imóveis para obtenção de aluguéis de longo prazo e valorização imobiliária.

tipos-de-fundos-imobiliarios.jpg-300x180 Melhores fundos imobiliários para investir em 2024
Conheça os tipos de Fundos Imobiliários em 2024

Antes de descobrir os melhores fundos imobiliários, vamos saber mais sobre esse ativo? Um Fundo Imobiliário é uma carteira simplificada composta por ativos imobiliários ou do setor imobiliário. Podemos dividir os fundos de investimento imobiliário em três categorias distintas:

Fundo de tijolo

O nome pode soar um pouco engraçado, mas os fundos de tijolo e argamassa são fundos que investem principalmente em imóveis físicos.

Escritórios corporativos, shopping centers e galpões logísticos são exemplos de possíveis investimentos em fundos físicos.

Fundos Híbridos

Os fundos híbridos contém o melhor dos dois mercados: possuem na carteira uma diversidade de títulos mobiliários, cotas de empreendimentos e, ainda, cotas de outros fundos imobiliários (conhecidos como fundos dos fundos).

Quando falamos de fundos de investimento, estamos falando de patrimônio total sendo “dividido” em partes menores de um mesmo valor – ações – que podem ser adquiridas pelos mais diversos tipos de investidores.

Então, ao investir no Fundo Imobiliário, você se torna sócio dessa joint venture e recebe uma porcentagem das ações.

melhores-fundos-imobiliarios-para-investir.jpg-300x200 Melhores fundos imobiliários para investir em 2024
Melhores fundos imobiliários para investir

Todos os investidores buscam saber qual é o melhor fundo imobiliário e quais deles estão em alta para investimentos em capital. Pensando nisso, veja abaixo a lista dos melhores fundos imobiliários para investir em 2024:

PATIL 11

O fundo imobiliário, denominado Pátria Logística (PART11), é um fundo físico do setor de logística que investe em propriedades do tipo barraco localizadas nas regiões de Itatiaia, Ribeirão das Neves e Jundiaí no estado de São Paulo.

Vale ressaltar que 15% dos contratos do fundo vencem em 2024, sendo que o restante vence apenas em 2025, portanto, seu valor de mercado é descontado, tornando-se uma ótima oportunidade e um ótimo complemento para o portfólio deste ano. A razão V/VPA para este FII foi de 0,73% e a mediana de DY foi de 0,69%.

PR11

O XP Properties 11 também é um fundo de tijolo, mas do ramo híbrido, investindo em cinco imóveis do ramo de lajes corporativas, hospitais e educação, todas localizados no Estado de São Paulo.

O XP é um fundo que exemplifica a ideia de diversificação interna, e também possui um índice V/VPA na faixa de 0,79x e mediana DY de 0,74%.

More 11

More Real Estate FOF também é uma das opções para aqueles que buscam pelo melhor fundo imobiliário. Sendo diferente dos outros, esse não é um fundo de tijolos.

Ele é um fundo de papel que pode ser considerado como um fundo de fundos (FOF). Ou seja, esse fundo investe em outros fundos de diversos segmentos diferentes. A sua mediana DY é de 0,81% e o índice V/VPA circulam 0,83x.

CVB11

Assim como o BCRI11, o Fundo VBI CRI é um fundo de papel que investe em recebíveis imobiliários.

Nos últimos meses, a mediana do DY tem sido de 1,06% ao mês, e a relação preço/livro e V/VPA também são 0,98 vezes.

O fundo possui uma ampla gama de CRIs em sua carteira, espalhados por todo o país, correspondentes a diversos setores do setor imobiliário como shopping centers, varejo, segmentos de mercado, etc.

RECT11

O Fundo Rec Renda Imobiliária também é um fundo físico que investe em andares corporativos, ou seja, prédios de escritórios comerciais, possui diversos imóveis de padrão A, AA e AAA.

Está distribuído em alguns estados do país, e a maior parte está na região sudeste, principalmente no estado de São Paulo.

Considerando os 12 meses finais, o fundo possui um DY mediano de 0,75% ao mês e um índice V/VPA de 0,75x.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Melhores fundos imobiliários para investir em 2024 O site mais atualizado de 2024!

Natural de Recife/PE, Guilherme Sabioni é redator profissional há mais de 10 anos e escreve por paixão. Formado em Letras pela UNIFCV, adora viajar pelo Brasil e é jogador de poker recreativo. Está sempre por dentro das principais notícias e acontecimentos do país para produzir um conteúdo de extrema qualidade e sempre atualizado. Comente em uma publicação para entrar em contato com o colunista ou envie um e-mail para [email protected]
Deixe seu comentário