OAB Entrar: Login, Cadastro, Recuperar Senha
O Login da OAB fornece acesso ao Sistema de Internet Banking e outros serviços oferecidos pelo banco. Ele permite que os clientes executem várias tarefas, como fazer login, registrar-se para alertas de conta ou recuperar sua senha perdida.
O processo de login é fácil e simples, os clientes podem usar seu nome de usuário e senha do banco online ou podem fornecer seu número de celular se desejarem ser notificados quando novas transações forem feitas em sua conta.
Quer saber como usar a OAB entrar? Então leia abaixo e veja o passo a passo que criamos para te ajudar a fazer login, cadastro ou recuperar senha. Boa leitura!
O que é OAB?
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é uma entidade responsável por estabelecer normas e princípios da categoria, sendo em todo território nacional.
Para os profissionais que se formam em Direito, recebem o título da graduação, mas para exercer a função eles dependem da inscrição na OAB.
Pois todas as ações realizadas são invalidadas e o profissional poderá ser processado por exercício irregular ou ilegal da advocacia.
A necessidade de organizar estudos jurídicos no Brasil foi algo discutido na Assembleia Constituinte de 1823. E, 20 anos depois, em 1843 foi fundado o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), propondo mais ordem para as atividades desenvolvidas e fortalecendo a classe profissional.
As mudanças na sociedade brasileira, desde a desvinculação com a metrópole portuguesa, tiveram o ápice na Revolução de 1930, chamando a atenção para a necessidade de modernizar os processos sociais.
Diante desse fato, foi elaborada uma nova instituição para atender a classe dos advogados, e assim entrou a OAB.
A partir disso, a entidade fiscaliza, representa e defende o exercício da advocacia, sendo constituída por diversos órgãos, que também atuam na representação da classe diferentes níveis, como:
- Subseções
- Caixas de Assistência dos Advogados
- Conselhos Seccionais
- Conselho Federal
Exame da OAB
O exame da OAB é feito para verificar o nível de conhecimento jurídico de um recém-formado, antes que ele comece a sua carreira no Direito.
A prova possui uma grande relevância para comprovar que o candidato está realmente preparado para exercer a profissão de advogado. A OAB anualmente disponibiliza um cronograma com datas das provas e os editais.
Para fazer o exame, o candidato já deverá ter concluído o bacharelado ou estar com o último ano de faculdade em andamento.
O exame é composto por duas etapas, feitas em dias diferentes. A prova da primeira fase possui caráter eliminatório e apresenta 80 questões de múltipla escolha, relacionadas às disciplinas obrigatórias do curso.
A aprovação acontece quando o candidato consegue pontuar no mínimo 50% de acerto. Os aprovados na primeira fase vão para a seguinte, onde terão que apresentar uma redação de uma peça profissional, além de desenvolver 4 questões dissertativas.
O futuro advogado poderá escolher uma disciplina específica para que seja avaliado no momento da sua inscrição.
A prova da segunda fase possui um total de 10 pontos, sendo que 5 ficam reservados à redação da peça e cada questão dissertativa vai valer 1,25, O candidato será aprovado caso consiga ter pelo menos 6 pontos.
Como fazer login na OAB?
Para fazer login na OAB, você precisa fornecer seu nome de usuário e senha, é possível encontrar seu nome de usuário e senha na seção “Login” da sua conta.
Acesse o link que foi fornecido pela sua faculdade para ter acesso a plataforma, na tela da OAB entrar, coloque seu e-mail e senha que foram cadastrados pela própria instituição e clique em “login”.
Para fazer login de um dispositivo diferente, você precisa identificar seu dispositivo e inserir seu e-mail e senha cadastrados.
E caso seja seu primeiro acesso à plataforma, vai ser necessário concordar com os Termos de Uso antes de prosseguir.
Clique em uma das abas da plataforma para conseguir visualizar o Termo de Utilização da Plataforma “Exame da OAB” e depois concorde, assim seu acesso estará desbloqueado.
Como faço para cadastrar uma conta na OAB?
Para fazer seu cadastro na OAB, siga o passo a passo:
- Acesse o site oficial da OAB, depois clique em “Não possui cadastro?” clique aqui”.
- Depois de clicar no link, o site vai abrir a tela de cadastro do usuário, e nela ele deverá inserir as informações cadastrais, ler os termos e condições de uso e concordar
- Após a leitura dos termos, clicar em termos aceitar e depois em “cadastrar”
- Será encaminhado um e-mail para o endereço que você informou no cadastro, e nele terá o link para criação da senha
- Clique no link para ser redirecionado para o site da OAB e criar sua senha. A senha deverá conter mais de seis dígitos que devem contar números e letras, pelo menos uma letra deve ser maiúscula uma minúscula e um número
- Pronto, após ter seguido esses passos o seu cadastro vai estar completo e já será possível fazer o primeiro acesso.
Como posso recuperar senha OAB?
Muitas vezes podemos esquecer a senha para acessar algum site, e isso também pode acontecer na plataforma da OAB. Para recuperar senha da OAB não é muito complicado, veja o procedimento:
- Abra o site e clique em “esqueceu sua senha?”
- Depois de clicar, uma nova página será aberta para a recuperação da senha, onde deverá ser informado o tipo de acesso, inscrição, unidade de federação e inscrição
- Após passar essas informações, basta clicar em “recuperar senha”
- Um e-mail será encaminhado informando o link para fazer a alteração da senha
- Clique no link para ser redirecionado para o site da OAB, onde você poderá criar uma nova senha
Vale lembrar que para a criação da nova senha, ela deverá conter mais de 6 dígitos e deverá ter letras e números.
O site mais atualizado de 2024!