O que é economia da recorrência

A economia da recorrência é um dos setores que mais cresce nos últimos anos. Esse tipo de negócio utiliza pagamentos automáticos a cada período, como cobranças no cartão de crédito ou via boleto recorrente.

Uma empresa com modelo de assinatura pode ser muito vantajosa, já que oferece mais previsibilidade do faturamento ao longo dos meses.

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Desde o início da pandemia do COVID-19, muitas empresas têm tido dificuldade para atingir os resultados esperados. Por outro lado, as empresas que oferecem produtos e serviços por assinatura mostraram um crescimento maior nesses anos.

É claro que o fato de muitas pessoas passarem mais tempo em casa e consumirem mais sem se deslocar impulsionou esse crescimento. Mas fatores como curiosidade e comodidade garantem que o sucesso dessas empresas deve continuar.

Além disso, serviços e produtos nesse formato também oferecem benefícios interessantes para os clientes. E, o pagamento recorrente também é um fator de praticidade tanto para consumidores, quanto para as empresas.

Entenda como funciona essa nova forma de empreender e como o boleto recorrente ajuda nas cobranças.

O que é economia de recorrência?

Embora tenha um novo nome, a economia de recorrência diz respeito a empresas de assinatura. Ou seja, são empresas que oferecem produtos ou serviços de forma recorrente com pagamentos períodos, geralmente uma vez por mês.

Assim, os clientes têm direito aos benefícios da empresa por mais tempo e pagam ao longo dos meses o valor devido.

Atualmente, existem diversas empresas nesse formato. Serviços de streaming, softwares, clubes de livro, assinaturas de bebidas, como vinho ou café. São diversas as opções de produtos e serviços que podem ser cobrados de forma recorrente.

Destacamos algumas das mais famosas para ficar mais claro do que se trata essa forma de cobrança.

Empresas que usam o pagamento recorrente

Netflix

Provavelmente a mais famosa entre as empresas da economia de recorrência, o Netflix cobra uma mensalidade pelo acesso a seu catálogo de séries e filmes, transmitidos via streaming.

Embora ainda seja a maior empresa deste mercado, muitos concorrentes surgiram nos últimos tempos. As grandes empresas de televisão já aderiram ao modelo, além de empresas em outros setores, como Amazon e Apple, por exemplo.

Spotify

Não só de séries e filmes vivem os streamings. E o Spotify com certeza se destacou e tomou conta da maior parte do mercado de streamings de música.

Além de receber via cobranças recorrentes, o Spotify também conta com a receita vinda de anúncios na plataforma.

Wine

No Brasil uma das empresas que mudou a forma de consumo foi a Wine, com sua assinatura de vinhos. A assinatura funciona com pagamentos mensais fixos que garantem o recebimento de uma caixa de vinhos por mês.

A quantidade e tipo podem ser escolhidos pelo cliente de acordo com a variação de valores. Depois da Wine surgiram outras assinaturas de bebidas, como café e cerveja, que têm ganhado cada vez mais aderência.

Sem Parar

Ainda que seja uma nova economia, algumas empresas já trabalham com sistema de pagamentos recorrentes há muito tempo. O Sem Parar é um serviço de pagamento de pedágio através de uma tag aplicada do carro.

O pagamento funciona com uma mensalidade fixa mais o valor gasto com os pedágios ao longo daquele mês.

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Como funciona a economia da recorrência?

A economia de recorrência oferece produtos e serviços de forma constante para seus clientes. A partir de uma assinatura ou mensalidade, é possível contratar o que deseja e garantir o acesso a isso periodicamente, sem a necessidade de uma nova compra.

Isso acontece porque o pagamento é automático e ocorre de forma recorrente, na frequência definida na contratação.

No caso de um serviço mensal, como uma assinatura de vinhos ou livros, por exemplo, o pagamento ocorre sempre na mesma data, sem que o cliente precise refazer o processo de compra. Assim, o produto chega no local definido todos os meses.

O mesmo ocorre nos serviços de streaming. A cobrança acontece mensalmente direto no cartão, débito automático ou via boleto recorrente, e o acesso ao serviço fica liberado de forma permanente.

Em alguns casos o pagamento também pode ter outra frequência, semanal, trimestral, semestral ou anual, por exemplo.

A renovação costuma ser automática, assim, ao terminar um ciclo de pagamento, um novo contrato começa a rodar.

Formas de pagamento recorrente

Você já deve ter percebido que é uma grande vantagem oferecer produtos e serviços em um modelo de cobrança recorrente. Afinal, assim a companhia tem mais visibilidade do fluxo de caixa.

Isso porque, uma parte da receita da empresa é garantida através das assinaturas vigentes.

Mas, para ter uma boa aderência desse modelo, é ideal oferecer diversas formas de pagamento que atendam os seus clientes.

Cartão de Crédito

A forma mais comum de cobrar por assinatura atualmente é o cartão de crédito. Esse meio de pagamento é muito prático por permitir que a cobrança seja feita automaticamente na frequência definida.

Assim, a cada cobrança o valor irá constar na fatura do cliente que deverá pagar apenas na data de vencimento.

Débito automático

Outro método de cobrança recorrente é o débito automático. Embora as assinaturas sejam novidades, há muito tempo diversos serviços utilizam esse tipo de pagamento de mensalidade.

Até contas com valores variáveis de acordo com o consumo, como conta de luz, internet, telefone e gás podem ser cobradas dessa forma.

Boleto Recorrente

Por último, uma forma de cobrar assinaturas e contratos com recorrência é o boleto recorrente. Embora nem todo mundo saiba, é muito fácil oferecer esse tipo de pagamento para os seus clientes em contratos periódicos.

Assim como é simples emitir um boleto de cobrança para uma compra pontual, é possível definir a emissão e envio da cobrança na frequência que você desejar.

Para muitos clientes essa opção é um diferencial, já que nem todo mundo tem cartão de crédito. E ainda tem a facilidade de receber o boleto automaticamente para o pagamento.

Já para quem empreende, essa forma de cobrança é mais simples e muitas vezes mais barata que outras. Além disso, a cobrança por boleto recorrente também garante maior fidelidade e reduz bastante a inadimplência.

Enfim, fica evidente que optar por um sistema de cobrança recorrente pode melhorar o controle financeiro. Bem como, melhorar a experiência dos clientes com a sua empresa.

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