Nota Fiscal Eletrônica Paulistana – NFP: Como emitir

Se você reside no estado de São Paulo e deseja saber como emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana, saiba que esse texto é perfeito para você.

Aqui vamos trazer, inicialmente, algumas informações sobre o programa da NFP e o passo-a-passo de como emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana. Confira abaixo!

nota-fiscal-eletronica-paulistana-nfp-como-emitir Nota Fiscal Eletrônica Paulistana - NFP: Como emitir

Nota Fiscal Eletrônica Paulistana – NPF: sobre o programa

Antes de você verificar o passo-a-passo de como emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana, é importante que você saiba mais sobre o importante programa da NPF.

A Nota Fiscal Paulista (NPF) é um importante programa que irá restituir uma parte dos valores pagos pelos tributos aos consumidores.

O principal objetivo do programa é estimular que os consumidores exijam o fornecimento da nota fiscal dos estabelecimentos comerciais e, com isso, evitar a sonegação de impostos.

Aliado com o programa, surgiu a possibilidade de emitir a nota fiscal de forma eletrônica, para evitar o consumo do papel. Neste texto, vamos te explicar o passo-a-passo de como você poderá emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana. Não deixe de verificar.

Nota Fiscal Eletrônica Paulistana – NPF: Cadastro

Antes de você conseguir emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana, você deverá realizar um cadastro no sistema da NFP, onde você poderá, inclusive, verificar os valores disponíveis para resgatar.

O primeiro passo para você realizar o seu cadastro no sistema é acessar o site oficial do programa da nota fiscal clicando aqui.

É importante que você saiba que o sistema prevê a possibilidade de realizar dois tipos de cadastro, um para pessoas físicas e outro para pessoas jurídicas. No segundo passo, basta que você clique em uma dessas opções para dar continuidade ao registro no sistema.

Caso deseje realizar o cadastro de pessoa física, você deverá preencher um formulário com diversas informações pessoais como, por exemplo, número do CPF, data de nascimento e filiação.

No momento do cadastro você também deverá cadastrar uma senha, que será usada para você realizar o login no sistema sempre que desejar. Saiba que o sistema permite que você recupere a sua senha caso a tenha esquecido.

Para isso, você deverá acessar o mesmo link indicado no início deste tópico e clicar em “Esqueci minha senha” e informar o número do seu CPF ou CNPJ. Posteriormente, basta que você continue seguindo os procedimentos indicados pelo sistema para que possa registrar uma nova senha de acesso.

Pronto! Agora que você realizou o seu cadastro no sistema, diversos serviços estão disponíveis no sistema, inclusive, a possibilidade de  emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana.

nota-fiscal-eletronica-paulistana Nota Fiscal Eletrônica Paulistana - NFP: Como emitir

Nota Fiscal Eletrônica Paulistana – NFP: como emitir

Agora que você já possui acesso ao sistema, saiba que neste tópico vamos trazer o passo-a-passo de como emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana.

O primeiro passo para solicitar esse serviço é acessar o mesmo link que indicamos no tópico anterior e acessar a sua plataforma com o número do seu CPF e senha de acesso.

No segundo passo, você deverá indicar o período em que as notas fiscais foram emitidas. Saiba que existem duas formas para você realizar essa consulta.

Você poderá, simplesmente, selecionar um dos períodos indicados pelo sistema, que será dividido em semestres dos últimos anos. Outra opção, é clicar em “consulta avançada”.

Na consulta avançada, você poderá indicar o período que deseja, basta que você indique a data de início e a data final para realizar a pesquisa.

Neste tipo de consulta, você também poderá utilizar alguns filtros como, por exemplo, o tipo de crédito que poderá ser: a calcular, calculado, liberado ou bloqueado.

Depois de indicar os dados da busca, o sistema irá fornecer uma lista com todas as notas fiscais emitidas no período indicado com o nome da empresa, CNPJ, valor, entre outras informações.

Para você emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana, você deverá clicar no link que irá aparecer na coluna que informa o número da nota fiscal.

É importante que você saiba que o sistema, por questões de segurança, poderá solicitar que você informe um código que será encaminhado ao seu e-mail cadastrado.

Assim, no terceiro passo, você deverá acessar a caixa de entrada do seu e-mail para verificar o código e informá-lo no campo indicado pelo sistema. Pronto! Sua nota já poderá ser emitida de forma eletrônica e estará disponível para impressão se você desejar.

nota-fiscal-eletronica-paulistana-nfp-como Nota Fiscal Eletrônica Paulistana - NFP: Como emitir

Nota Fiscal Eletrônica Paulistana – NFP: Canais de atendimento

Por fim, é importante que você saiba que o serviço de como emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda do Estado.

Então, qualquer dúvida ou problema que você encontrar na solicitação desse serviço, você deverá entrar em contato com um dos Canais de Atendimento do referido órgão.

O atendimento nos Canais de Atendimento serão realizados de segunda à sexta-feira das 8 às 19 horas pelos números:

  • 0800 0170 110 (telefone fixo)
  • (11) 2450-6810 (celular)

Pronto! Agora que você já sabe como emitir a Nota Fiscal Eletrônica Paulistana, não deixe de aproveitar e solicitar o serviço sempre que desejar.

Encontrou algo errado ou não atualizado? Fale conosco deixando um comentário ou enviando um e-mail para: [email protected]
hpg-google-news Nota Fiscal Eletrônica Paulistana - NFP: Como emitir O site mais atualizado de 2024!

Suzana Firmiano é Redatora Web especialista em conteúdo para sites e blogs, natural de Fortaleza no belíssimo estado do Ceará, cursa psicologia e pretende seguir carreira na área, mas sem deixar a escrita de lado. Está sempre em busca de evolução, proativa e dinâmica, ajuda novos escritores com a produção de texto e com a publicação de seu primeiro livro. Fale com a colunista através do e-mail [email protected] ou deixe um comentário em uma de suas publicações.
Deixe seu comentário